O MELHOR DO NATAL

Meu mau humor com o natal passa no dia 25 à tarde. Anyway, não tem como fingir que não ouvi todos esses sininhos e memórias eletrônicas tocando melodias de natal desafinadas dentro do meu ouvido; e nem que não vi tanto pisca-pisca e dourado, prateado e vermelho queimando as minhas pobres retinas cansadas. O Natal é uma realidade… E não sou eu que vou ignorá-lo. Já pensei muito na hipocrisia, na miséria, na papagaiada comercial, na falta de grana e de boas perspectivas, nessa depressão que a obrigação de ficar feliz por esses dias acaba causando. Dor chama mais dor. Então… Fiquei pensando. O que é o melhor do natal?

…Não que eu despreze o sentido original da data. Muito pelo contrário. Mesmo sabendo que Jesus não nasceu dia 25 de dezembro, acho lindo o simbolismo e a comoção que essa história me causa. No mínimo, foi um nascimento que mudou os rumos da humanidade. E para as pessoas cristãs, é uma data importante pra lembrar de certos sentimentos que ficam ofuscados no restante do ano, mesmo que seja só uma lembrança. Mas é um pouco mais do que isso.

…Não que eu não goste das reuniões familiares, brincadeiras e festas de bota-fora. Sobrevivi a todos os amigos secretos do ano bravamente, sem fugir de quase nenhum, e até que não vi muita mesquinharia este ano. Gosto de preparar a ceia, enfeitar a árvore e a mesa, receber as pessoas aqui em casa, mesmo que a certa altura acabe o papo e só sobre um ou outro alterado pra dizer coisas interessantes. E nessas festinhas, apesar de muita gente respirar e transpirar hipocrisia e maldade, sempre dá pra achar alguém legal pra conversar, ou mesmo pra rir à toa um pouco. Mas é muito mais que isso.

…Não que eu não curta presentes. Adoro comprar coisinhas, fazer pacotes, fazer cartões, ficar satisfeita quando as pessoas sorriem com a minha lembrança. E adoro receber presentes também, é lógico. Mas é infinitamente mais que isso.

Pra mim, o melhor do natal são os “votos”. É a energia boa que circula quando você abraça um amigo, olha pra ele e deseja tudo de bom, do fundo do coração. É a oportunidade que você tem de agradecer, agradar, dizer coisas bonitas e tocar nas pessoas que convivem com você todos os dias do ano, dizendo pra elas o quanto as estima e o quanto elas são importantes pra você. Enfim, é a troca de carinho. Sendo assim, aproveito este espaço pra mandar meus votos de natal.

Minhas amigas que trabalham comigo todos os dias, nas duas escolas. As companheiras que dividem a paixão de ensinar, o saco cheio das chefas, as dificuldades do dia-a-dia, as boas e más idéias, as coisinhas fofas que as crianças fazem, as besteiras, dicas eróticas e papos divertidos. As colegas que olham todos os dias pra minha cara, esteja ela triste ou feliz, cansada ou disposta, dispersa ou ligadona… E sorriem dizendo “bom dia” ou “boa tarde”, com todo carinho e atenção. Vocês, que conversam comigo e aguentam minhas histórias, me ajudam, enxergam o que eu não consigo ver e me dão inúmeros toques, profissionais e pessoais. Aquelas que estarão comigo no ano que vem, ou as que vão embora… Não importa. Trabalhar com vocês é um prazer, e fico contente de, além de estar entre colegas de trabalho competentes, estar entre amigas carinhosas. Isso torna tudo mais fácil. Feliz Natal, queridas, eu amo vocês.

Essa família divertida e linda que eu tenho. Vocês, que cuidaram de mim sempre, me ensinaram, me acompanharam, brigaram, choraram, sorriram, e me fazem sentir tão especial sempre, me fazem sentir que eu tenho um lugar nesse mundo independente do que aconteça, me fazem sentir que sou amada assim, do jeitinho que eu sou… Eu nunca digo pra vocês o quanto isso me faz uma pessoa tranquila e segura. Então, eu digo agora. Vocês são a melhor família do mundo. Feliz Natal, eu amo vocês também.

Leitores deste blog, que me deram tanta força pra escrever cada vez mais e que trocam tantas idéias preciosas comigo. Que aturam meus posts gigantes, meus devaneios bobocas, minhas palavras soltas por aí. Aos que comentam, aos que passam batido, aos que vêm todo dia, aos que aparecem de vez em quando e até aos que só vieram uma vez. Aos amigos que eu tenho feito através daqui, tanto os que eu já conheci pessoalmente, e os que ainda vou conhecer ( ou não )… Vocês são maravilhosos, obrigada por tudo. Feliz Natal… Eu já amo muito vocês.

Os amigos de sempre, os antigos e os novos, os grandes e os pequenos, os de todo dia e os casuais, os virtuais e os reais. Aos amigos que um dia viraram amores, aos amores que viraram amigos, paqueras e afins. Vocês que me ligam, me escrevem, me chamam pra sair, me abraçam, me beijam, me levantam, me visitam, conversam, sorriem e choram comigo, me ensinam, me divertem, ficam lá, torcendo por mim… E me deixam retribuir tudo isso a vocês. Quando o resto todo falta, vocês estão lá pra completar minha vida. Obrigada por tudo. Feliz Natal… Eu amo vocês de paixão.

É por isso que o Natal vale a pena, pra lembrar o quanto de amor há entre nós. E se tem algo que ainda torna esse mundo doido suportável… Esse algo é o amor, e a esperança que vem dele.

Feliz natal pra vocês e pra quem vocês amam, pessoas… Tudo de bom, mesmo, do fundilho do meu coração. 🙂

PS:. Tem mensagem também no meu outro blog, Canções de Amor.

Anúncios

Um comentário sobre “O MELHOR DO NATAL

  1. Feliz pós Natal *****

    http://www.faustowolff.org | Email | Homepage | 27-12-2003 06:16:08

    Hehehehe… acho divertidíssima essa troca de ‘delicadezas’ entre o Fulvio e o Zé Mario!

    Carla | Email | 26-12-2003 20:54:05

    Vc captou exatamente o que é o Natal, lindinha. Não há nada que traga mais satisfação do que abraçar um amigo e desejar toda a felicidade do mundo e ver nos olhos desse amigo que ele tb deseja o mesmo a vc e que não é por mera formalidade, é por sentimento mesmo. Lindo isso. beijos

    Cacau | Email | Homepage | 26-12-2003 19:20:28

    Mafaldinha, querida, tenho certeza de que apesar dessa época ter de ser conciliada com sininhos e memórias eletrônicas tocando melodias de natal desafinadas dentro do NOSSOS ouvidos, o que importa é estar em companhia daquele que verdadeiramente amamos. Não importa o rito, o ritual é o amor. Essa época talvez sirva para que lembremos que não existe época para celebrar o amor, a amizade e tantos outros valores raros atualmente. Um beijo pra vc,

    Beta | Email | Homepage | 25-12-2003 22:27:08

    Sabe porque as pessoas gostam tanto de você? Porque você gosta demais das pessoas! A gente dá o que tem e recebe o que deu- não é você que vive dizendo isso? Eu, sua amiga, te desejo feliz natal também, cheio de amor; pra sua mãe, que tem um coração enorme e é a mulher mais forte que eu já conheci; pra sua vozinha, tão sábia; pra todos dessa sua casa, sempre de portas abertas pros amigos e pra quem mais chegar, essa casa linda e enorme sua cheia de boas pessoas, gente de bem e que tem cheirinho de felicidade, onde todos que chegam se sentem bem; e pra você, minha amiga querida, tão doce, inteligente, sensível, amorosa, especial. E tão leal! Eu te amo muito, Kari, pelo que você é e pelo que ajuda as pessoas perto de você a serem. Que continue enfeitando esse mundo como sempre fez e me fazendo chorar de emoção sempre que penso que Deus me deu a graça de conhecê-la, te amo muito, e que 2004 te traga a realização de grandes sonhos. Beijos da sua amiga que passa aí de tarde pra te dar abraço apertado de saudade!

    Adriana | 25-12-2003 11:54:29

    Meu pãozinho de queijo, vc tb é muito amada! não consigo te ligar, pensei em passar aí pra te dar um abraço, mas td foi tão corrido, q droga. Mas então passei aqui pra desejar um ótimo natal. E um feliz natal pra vc tb, Fulvio, vc é um bocó mas é um cara 10. O post do outro blog ficou lindo tb, pq não colocar tudo aqui??? Bjos, Kari!

    Zé Mário | 24-12-2003 20:02:06

    Eu andava meio mal-humorada, mas o meu mal-humor é acanhado, só lembro dele de vez em quando. Mas no fim, vou dizer, adoro Natal. Assim como adoro aniversário, dia das mães, da avó e todas estas queridas datas comerciais. Gosto de todas elas. Acho legal comemorar, confraternizar, por todos os motivos que você citou acima. Gosto da futilidade da troca de presentes e da profundidade da confraternização em família e da lembrança de certos valores. Vou me divertir muito hoje, ao lado de quem eu amo. Espero que você, daí, se divirta também. Não te conheço, pessoalmente, nunca te vi, mas não sei, de tanto frequentar teus comentários existenciais já te tenho como uma amiga. Beijoca natalina, Mafaldinha querida.

    moonthoughts | Homepage | 24-12-2003 16:04:29

    Vim aqui poucas vezes, mas tô adorando! Espero também fazer parte dessa turma que te dá mais vontade de escrever… Adoro e sei como é isso… Beijo..

    Tigre | Email | Homepage | 24-12-2003 15:01:35

    Miga….muito obrigada por suas palavras, obrigada por ser tão doce e amiga verdadeira durante todo o ano. Uma beijoca e FELIZ NATAL!

    Catarina | Homepage | 24-12-2003 14:55:18

    Querida!! Feliz Natal! obrigada por ter feito parte de minha vida em 2003, pelos seus comentários sempre muito inteligentes e que tenha um ANO NOVO maravilhoso! Beijos com carinho.

    Mônica | Email | Homepage | 23-12-2003 21:40:16

    Ei, Mafalda! Feliz natal pra você também! Espero participar mais como “novo” amigo! =)

    SlothSam | Email | Homepage | 23-12-2003 21:17:45

    Karininha, você que fez tudo isso aqui??? Eu não entendo nada dessas coisas, mas reconheci seu estilo nos textos, amiga! QUe coisa mais linda!!!!! Eu tenho o maior ORGULHO de ser sua amiga há tanto tempo, e espero que o seu natal seja maravilhoso. Obrigada por tudo, eu também amo muito você!!! Beijos da Rê.

    Rê | Email | 23-12-2003 18:30:26

    Você tem uma facilidade incrível de se expressar que eu admiro muito! Parece que você lê meus pensamentos antes de escrever… rs… só uma coisa foi diferente… eu não fico mal humorada no natal… também né… família… bacalhau… vinho… rs… Também adoro dar presentes, só que este ano a coisa está preta e o mais difícil é dar um presente que não seja caro, que seja útil, prático e que a pessoa goste. Mas o que eu queria mesmo era dizer FELIZ NATAL de outra maneira… então, tenha um NATAL ARRETADO! Que 2004 seja… seja… seja… ah… MARAVILHOSO! Beijocas!

    Luluka | Email | Homepage | 23-12-2003 17:11:24

    Só posso dizer algo muito, muito criativo como Feliz Natal Pra Você!

    André Gonçalves | Homepage | 23-12-2003 16:28:29

    Mafaldinha, o Natal é, independente das pendências e das palavras uma festa simbólica muito bela (ou deveria ser?). FAto é que você tem toda a razão do mundo. OLha, e mais fato ainda é que é muito agradável receber presentes, surpresas, cartõezinhos, lembranças, coisas que dizem eu te amo, te adoro, você é meu amigo! Bem, acho que o meu mal humorado dizer sobre o Natal também passa e cede espaço a uma divertida comemoração familiar! (risos) Beijos e Feliz Natal!

    mafalda | Email | Homepage | 23-12-2003 13:55:49

    Lindo, realmente belo texto, uma pena que a humanidade seja tão depressiva e patética para precisar de um feriado cristão para poder dizer ao outro que o ama e bla bla bla… Nada contra não, eu odeio o natal mesmo, eu sou mais a humanidade em si, e por mim, as pessoas se amariam todos os dias, ao inves de ficarem preocupadas com balas perdidas no rio e com atentados nos EUA, é incrível mesmo, aliás não é a primeira vez que entro aqui, mas é a prmeira vez que comento eu acho… Olha Feliz Natal pra você, já que você faz tanta questão, Feliz Vida, Feliz dia a dia e felicidades eternas, em todo o caso, é isso, ah! eu lembro quando eu desenhava mafaldas no meu caderno, eu tenho uma mo bem feita no meu caderno ainda, eu adorava e adoro a mafalda era a minha heroina eu diria, ta nao vamos exagerar, mas eh q eu sempre fui meio critica, tanto que a minha professora de redação teve uma pane comigo e quase me mandou a merda por causa de um texto q eu fiz, os meus caracteres tao acabando, eh melhor eu ir terminando fui

    Cafê | Homepage | 23-12-2003 12:15:52

    Feliz Natal pra você também! 🙂 Ps.: Sandra, eu tb sou romântica e tento muito não ser e só curtir. Mas no fim prefiro ser romântica porque, para mim, só curtir traz um vazio ainda maior do que aquele que sente uma romântica não correspondida. Hehehe… cada um é cada um! 😉

    Carla | Email | 23-12-2003 00:40:58

    vc sabe que eu naum gosto de comentar, miga, mas pra deixar feliz natal eu faço um esforço. te adoramos tanto quanto vc nos adora, vc é uma pessoinha linda. e sobre o q vc escreveu aí embaixo vou te ensinar mais uma vez: para de ser boba, romance é coisa do passado, ninguém valoriza. se preocupe em se divertir q é o q nós viemos fazer aqui e pronto, menos trabalho. se tiver dificuldade, é só lembrar do q já aprontaram com o seu coraçãozinho q fica fácil não querer mto romance. é o q eu acho. bjo.

    sandra | Email | 23-12-2003 00:08:10

    Mas que menina mais amorosa e amável! 🙂 Feliz Natal, Kari, eu sei que tudo que vc escreveu aí foi sincero, me sinto abraçado e olhado ternamente pelos seus olhinhos doces. E antes q o Zé Mário venha fazer um comentário engraçadinho, quero que você diga a ele que assim que pisar em solo brasileiro, antes mesmo de abraçar vc e dar um beijo na minha mãe, vou dar um soco na cara dele. Faço questão. Hehe. Beijo especial de natal pra vc.

    Ful | Email | 22-12-2003 23:59:32

    Feliz Natal pra vc tb linda!! E num repara não, eu ando fugindo muito às regras…rs. Bjos!! =)

    Ragazza Pazza | 22-12-2003 22:29:47

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s