FIM DE FESTA

PARTE I – ARRUMANDO A CASA

Festa com convite público é isso mesmo. Muito divertida, muito vistosa, muito bacana. Vem uma porção de gente, tem um movimento danado, a gente dá um trato especial na casa, observando o enorme entra e sai. Dá uma sensação de estranheza e euforia se alternando constantemente e muita, muita troca de todos os tipos de energia. Os amigos antigos vêm pra dizer parabéns e curtir aquele momento bom de sempre; e os novos pra sacar qual é. Claro, tem gente que conquista logo de cara, gente que entra e fica com aquela vontade de nunca mais sair, gente que gosta, gente que odeia, gente que vai voltar e gente que vai esquecer o endereço. Tem também os que arrumam confusão por qualquer coisa ( e os comentários mais ofensivos desses eu apaguei, afinal a dona do barraco sou eu, e não vou aturar desaforos gratuitos ), e gente que vem só pra pegar carona nas luzes. Não faz mal, foi ótimo.

Estar no BON da semana passada foi muito legal sim. Legal porque sei que muita gente boa veio pela indicação ( e foi por essas indicações que eu achei gente maravilhosa como o Chef, a Patilene, Ciça, Bêbada e Equilibrista, por exemplo ). Legal por saber que o que eu tinha escrito estava sendo lido por mais gente. Legal pelo número absurdo de comentários ( só acredito que um blogueiro não liga pra comentários se não tiver adotado a prática no seu próprio blog; afinal, quem escreve gosta de saber o que pensaram do que foi escrito ). Legal pelas visitas que estou fazendo em retribuição e descobrindo mais gente talentosa e cativante nesta blogosfera, que por sua vez me levará a ainda mais gente boa e assim por diante. Legal porque sim e tudo o mais.

Acalmada a confusão, hora de colocar as coisas em ordem e voltar pro cotidiano, que tem o seu charme. E a sua dor.

PARTE II – RESSACA BRAVA

Uma pena que essa indicação do Blogger tenha ocorrido numa semana simplesmente macabra para algumas pessoas por causa desse mesmo sistema que me aclamou. Não vou chover no molhado e ficar relatando em detalhes o que andou acontecendo com algumas pessoas que dependem ( ou dependiam ) desse sistema da Globo.com. Quem ainda não soube de nada, pode se inteirar do assunto lendo as experiências da Alê, do Matusca, ou lendo os maravilhosos comentários do Inagaki e da Helô. Seu Marcelo, meu querido amigo e consultor, também escreveu algo interessante em seu site. Muitos blogueiros comentaram sobre isso em suas páginas. Alguns com medo, outros muito putos, e grande parte desanimados, perdidos e sem saber o que fazer.

Já faz um tempo que blogar por aqui dá uma sensação de estar dançando na corda bamba. Já me pronunciei sobre o assunto faz algum tempo, mas o faço de novo.

Por um lado, tem a idéia de que a Globo.com, através do Blogger Brasil, tem todo o direito de cobrar por seus serviços e limitar a utilização do sistema para otimizá-lo. Não entendo de Internet, apenas uso; mas imagino que manter milhões de blogs no ar sem estar preparado pra isso, cruzado um certo limite, exija medidas drásticas como cortar novos acessos, limitar o uso e deletar páginas inativas. Ninguém está aqui pra fazer favor pra ninguém em se tratando de empresas, e o serviço, sendo bom, usa quem quer e/ou pode pagar. Até aí, esperado ( e que se espere o mesmo dos outros sistemas gratuitos ).

Por outro lado, estão os usuários. Os usuários que viram um contrato mudar de cara pelo menos 4 vezes no último ano. Os usuários que tiveram seus blogs simplesmente deletados sem aviso prévio ( mesmo tendo sido tranquilizados pelas “novas regras” que isso não aconteceria com quem era usuário antigo ). Os pobres usuários que foram, de certa forma, censurados por reclamarem da situação. Ou que tiveram o conteúdo e senhas bloqueados porque o sistema parece incapaz de reconhecer quem é ou não antigo de casa. Os mesmos usuários que, mesmo tendo assinado os serviços do portal, ainda não conseguem resolver seus problemas. Sem falar nos usuários de fora do Brasil que foram impedidos de acessar. E tem também os usuários que, ao acessar as páginas com terminação blogger.com.br, estão dando inúmeras vezes de cara com mensagens de erro de congestionamento e manutenção do sistema. Sim, os mesmos usuários que estão com medo de perderem seus posts, comentários e os pedaços de vida que andaram derramando por aqui todo esse tempo. Meros usuários que são a razão de existir do Blogger Brasil. Mas quem vai se preocupar com eles? São apenas usuários.

Me dá pena pensar que, pra muita gente, a falência do Blogger.br significa o fim da vida blogueira. Gente que não tem mais paciência e nem dinheiro pra começar de novo em algum outro lugar. Gente que se sentiu decepada por ter tanto conteúdo desaparecido ou bloqueado de uma hora pra outra na internet. Uma pena tudo isso acontecer. Pena pensar que tanta gente boa vai evaporar da web por causa disso. E uma pena pensar que com um pouco mais de gentileza e profissionalismo, 90% dessas dores de cabeça poderiam ter sido evitadas.

Eu mesma pensei em parar. Migrar para outros serviços é uma possibilidade, mas também difícil. Os sistemas que falam português não parecem muito diferente. E acho que nenhum outro oferece as possibilidades que o Blogger oferecia de maneira tão acessível para pessoas leigas. Mas, quando certas coisas se tornam hábito, passam a ser necessárias. Então…

PARTE III – THE SHOW MUST GO ON

Dentro de poucos dias, a Mafaldinha vai ter casa própria e parar de morar de aluguel. E vai se tornar mafaldacrescida.com.br . Pensei em convidar um monte de blogueiros legais pra montar um portal super-híper-mega-bacana só para blogs, mas meus conhecimentos informáticos não são suficientes para isso. Então, seguindo as orientações do meu consultor, estarei em outro domínio.

Essa coisa de mudança é muito complicada. Não tem jeito, algumas coisas que você gostava têm que ficar pra trás. E o que mais me dói são os comentários, que não vou poder levar pra lá. Por alguns deles tenho muito, muito carinho. Alguns são melhores que os textos aos quais se referem. Me dá pena deixar aqui. Mas… Outros virão, e dessa vez vai ser em um lugar mais seguro. O importante é que todos vocês continuam convidados a entrar e ficar muito à vontade. Espero que, aos pouquinhos, as pessoas consigam soluções para não tirarem seus blogs do ar. O mundo perderia muito se algumas talentosas pessoas desistissem de deixar suas marcas nessa Internet ainda doida.

Assim que estiver tudo acertado, aviso. Espero vocês por lá pra muitas outras festas.

PS:. Por conta do alto número de visitas repentinas, o concurso do visitante 10 000 foi adiado para o visitante 15 000… Mas não esqueci, não! Aguardem-me. 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “FIM DE FESTA

  1. Mas como demora pra escrever essa mulher… Vicia os outros e depois fica torturando. Malvada. Bjo, adorei o cinema.

    Zé Mário | 22-02-2004 13:02:34

    Ih, domínio próprio, hein? Tá chique demais!

    Ana Beatriz Guerra | Homepage | 21-02-2004 15:43:07

    oi Mafalda Olá. Estou parando meu blog momentaneamente. Fiz um post de despedida. Quando eu retornar, aviso você; A falta de tempo fez com que eu tomasse essa decisão. Sentirei muita falta de todos que visitam meu blog. Beijos

    Ana | Email | Homepage | 21-02-2004 12:58:43

    Em tua casa encontrei meu abrigo.Aprendi a dividir.A sentir … Em tua casa aprendo um pouco mais sobre mim.O que sinto ganha palavras.Alma geminiana do meu sofrer repreendido.

    Penny | 20-02-2004 23:12:26

    oi Mafalda. É assim mesmo. As pessoas circulam pelo seu ambiente, te olham de canto e pensam: será que isso aqui merece alguma coisa? outras te curtem de cara e acabam ficando. Foi dessa maneira que conheci blogs maravilhosos de pessoas igualmente maravilhosas. Mas a Globo dá com uma mão e tira com a outra. Estou pensando seriamente em dar um tempo. Ando cansada e essas regras que não param de mudar estão me deixando irritada. Eu não entendo nada de html e nem posso transformar meu canto em com.br,mas desejoa você a maior sorte do mundo na tua mudança. Me avise tá? Para eu mudar o link beijos e bom final de semana

    Ana | Homepage | 20-02-2004 07:44:38

    Querida, eu acho que você sintetizou bem todas as questões (o BON, o problema do blogger e as soluções possíveis). Infelizmente, ainda não decidi o que fazer. Sou muiiiiiito leiga de informática e, portanto, bem dependente da infra-estrutura do blogger. Além disso, acho mais cômodo pagar R$ 10, para ser assinante da Globo.com do que me empenhar para ter o meu domínio. Sei lá… Por enquanto são só divagações. Espero não ser atropelada por essas confusões. Beijoca, Pati.

    Patileine | Homepage | 19-02-2004 17:12:56

    Menina, depois me exolica como foi que fez sua mudança… também quero ” comprar” casa própria… mas o b.c.b me deu uma decepcionada tao grande… sei nao… sou meio sensível, e quando fazem uma sacanagem comigo, dificilmente eu volto a confiar no ente que a cometeu… estou ” desenergizada pra escrever lá” mas vou tentar continuar… beijos e boa mudança.

    nora | Homepage | 19-02-2004 14:28:50

    Eu, de novo. Sabes que meu apelido já foi Kino? Todos achavam que era por causa do criador da Mafalda e eu dizia que não, que o tinha ganho quando estudava alemão e meus colegas sempre pegavam indicações de filmes comigo (Kino é cinema em alemão). Eu tinha que explicar que meu Kino era com “K”, etc. Não preciso te dizer que isto e mais a Mafalda herself fazem com que eu tenha um carinho especial pelo teu blog, mesmo antes de vir aqui. Beijo.

    Milton Ribeiro | Email | Homepage | 19-02-2004 11:12:47

    Oi, Mafalda. O Nélson Moraes também está criando um domínio próprio. Será que está é a melhor opção? Sei lá! Estou pagando a Globo (R$ 14,90 mensais), mas este negócio de mudar as regras trimestralmente é muito irritante. Beijo.

    Milton Ribeiro | Homepage | 19-02-2004 11:07:20

    Não deixa de me avisar hein menina independente… beijos

    Nefertari | Email | Homepage | 19-02-2004 09:50:13

    pelo menos as visitas não mancharam o sofá nem arrancaram lascas da parede.

    André Gonçalves | Homepage | 19-02-2004 08:45:19

    Miga, a mudança dói, mas trará independência. E como já foi dito, nós vamos onde você estiver. Beijocas.:-***

    Taty* | Homepage | 19-02-2004 02:14:39

    Você escreve de forma bela e intigrante… PARABENS.. nunca li textos q me tocasse tanto como os seus…

    Vanessa | Homepage | 19-02-2004 01:47:01

    A esta altura, concordo que se é pra mudar, que seja pra casa própria mesmo. Beijos Felicity

    Felicity | Email | Homepage | 19-02-2004 01:15:14

    Mafaldinha! (Não sei se vc gosta de diminutivos, mas, no máximo vc vai ficar braba! hehehe) É uma pena não ter tempo pra ler mais! Vc respondeu meu comment, obrigada! Eu nem sabia que as coisas estavam assim no blogger! Como pode que não deletaram o meu? Fiquei um tempão sem mexer nas férias! Parabéns pelo novo domínio! Vou visitar! Vou recomendar para os meus alunos! Beijo!

    Ivana | Email | Homepage | 19-02-2004 00:03:10

    Eu vou onde vc estiver, é só vc chamar… 😉 Só não deixe de escrever. Bjo…

    Ful | Email | 18-02-2004 22:15:23

    Humm… 15.000? Acho que dessa vez eu ganho! rs… bjos

    SlothSam | Homepage | 18-02-2004 22:03:36

    Bonita, eu tb vou mudar de casa. Só ainda não defini o que quero. Como funciona esse lance de domínio próprio, hein? beijokas

    Cacau | Email | Homepage | 18-02-2004 22:01:41

    Querida…a mudança dos ventos! Vc me é muittttttttttttttto querida! beijos e que bom que essa janelinha está me deixando falar um pouquinho com vc! Beijos

    Mônica | Email | Homepage | 18-02-2004 21:03:27

    Mudanças sempre causam um poukinho de dor, por um motivo grande ou um pekenininho, né? Mas, realmente, o show continua 😉 e kda vez mais atraente. Um beijão, miguinha.

    Sabina | Homepage | 18-02-2004 20:31:53

    nossa vale a pena ficar sentada aqui em frente ao pc lendo o que vc escreve…muito legal.. nossa eu adoro festa… amo festa.. uhuhauhaa beijaooo

    mel | Email | Homepage | 18-02-2004 14:41:15

    Ufaaaaaaaaaaaaa! Menina querida, nào abro esses comments há dias. Ia te mandar um e-mail. Precisava falar do mais que merecido BON, do texto lindo do afinador do piano, precisava falar várias coisas… Beijos e saudades

    Mônica | Email | Homepage | 18-02-2004 12:31:08

    A mudança sempre tem lá os seus problemas, mas se é para melhorar, não tem porque não ser feita! Vou te ler onde for…Beijos

    Carol | Homepage | 18-02-2004 10:30:37

    onde você for, a gente vai atrás.

    André Gonçalves | Homepage | 18-02-2004 09:49:15

    Boa sorte no novo domínio, continuarei te visitando. Beijos!

    alan | Homepage | 18-02-2004 09:42:07

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s