ANIVERSÁRIO

ANIVERSÁRIO

De um tempo pra cá, comecei a prestar mais atenção em datas e a comemorar aniversários. Antes não gostava, mas hoje eu dou mais valor ao tempo e à mágica incrível que ele faz em tudo e em todos enquanto passa. Não é sempre fácil viver. E quem consegue passar mais um mês, um ano, dez, vinte, sem ser esquecido, seja uma pessoa, um acontecimento, um fato… Merece comemoração. Tem quem comemore aniversário até de morte. Eu antes não entendia isso, mas hoje entendo.

Ontem à noite, sentada na varanda de madrugada, sentindo o vento gelado bater no rosto, lembrei-me por acaso de um aniversário, enquanto o locutor da rádio falava no feriado. Hoje faz uns anos que enfrentei um dos dias mais difíceis da minha vida. Claro, não é necessário dizer o motivo, e o sentimento eu mesma não gosto de lembrar. Eu tenho vontade de chorar de pena de mim quando penso no quanto chorei aquele dia, e de lembrar do meu desespero em achar que aquilo não ia passar nunca, aquela dificuldade de respirar, aquele medo, aquela dor de cabeça, aquele formigamento no corpo, aquela vontade de morrer. Normalmente, eu não acharia certo comemorar uma dor tão forte.

Mas os dias passam, o tempo passa, as coisas mudam, crescem, envelhecem, amadurecem, morrem, ressuscitam. Depois do tempo passado, você consegue ver o quanto tinha ilusão e de verdade em tudo que viveu e pensou. Claro, eu parei de chorar, voltei a sorrir, etc e tal. E quando penso nesse caminho todo percorrido, por mais que tivesse ajuda, sozinha, e quando penso em tudo que ele me ensinou, penso também que certas coisas devem sim ser comemoradas.

Parabéns ao tempo que passa arrastando tudo com ele, as coisas boas e ruins – o tempo, a coisa mais maravilhosa que Deus criou ( só pode ser divino ). Parabéns à capacidade de superação inesgotável que a maioria de nós tem. Parabéns à possibilidade de aprender com os erros. Parabéns à coragem de não dar as costas ao passado. Parabéns ao amor de verdade que cria raízes dentro dos coraçãoes humanos, e não nos deixa ficar amargos, mesmo que cause dor. E parabéns a todos que um dia foram ao fundo do fundo e voltaram pra contar a história, provando que a força existe, está em nós e, tal como o Superman, aparece quando precisamos dela. E parabéns a quem se entrega de corpo e alma a todos os sentimentos possíveis e imagináveis, sabendo que, mesmo em perdendo, só se pode ganhar.

Toquemos uma valsa da Cecília Meireles pra comemorar.

E muitas felicidades, muitos anos de vida.

VALSA

Fez tanto luar que eu pensei nos teus olhos antigos
e nas tuas antigas palavras
O vento trouxe de longe tantos lugares em que estivemos
que tornei a viver contigo enquanto o vento passava.

Houve uma noite que cintilou sobre o teu rosto
e modelou tua voz entre as algas.
Eu moro, desde então, nas pedras frias que o céu protege.
e estudo apenas o ar e as águas.

Coitado de quem pôs sua esperança
nas praias fora do mundo…
Os ares fogem, viram-se as águas,
mesmo as pedras, com o tempo, mudam.

Anúncios

Um comentário sobre “ANIVERSÁRIO

  1. E parabéns para todos aqueles que conseguem escolher um motivo para sorrir quando poderiam ter escolhido um dos inúmeros motivos que temos para chorar. Beijocas!

    moonthoughts | Email | Homepage | 19-11-2003 11:50:37

    E por falar em aniversário… Irá mesmo à nossa festa no sábado, né? Hãããããm! Não quero perder essa ótima oportunidade de te conhecer pessoalmente! :o) Beijoca.

    A Bêbada | Email | Homepage | 19-11-2003 01:59:40

    Oi Mafalda, Finalmente estou arrumando meus links, vim conferir e deixo um beijo.

    Mônica | Email | Homepage | 18-11-2003 17:59:17

    [Sobre sua pergunta lá no blog: Claro que pode pegar aquele texto e mandar por e-mail. Estou pensando em fazer a mesma coisa. Não podemos ficar com a política de deixa para lá, temos mesmo lutar para mudar a mentalidade que atualmente impera pela rede.] Beijos.

    Moça | Email | Homepage | 18-11-2003 16:52:40

    Como vc mesma sempre, sempre dizia qdo eu te perguntava, no meio daquela tempestade, do q valia ter se entregado tanto… “Quem não ama demais não ama o suficiente”; só que amar demais implica em possivelmente sofrer demais. Sofrer não é bom, nunca é por motivo nenhum. Mas entendo o que vc quis dizer: o que vale a pena é descobrir o quanto de força a gente tem, e q não vamos morrer daquilo nunca mais, pois certas coisas se quebram uma vez só. E vc é tão forte, menina… Mais forte do que vc pode sequer imaginar. Um bjo de quem adora vc, te admira muitíssimo e não te esquece.

    Ful | Email | 17-11-2003 18:32:27

    O tempo é o melhor remédio. Espero Mafalda, do fundo do coração, que NUNCA mais vc sinta a dor que um dia sentiu. A valsa é linda! Beijo grande.

    Mônica | Email | Homepage | 17-11-2003 01:01:04

    O tempo leva as dores, lava a alma e deixa apenas adormecida uma antiga brasa, cabendo a nós incendiá-la ou não. Bejos.

    Moça | Email | Homepage | 17-11-2003 00:16:32

    Lindinha, espero que esteja tudo bem, vim aqui dar uma passadinha pra matar um pouco a saudades… e quinta feira quero saber todas as novidades! Beijus

    Dany | 16-11-2003 19:25:27

    Lindo post miga, você é linda miga qrida! Amo você miga qrida, mil vezes qrida 🙂

    Catarina | 15-11-2003 23:39:55

    Adorei seu blog, muito legal! Eu não estou mto boa pra falar do tempo, estou com problemas com ele! Senão eu comentava sobre o post… rs…Depois vc me visita tb! ; ) Bjos

    Ragazza Pazza | Homepage | 15-11-2003 22:30:57

    O Tempo é mesmo perfeito, moça. Parabéns por ser uma sobrevivente =) =***

    Sabina | 15-11-2003 21:48:24

    Eu que sou seu amigo de longa data, penso que vc mudou muito desde aquele dia. No começo, eu achei que era ruim, mas vc mesma colocou, o tempo passa e esclarece as coisas; acho que vc amadureceu, e isso tem que ser comemorado; se por um lado aquele jeito ingênuo que te dava um certo charme infantil sumiu, por outro esse olhar de mulher segura te deixou ainda mais envolvente; é algo que eu não sei explicar bem mas que aconteceu. E eu acho que tem muito dessa dor que vc descreve nisso, vc não acha? Lindo post, pra variar. Bjo.

    Zé Mário | 15-11-2003 16:47:57

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s