SOBRE GUIMARÂES, MELODIAS E AFINADORES

Limpando meus arquivos do pc, encontrei um trabalho antigo da Faculdade de Pedagogia ( eca, eca, eca ). Tive vontade de deixar por aqui. A idéia era discorrer sobre uma frase do Guimarães Rosa, que em si, já é tudo.

“O senhor mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.”
Guimarães Rosa

Lembro-me de quando eu, ainda menina, tocava piano, e ganhei um de presente. Era um presente caro, que eu tratava com cuidado e carinho; meu piano era belíssimo, preto, cheio de detalhes entalhados na madeira cheirosa. Não era novo, pelo contrário. Minha mãe o comprou de um senhor muito idoso, que tinha uma afeição enorme por ele, afeição que eu me senti no dever de respeitar. Tudo acertado; chegou o dia… Um amigo trouxe o instrumento para minha casa, e logo que ele chegou, no meio de toda aquela confusão e euforia, e foi colocado no lugar já reservado para ele, todos se sentaram e se prepararam para me ouvir tocar. Eu já tinha escolhido a canção, a minha preferida. Porém… Quando bati nas primeiras teclas, uma decepção. O balanço da viagem tinha feito com que as cordas dos instrumentos se esticassem demais, e os tons estavam totalmente desafinados; a canção soou feia, estranha, e eu parei de tocá-la.

Ao abrir a tampa do piano, percebemos que o que víamos por fora nada era comparado ao que havia dentro das tampas de madeira. Um monte de cordas, de várias cores, espessuras, trançadas de maneira complexa. Cada uma tinha na ponta espumas coloridas, de tamanhos e cores diferentes… Uma estrutura fina e delicada, e nem eu, a jovem pianista, nem nenhum dos curiosos da minha casa seria capaz de mexer ali e consertar o piano para que ele emitisse sons perfeitos.

Chamamos um afinador. Chegou a minha casa um senhor de cabelos brancos, muito simpático e doce, Seu Avelino… Passou a tarde mexendo nas teclas, apertando e soltando cordas, ouvindo e reouvindo sons bem devagar, mexendo em tudo com cuidado e ferramentas minúsculas. Eu, ansiosa, o observava com atenção. Quando ele terminou, levantou-se satisfeito, sorrindo, e me pediu para experimentar. Toquei a música antes escolhida, e ela nunca soou tão suave e tão gostosa de ouvir; ele a ouviu inteira, atentamente, balançando afirmativamente a cabeça. A música acabou, ele se levantou e me cumprimentou. O trabalho dele estava terminado, ele se foi. Voltou muitas outras vezes, pois de tempos em tempos, eu ouvia um ou outro som dissonante… E lá estava Seu Avelino, a afinar novamente os sons do meu piano. Observando-o trabalhar, vi como era importante ter perseverança e sensibilidade para lidar com aquelas cordas que insistiam em desafinar.

Mais tarde, quando li pela primeira vez essa frase de Guimarães Rosa, me lembrei do Seu Avelino, e ao encontrá-la novamente agora, lembrei dele de novo. O piano, algum tempo depois se foi para casa de outra garota; minha vontade de tocar também se foi, mas a imagem daquele dia, de tempos em tempos, me volta à mente. “Afinar e desafinar” é algo que está na natureza dos instrumentos, das pessoas, da vida, um ciclo que nunca termina, começa e recomeça. Nossa cultura ocidental acaba nos fazendo conformar com a idéia de que as coisas se dão de maneira linear, cumulativa, estática; a linha da vida é simples, se nasce, se cresce, se envelhece e se morre. Mas quando penso no que essa frase de Guimarães me diz, vejo que, na verdade, afinar e desafinar é um movimento que todos nós fazemos todos os dias, todas as horas, todos os minutos. Afinando a desafinando, nós, como pessoas, vamos mudando, isso é um fato; e nunca chegaremos ao fim enquanto existirmos.

Há pessoas que preferem não tocar muito nas próprias cordas, com medo que elas desafinem e emitam um som horrível, sem perceber que até os sons estranhos têm sua função e sua beleza, ainda que distorcida. Com medo de tocar mal, escondem o que poderiam tocar de bonito. Acabam fazendo com que as cordas, com o passar do tempo, acabem por enferrujar por pura falta de uso. Outras pessoas têm certa dificuldade de entender os ciclos, os tempos de cada um, inclusive os seus próprios. Há momentos em que as cordas, tinindo, tocam de forma fácil, harmonicamente perfeitas… Mas há também tempos em que desafinam, e isso é bonito. Um som desafinado é apenas um aviso de que é chegado o momento para que se pare de tocar, e, com a paciência de Seu Avelino, se conserte cada corda, se verifique cada passagem, se aproveite cada experiência. É um trabalho fino, delicado, que angustia, exige paciência; mas o resultado é um som novamente melodioso… Pelo menos até que se desafine novamente, e tudo recomece… E assim cada um lida de uma forma com a realidade de seu próprio instrumento de alma. O resultado é o que temos aí: belas músicas, belas melodias, péssimas harmonias… Uma sinfonia que nem sempre soa bem, mas que está aí, acontecendo.

E o que dizer de nossos sons em mistura com os de outras pessoas? Uma orquestra… Quantos instrumentos diferentes… Cada um de um jeito, uma altura, uma estrutura, um som. Uns mais delicados, outros mais fortes; uns graves, outros agudos; uns suaves, outros mais grosseiros, mas todos com sua função, seu papel. A partitura é uma só, e está escrita, é muito simples: todos querem ser felizes, realizar desejos, eliminar mágoas e angústias. Mas a maneira como cada um toca sua parte, às vezes, torna difícil a harmonia de tudo. Na vida, encontramos alguns regentes ( como o próprio Guimarães Rosa ) que nos ensinam a melhorar nossas produções pessoais… Mas é preciso que tenhamos humildade para aprendermos as lições, e para ensiná-las a outros… E paciência para aprender a ver a beleza do instrumento de cada um, mesmo quando essa beleza não é aparente. Essa convivência é difícil, muito difícil… Mas possível.

E o que dizer de pessoas como o Seu Avelino… Que trabalho lindo, que coisa mais delicada e amável é afinar um instrumento, para que ele toque canções que emocionem. Será que se pode pensar em afinadores de pessoas?

Creio que algumas vezes, as pessoas afinam e desafinam sozinhas; isso é necessário algumas vezes. Mas, sinceramente, penso que há pouca vantagem em aprender algo sozinho. Quase sempre, precisamos que alguém nos toque as cordas desafinadas, tecla por tecla, com entusiasmo, cuidado e carinho, para que possamos novamente encontrar a afinação perfeita. Eu tive vários afinadores em minha vida. Meus pais, meus avós, meus amigos, parentes, namorados, chefes, colegas de trabalho, até mesmo desconhecidos… E meus professores. Todos tiveram algo a dizer. Num momento de destoar, é preciso que alguém nos ensine o caminho para voltar a entoar belos sons; alguém que compreenda o momento e nos leve de volta à partitura. Algumas vezes, precisamos mesmo de alguém que desestabilize nossas teclas, para que possamos iniciar novamente o movimento de afinar, desafinar… O que esse alguém vai usar para nos ajudar, não sei… Pode ser um sorriso, uma poesia, uma flor, uma lágrima, uma canção, uma bronca, um abraço, uma lição. E tudo está aí, toda a hora, de todo jeito… Basta saber olhar.

A canção perfeita jamais será alcançada… Essa é a graça da vida, as pessoas mudam, nunca estarão prontas, e, afinal de contas, sequer sabemos pra que serve a perfeição, penso que ela deve ser rígida e chata. Mas é possível conseguir melodias incríveis e diferentes a cada momento da vida, e ouvi-las com prazer, e assim a vida se cumpre. Afinal, “o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam”.

* PS:. MUITO OBRIGADA por todos os parabéns, elogios e críticas ( decentes ) relacionado ao BON. Prometo retribuir as visitas assim que for possível. 🙂

Anúncios

4 comentários sobre “SOBRE GUIMARÂES, MELODIAS E AFINADORES

  1. Cara escritora !!

    ADOREI o que vc escreveu, que coisa bonita, parabéns! Eu estava pesquisando sobre esta frase do Guimaraes Eosa pois desde que a ouvi pela primeira vez ela me tocou e fiquei focada em conehcer o poema todo , mas parece que e’ só uam frase mesmo ne?
    MAs você continuou de maneira belíssima o que eu queria ler!! Obrigada! Inspiro-me nessa linha de compreensão da vida para direcionar minhas aulas (Yoga) e workshops, razão pela qual estava buscando a frase para ilustar algum momento de minha palestra sobre Yoga. Convido você a visitar meu site, que em breve estará pronto (agosto) e espero possa fazer contato comigo. Gostei muito de sua forma de se expressar, Parabens novamente, um abraço, Lilly (www.lillyhastings.com)

    Curtir

  2. Eu gosto muito dese trecho e fui no site de busca para copiar e colocar na minha página de recados( preguiça de escreve-la por completo), e graças!!! me deparei com teu texto.

    Parabéns ^^

    Curtir

  3. E é isso mesmo, o que seria de nós, blogueiros sem os nossos amigos e desconhecidos para comentar…. O que seria de nós? rsss Muito sucesso pro teu blog e pro meu tbm, é claro… até pq eu ainda quero ser famoso… rss… eh memso, muitos comentarios inspiram um blogueiro a postar muito, por isso nos sempre pedimos comentarios para podermos ficar inspirado para postar, eu sou um desses blogueiros tambem queria poder receber um cometario seu, adorei o visual do seu blog, e espero que ele receba muitas visias(o mesmo eu desejo para mim memso rsrsr) e que vc sempre esteje inspirado (com muitos comentarios) para postar, passa lá no meu tamem faloww vei. vou tá sempri aki viu! Hummm, e tá mais show seu blog hein!!!! Passa lá no meu

    guizim | Email | Homepage | 17-02-2004 21:01:42

    Só passei pra deixar-te um grande beijo de boa noite.

    SÍNDICO | Email | Homepage | 17-02-2004 18:11:02

    URGENTE! SEU BLOGGER É REFÉM DA GLOBO!!! SÓ ESTOU CONSEGUINDO ACESSÁ-LO AGORA PORQUE ESTOU NUMA CONEXÃO TEMPORÁRIA. NÃO DÁ PARA EXPLICAR EM POUCOS CARACTERES, MAS LEIA AS SEGUINTES PÁGINAS COM ATENÇÃO: http://cadernodourado.blog-city.com/read/488259.htm http://www.hipermail.com/blog/archives/200402.html#002575 http://www.amarulacomsucrilhos.com.br/archives/2004_02.html#001338 http://www.fezocasblurbs.com/archives/001414.html#001414 QUERIA MANDAR UM E-MAIL, MAS ENCONTREI SEU ENDEREÇO. ESTOU MANDANDO UMA CARTINHA PRO PESSOAL DO BLOGGER PARA QUE VOCÊS TENHAM NOÇÃO DO QUE A GLOBO.COM ESTÁ FAZENDO COM VOCÊS. BRASILEIROS QUE MORAM NO EXTERIOR E ATÉ NOSSOS COLEGAS PORTUGUESES JAMAIS PODERÃO ACESSAR SEU BLOGGER.COM.BR!!! AJUDE-NOS A FAZER PRESSÃO NELES PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO HORRÍVEL!!! PARA VOCÊ TER UMA IDÉIA, PARA PODER LHE CONTATAR EU MUDEI MINHA CONFIGURAÇÃO DE INTERNET DE BANDA LARGA E PARECE QUE ESTOU USANDO DIAL-UP DE TÃO LENTO QUE ESSE TROÇO FICOU!!!

    Rafaela Lombardino | Email | Homepage | 17-02-2004 18:04:19

    Orra, fera esse blog em, e que post, muito legal mesmo.

    Cyro | Email | Homepage | 17-02-2004 14:59:53

    Eu sempre brinco que sou parente do Guimaraes Rosa… digo que ele é meu avo! Mas no fundo ele é mesmo da família… só nao sei de onde!

    larissa | Email | Homepage | 17-02-2004 13:12:58

    Ahh legal teu blog!! super maça…Guimarães é Guimarães neh??^^ Bommmm visite meu blog tb…deixe comentários por lá!! parabêns!!

    Juliana | Email | Homepage | 17-02-2004 11:38:17

    Grande Guimarães! E grande texto!! Eu preciso ter a sabdoria para me afinar aos poucos também. Beijo

    Carol | Homepage | 17-02-2004 10:06:03

    “mestre nao eh quem ensina, eh quem de repente aprende” muito interessante aqui!quanto assunto hein

    Nadia | Homepage | 17-02-2004 01:32:51

    Ooooiiii tp seu blog eh mtuu informativo ameiii mesmo…soh k eu soh mtuu prsiguisosa… i soh li a 1ª parte mais bls…amei mesmo assim…keim sabe u leio mais dps…intaum entra lah n meu blog i dah uams olhadas i dexa um comenta p mim viu bjuxxxxxx….

    _KarrOu_ | Email | Homepage | 16-02-2004 13:56:20

    Gostei do seu blog! Visitarei sempre. Um abraço. Alé

    Alessandra | Email | Homepage | 16-02-2004 12:20:08

    Recebi tua visita na semana passada. Muito obrigado. Neste momento, estou num cyber republicando algumas coisas copiadas de meu blog anterior e que não gostaria de perder, mas considero-me em férias. Nunca tinha vindo ao Mafalda Crescida e gostei muito do que li. Parabéns pelo BOF! Beijo.

    Milton Ribeiro | Email | Homepage | 16-02-2004 11:26:45

    Fiz Pedagogia. Na PUC.Adorava!! será que tem remédio?

    Angela | Homepage | 16-02-2004 11:13:13

    quanta gente aqui, afe! rs rs rs

    André Gonçalves | 16-02-2004 09:10:28

    caraca.. trabalho de faculdade… esses dias encontrei uns do 1ro. semestre… é legal ver como eu evoluí! Já aprendi mais coisa.. já penso diferente… uau! Estou crescendo! haha! t+

    li | Email | Homepage | 16-02-2004 07:42:42

    oi Mafalda. Demorei mas cheguei. Estava com um problema na vusta e agora estou colocando em ordem as minhas visitas.Parabéns pelo merecido BON viu? Uma pena que o blogger dê com uma mão e tire com a outra né mesmo? Beijos e boa semana

    Ana | Homepage | 16-02-2004 07:41:22

    Ah, miga, lindo texto, como sempre, né?!:-) E então, decidiu sobre seu Carnaval? Hein? Hein? rsrs;-) O carioca e eu resolvemos mudar um pouco o roteiro, pegaremos uma cidade aqui de Sampa mesmo… Tranqüilidade, ai, ai.:-)

    Taty* | Homepage | 16-02-2004 00:14:07

    quer saber….que merda teu blog..q merda o blog of notes…podiam parar com essa mania de escolher blogs rotulados…enfim… entrem no meu bando d chucros.. http://www.pequenomaslouco.blogger.com.br

    Paulo | Email | Homepage | 15-02-2004 23:05:54

    Olá, adorei este blogger, mas o que mais gostei foi de ver o post sobre o Chico Buarque, pois sou apaixonada pelo Chico e admiro muito as pessoas que também são. Parabens pelo otimo bom gosto!!!! Abraços! =)

    Amanda Cecilia | Email | Homepage | 15-02-2004 21:37:45

    oi…muito legal o blog…bem simples e sem nada de inutil…. vou deixar aqui meu blog para as meninas ok?! boys.zip.net bjs

    Simone | Email | Homepage | 15-02-2004 20:21:46

    oi, vc não me conhece, mas seu blogg tá de mais! Parabéns! Entre no meu blogger!

    kaka | Email | Homepage | 15-02-2004 20:20:50

    Afinadores são realmente únicos, viu? Há um que sempre regula o piano dos meus familiares… Atravessou gerações o moço… rs…

    SlothSam | Homepage | 15-02-2004 20:08:37

    adorei o blog! entra no meu tb! http://marycimini.blig.com.br

    Mariana | Email | Homepage | 15-02-2004 18:23:44

    entre em http://www.bardapinga.blogger.com.br

    bardapinga | Email | Homepage | 15-02-2004 17:41:56

    Meu que tal um layout com a sua cara? É sim, do jeitinho que você quer. Chega de Blogger igual ao dos outros. Seja original e tenha o seu próprio. Lindo e com seu toque pessoal. Venha para Cherry Thing, o melhor site de Templates pagos. http://cherry-thing.gliter.net/ Beijos e tenha um bom dia!

    Cherry Thing | Email | Homepage | 15-02-2004 17:28:16

    Enquanto há os especialistas em afinação, há tb os em desafinar a gente. O dilema é ter um afinador de prontidão. Beijos Felicity

    Felicity | Email | Homepage | 15-02-2004 14:40:30

    oi,se vc curte angel, buffy e todo tipo de histórias sobre vampiros, não deixe de visitar o nosso blog!

    lucyangel | Email | Homepage | 15-02-2004 14:35:11

    Adorei o texto! Ainda mais pq eu estudo piano! bjos

    Zípora | Homepage | 15-02-2004 12:25:29

    Amiga, esse texto teu parece que foi o Rubem Alves que escreveu!!!!!!!!! MARAVILHOSO! Você deixa eu levar pra minha coord dar pras outras prôs? Bjos, te amo!

    Adri | Email | 15-02-2004 12:05:00

    Não sei a quem devo agradecer mais por esse post: se ao Guimarães Rosa, por essa percepção da vida; se ao seu curso de pedagogia, que te fez pensar sobre isso; ou se a você, por ter colocado esse pensamento na minha frente na hora em que eu tanto precisava… Demais…

    Tigre | 15-02-2004 11:19:46

    Amei seu blog, amo a mafalda, seus textos são ótimos!!!!!!!!

    Di | Email | Homepage | 15-02-2004 10:09:22

    oi.. dei uma passadinha aaqui.. essa frase do guimaraes rosa de fato eh tudo! gostei.. um bjo pra ti.. ANNA

    Anna | Email | Homepage | 15-02-2004 03:09:02

    nossa muito lindo esse texto… ate lembrei do dia que eu estava na casa da minha amiga… ela toca muito bem e foi a ultima vez que eu pude olhar para ela e ver o brilho dos seus olhos… bem parabens pelo seu blog… é muito bom.. :****

    mel | Email | Homepage | 14-02-2004 20:49:16

    Muito lindo o seu texto! Lembrei da minha infância em que recebia aulas de piano e tinha um “cofrinho” para comprar o tão sonhado piano. Este sonho só foi realizado quando os meus filhos iniciaram as suas aulas. Foi a mesma história contada por você. Estava vendo o reflexo No Espelho! ;)) E o piano acabou tendo o mesmo destino… e seguimos desafinando e afinando pela vida…

    Marjori (May) | Email | Homepage | 14-02-2004 18:10:08

    Excelente trabalho! Além de escrever muito bem, soube contar uma linda história. Por isso é que, mesmo ficando sem postar nesses dias, tratarei de visitá-la sempre que der. Um bjo, querida. 🙂

    Beta | Email | Homepage | 14-02-2004 17:46:35

    putz, sow de bola seu post em, visita o meu blog!

    MAXWEL | Email | Homepage | 14-02-2004 17:26:10

    Muito interessante seu template! Ainda não vi outro blog com este tipo de efeito! Parece que tem uma Mafalda de papel colada na tela… Seu conteúdo é dez! Cuidado para não criar polêmicas: “… eca, eca, eca …”. Bons posts e muitos visitantes para você!

    Robson | Email | Homepage | 14-02-2004 17:15:38

    incrível como tem gente que reclama de textos longos. pensei que com a internet as pessoas estivessem mais dispostas a ler. legal tua história do piano. por que parou de tocar? http://www.ferreiro.blogger.com.br – lá no link deixei o endereço de um blog comunitário de que participo. este aí de cima é o início de um vôo solo, que por enquanto está devagarinho.

    Cris | Homepage | 14-02-2004 16:33:36

    Eu acho q vc escreveu muito… hahaha… mas td bem… Bom, meu blog eh mais sussa, mas entra e comenta q vc vai curtir! huahuahua

    MATH!AS | Email | Homepage | 14-02-2004 16:23:50

    Também não entendi o “eca” da facu de pedagogia (onde eu estudo!!). Mas tudo bem… quando der, vc explica! Beijão e parabéns pelo Blog!

    Rapha | Homepage | 14-02-2004 14:22:13

    Oi .. hoe é dia do proejto janela q fala ..

    ari jr | Email | Homepage | 14-02-2004 14:20:16

    Só não entendi o “eca” para a Faculdade de Pedagogia. Gostaria muito de conhecer mais educadores com tanta sensibilidade. Bom texto. Se puder, dê uma passadinha no autopsicografia – meu blog. beijo , beto

    beto efrem | Homepage | 14-02-2004 13:22:52

    Aí menina, axei mtooooooooooo Lindo o seu template!!! Mtooo show!!! e oblog tah 100000… bjinsssssssss

    Lala | Homepage | 14-02-2004 10:29:05

    Entrei aqui atraída pelo título. Virei fã da Mafalda aos sete anos de idade, quando ganhei do meu pai um livro imenso com todas as tiras dela. E você está de parabéns! Posts muito bons. Nota dez em criatividade.

    Ada | Homepage | 14-02-2004 10:00:07

    Parabens pelo BLOG OF NOTES visite o meu http://www.cantodocowboy.blogger.com.br inte NANDO

    Bunitao do Bailao | Email | Homepage | 14-02-2004 08:50:30

    Que bom que reencontrei seu blog! Tinha ficado desesperado!!! Poxa, ve se aparece lá pelo meu! Tá meio empoeirado mas tem post q vc ainda ñ leu! Vou aguardar a sua visita! E não esqueça de deixar o endereço do blog no comentario… BEIJOSSS

    Lucianno | Homepage | 14-02-2004 07:17:14

    Tudo Bem? -Gostei muito do seu blogger, ele é muito interessante. -Meus parabéns -Sidnei Melo – Rio de Janeiro

    Sidnei Melo | Email | Homepage | 14-02-2004 02:40:57

    Nossa, que trabalho maravilhoso, deve ter dado uma canseira, mas ficou excelente ! Valeu pela visita e sobre o texto, infelizmente não é de minha autoria, é a sinopse de um filme… Bitocas 🙂

    Mmandrummamm | Email | Homepage | 14-02-2004 02:26:47

    menina, vc é fera… adorei a página e o post… tudo de bom

    kamilla | Email | Homepage | 14-02-2004 01:36:06

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s