EU TÔ VOLTANDO PRA CASA

“Um velho calção de banho,
O dia pra vadiar…
Um mar que não tem tamanho,
E um arco-íris no ar.
Depois, na Praça Caymmi,
Sentir preguiça no corpo
E numa esteira de vime
Beber uma água de coco, é bom.

(..) Depois sentir o arrepio
Do vento que a noite traz,
E o diz-que-diz-que macio
Que brota dos coqueirais.
E nos espaços serenos,
Sem ontem nem amanhã,
Dormir nos braços morenos
Da lua de Itapuã, é bom…”

Não, infelizmente não estive em Itapuã, muito menos na Califórnia; mas sim, eu fui passear e senti o poder que alguns dias de descanso, longe de tudo e de quase todos, têm na vida de uma pessoa confusa, cansada e estressada. Lagartear no sol e na sombra é vital pra renovar-se e propor-se a renovar a vida, e eu tinha esquecido disso. Que bom lembrar o quão simples e maravilhosa pode ser a vida.

É mais ou menos assim: arrumar uma mala cheia de roupas leves, livros legais, walkman, produtos de beleza, óculos escuros e desejos de muita paz no coração. Depois, despedir-se de tudo e todos – família, amigos, computador, dívidas, problemas, más lembranças – com aquela alegria de quem está partindo pra fazer um bem enorme a si mesmo. Depois, pegar o meu Tomatinho e levá-lo pra viajar pela primeira vez, estreando, ele e eu, no ato de percorrer estradas de longa distância, sem nem uma pontinha de medo ( de quebra, descobrir que ele é o carro mais econômico que eu conheço – fez quase 18 Km por litro! ). Chegar a um lugar desconhecido, simples, barato e cheio de gente legal, e despejar a bagagem, o corpo e a alma por ali, sabendo que não fazer nada, às vezes, é a melhor coisa pra tomar um fôlego necessário pra depois saber como fazer tudo ( ou quase tudo ). E aproveitar muito. Sem falar na corzinha muito mais morena da minha pele e da minha alma. Eu andava desbotando faz muito tempo, e, apesar de adorar o frio e a noite, eu estava precisada de muito, muito sol pra me esquentar.

Relógio, só pra saber a hora da comida ( ma-ra-vi-lho-sa, por sinal ). De manhã, sol, piscina, música, livros, cavalo, hidroginástica, leite fresquinho, cheiro de pomar, caminhada no meio do mato respirando um ar diferente e observando as borboletas mais lindas que eu já vi. De tarde, passeios em volta da represa, barco, conversas à toa ( ou nem tanto ), vinho suave, fazenda de doces, bicicleta, e mais caminhada, mais piscina, mais pernas pro ar. De noite, videokê ( quem diria, hehe ), bingo, baile, jantar à luz de velas e com música ao vivo, ver vagalumes, ver lua e estrelas com um brilho que não se vê por aqui, televisão, e muita, muita risada e suspiro profundo. Tudo isso acompanhado de rostos e vozes conhecidos e desconhecidos, gente boa e simpática que torna mais cheios de sentido qualquer dia vazio de compromissos. Um monte de crianças correndo, casais andando de mãos dadas, famílias unidas, amigos conversando e se divertindo juntos, outro monte de gente sozinha observando as águas da represa indo e vindo, e dando um tempo pra si mesmo. E quer saber? Tudo merecido. Todo mundo ali merecia um vidão por ter trabalhado tanto durante o ano.

Saudades? Claro. Saudade da minha cama, do computador, dos amigos, dos telefonemas de paquera, do cinema de tarde, da TV paga, do cd do Zeca Pagodinho, do cheiro da comida da minha mãe, do meu irmão aborrescente e folgado, deste bloguezinho. Mas, apesar das saudades, foi ótimo viajar e olhar outros horizontes, daqueles que, além de bonitos, são inspiradores. E, apesar de eu ter tomado sol demais e estar trocando de pele que nem uma cobrinha, hehe… Estou aqui, pronta pra de novo matar um leão por dia, se precisar. 🙂

“O vento beija meus cabelos…
As ondas lambem minhas pernas…
O sol abraça o meu corpo…
Meu coração canta feliz…

(…) A vida passa lentamente
E a gente vai tão de repente
Tão de repente que não sente
Saudades do que já passou.”

MAIS DO MESMO…

* E adianta agradecer mais ainda a todas as visitas, a tantos comentários deliciosos, tanta companhia, novas e velhas amizades, e tudo mais? Adianta, claro! Então lá vai: obrigada, obrigada, obrigada. Eu estava torcendo por todos ( juro ), mas fiquei contente que tenha sido a fiel Penny Lane, minha leitora desde os primórdios, a emblemática visitante 5000. 🙂 Você vai ganhar um livro lindo com tirinhas da Mafalda, menina!

Entro em contato contigo pra acertarmos a entrega desse prêmio. O mais engraçado é que hoje mesmo ouvi os Beatles cantando “all the people that come and go stop and say hello”. Que coisa. Quem não levou o prêmio, não fique triste: o 10 000 vem aí! Hehe.

* E você, já mandou sua colaboração para o post sobre Sampa? Hein, hein? Se não, ainda está em tempo! Escreva um pequeno texto e envie para mafaldacrescida@hotmail.com. Pense bem, não é todo dia que uma cidade como esta faz 450 anos. Se você mora aqui, e quer se inspirar, pode participar da Caminhada Histórica pelo centro de São Paulo, neste sábado, 17, às 16h, saindo do marco zero da Praça da Sé. Se você for, pode me procurar pra tomar um “chopps” depois, porque estarei lá. 🙂

* E começou outro Big Brother Brasil… Valha-me Deus, que ninguém merece tanta mediocridade… Aff.

Um comentário sobre “EU TÔ VOLTANDO PRA CASA

  1. Sabe que ler o descanso dos outros faz bem? Deu pra relaxar, imaginando que isso não está tão longe de mim. Basta querer. Hoje era para eu estar na cidade maravilhosa. :o9 não deu… Abraço, querida leitora-escritora.

    Ciça | Homepage | 16-01-2004 21:43:03

    Kakazinha, vc viajou de novo? beijos

    Cacau | Homepage | 16-01-2004 14:09:59

    Meu, fico pensando quando vou poder dizer: Eu to voltando para casa… gostaria de saber quando volto… quanto mais o tempo passa, mais chego a conclusao de que minha casa e meu caminho… Obrigado pela visita!

    Guilherme | Homepage | 16-01-2004 00:21:48

    Pessoas, vamos matar essa curiosidade: a foto aí de cima parece com o lugar onde eu estava, mas não é… Eu fui pra uma estância turística coladinha aqui em Sampa, chamada Ibiúna, um hotel fazenda. Lugar simples, mas a atmosfera era boa… Beijocas procês.

    Mafalda | 15-01-2004 21:51:44

    Muito muito muito dez ! Que bom que voltou renovada ! Beijão…

    Deize | Email | Homepage | 15-01-2004 21:47:27

    Que férias mais gostosa! Eu quero tb! E que lugar maravilhoso. Viu como a minha imaginação é boa? Senti até o cheiro do vento, do verde, da água (é eu sei que água não tem cheiro)… Me responde, onde é esse lugar que vc foi? Tô querendo ir pra lá! Seja bem vinda! Beijos

    Kal | Email | Homepage | 15-01-2004 19:37:20

    hoho.. ngm merece mesmo. ótimos excertos, aproveite seu tomatinho… it’s a bright ‘january’ afternoon, it never gets dark, wah-wah, here comes the sun, get your green green tambourine, lets play in the park…

    sabina | 15-01-2004 19:02:05

    Oiee… Fico feliz por saber que fez uma boa viagem e descansou bem. Também, com tanta coisa bacana ao redor, impossível não ser revigorante o passeio, né? rs… Bjos!

    SlothSam | Email | Homepage | 15-01-2004 17:12:21

    Que delícia te “ler” novamente… Que pena q vc não veio pra passar as férias aqui comigo… Que vontade de estar nessa caminhada dessa charmosa cidade que eu não esqueço… Que saudade de você menina! Te adoro. Bjos. E da próxima vez me esforço pra chegar e comentar antes de certas pessoas. Hunf.

    Fúlvio | Email | 15-01-2004 13:43:07

    Hohoho, a Mafalda voltou! Que belo relato de férias, menina.

    Carla | Homepage | 15-01-2004 12:53:31

    Mafalada, ainda não deu tempo de pôr as idéias sobre Sampa no papel… estou sem micro… um problemão!! Mas farei o possível… acho q dá pra escrever algo até o dia 20! E q férias vc teve, heim? Ai, que inveja!!! Eu vou viajar em 2 semanas e estou morta de medo e ansiedade, por estar indo sozinha pra um país cuja língua eu não falo e onde não conheço ninguém… mas espero que minha viagem possa ser tão boa qto foi a sua… 🙂 Super bjo!!!

    Cris | Homepage | 15-01-2004 12:20:43

    Agradecimentos eternos ao post aí embaixo, só agora que eu saquei que dava pra comentar, que coisa. A rasteira foi grande, vc sabe, miga, mas… Tá me fazendo bem me emocionar com essas suas dicas, juro, acho que eu tava congelada… E chata. Fui grossa com vc aquele dia, desculpa, às vezes não cosnigo ter sua calma, sabedoria e docilidade, mas por favor, não me esqueça e nem deixe de me dar broncas, eu preciso de cada palavra sua, sempre. Só vc, Karina, pra me aguentar, e ainda me dar conselhos dessa maneira genial. Vc é tão especial que merece um final muito mais feliz que todas essas histórias de amor juntas, e vai ter! Senti muito tua falta, mas fico contente que a viagem foi boa, vc merecia e precisava. Eu sabia que vc escrevia bem, mas esses dias fiquei xeretando e fiquei surpresa! Mulher de mil talentos. Não vou na caminhada pq detesto andar, mas qqer hora passo aí pra gente ver um filme desses e chorar e rir juntas. Brigada por tudo. Eu só queria saber que bem eu fiz pra merecer vc como amiga. Beijo.

    Adri | Email | 15-01-2004 11:22:29

    Volto, volto e volto sempre aqui. É tão leve, tão gostoso…tudo o que eu precisava por hoje, aliás. Estou aqui pensando em algo sobre São Paulo…te madarei uma linhas. Beijos e mantenha essa força da renovação que te propiciou sua viagem. Como vc bem disse, é através dela que conseguimos aguentar mais um pouquinho..pelo menos até a próxima viagem.

    Carol | Homepage | 15-01-2004 10:54:33

    Eu faço parte da tal turma da Penny Leine em Goiânia…fizemos a maior festa qdo ela foi a tal nº 5000… Fico feliz que tenha voltado de férias…por instantes achei que ia ficar por lá para sempre…hehe

    Jô!!! | Email | 15-01-2004 08:41:15

    Nada como o merecido descanso, não? (confesso que senti uma pontinha de inveja quando li o post, e imaginei o cenário…) Pretendo voltar com mais tempo para ler com mais calma. Obrigado pela visita, e um abraço.

    Hobbit | Homepage | 15-01-2004 02:59:25

    Pena que para alguns corações não a receita capazes de cura-los!!! 😦

    Penny | Email | 14-01-2004 23:54:46

    Que massa, essa musica dos Beatles e tema de uma turma de amigos meus aqui de goiânia!!!

    Penny | Email | 14-01-2004 23:50:18

    Ahhh … valeu demais.Já imaginava que iria ser um livro, bom, ao menos se fosse pra fazer uma aposta eu ganharia na boa.Muitissimo obrigada por nos dar de presente toda semana textos tão agradáveis.Continuarei sendo sua leitora fiel.Quem sabe um dia seus textos não se transformem em livro?!? …

    Penny | Email | 14-01-2004 23:49:04

    Oh, ela voltou! E mais moreninha? Huummmmmmmmmmmmm, interessante isso,ehehe… Se eu estiver em Sampa faço questão de acompanhar vc na caminhada, lindeza. Bom sentir que vc está bem de verdade. Agora é bola pra frente. Bjos.

    Zé Mário | 14-01-2004 23:28:56

    Oi garota crescida. Gracias pela visita. Só por causa do seu blogger, fui reler meu livrão com TODO MAFALDA. Que eu adoro! Descansou, né?Agora trabalhar! Sem desculpas!

    Nora | Email | Homepage | 14-01-2004 22:47:53

    Oi moça! Adorei seu comentário no meu blog! Pode parecer besteira, mas quando você está começando seu blog qualquer comentário já é uma festa… Mostra um certo reconhecimento… 8-D Nossa! Você deve ter ido pra um lugar muito lindo, eim? Posso saber onde é seu cantinho encantado? Assim, se ainda der um tempo nas minhas “férias” eu talvez possa ir também… Ando como se minha cabeça fosse explodir por qualquer coisa, mas mesmo assim eu me sinto feliz por dentro. Acho que isso é bom. Evita que eu exploda… 😦 Mas sobre a caminhada… Que tal juntarmos uma galera depois da caminhada pra tomar um chopz e conversarmos sobre sampa? Espero sua resposta! Beijinhos!

    BomBaH! | Email | Homepage | 14-01-2004 22:20:19

    Ai, amiga que inveja! Tb queria um descanso longe de tudo, mas não longe de todos (ando mto carente! rs) Estou feliz por vc! Nem pude participar da promoção, fiquei sem pc, formatei tudo 😦 Eu queria taanto, adoro essas revistinhas!! =) Mas enfim, seja bem-vinda!!! Tava com saudades!!! Ah, e eu tb não suporto o BBB!! Beijão =*

    Ragazza | Homepage | 14-01-2004 21:35:14

    Ah, que pena que não fui eu a visitante 5.000… :o( Ó, seja bem vinda, viu? Senti sua falta. Mas fico contente que a viagem tenha sido boa e que agora tá descansada. Quanto ao BBB…… que bela bosta que é aquilo. Pra ficar de olho nessa joça, só mesmo aquele tipo de olho que botei no blog. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA. beijokita

    Cacau | Homepage | 14-01-2004 20:50:28

    Carinho! Que bom que estás de volta! Sim, pode diminuir o texto, vc tem bom-senso, não há problemas! Amo Vinícius!!! Beijão grande

    Mônica | Email | Homepage | 14-01-2004 20:21:57

    Miga qrida! Que bom tê-la de volta, saudade das suas linhas. Uma beijoca bemmmmmm grande nessa bochecha torrada de sol…rs.

    Virgulina | Homepage | 14-01-2004 18:45:43

    Mafalda, surtei. Você já estava em meu “mar de rosas”. Mas sabe… acho que você vai parar em outro… Estou pensando, tenho que te conhecer mais. Beijo.

    Arquimimo Novaes | Email | Homepage | 14-01-2004 17:57:01

    Menina, não posso ouvir a palavra férias que tenho vontade de chorar, vou ficar sem. Quando minha escola estava em greve, estava fazendo trabalhos da faculdade, agora minha escola teve 15 dias de descanso, porque já volta, por conta da greve, e estou eu na faculdade tentando acabar o período. Olha, tentei conhecer o “tomatinho”, mas o link se quebrou. Beijo. Você está no meu cais, até tentar achar o melhor mar para você.

    Arquimimo Novaes | Email | Homepage | 14-01-2004 17:42:22

    Ih lindinha! eu tb estarei em SP dia 17! bjo!

    nefertari | 14-01-2004 17:35:24

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s