O RECADO DA MOÇA DO ESPELHO NO DIA 4 DE JULHO ( OU, UM POST ESQUIZOFRÊNICO )

O RECADO DA MOÇA DO ESPELHO NO DIA 4 DE JULHO ( OU, UM POST ESQUIZOFRÊNICO )

Bolo de AniversárioÔ dona moça, você está estressada com o seu aniversário deste ano. Admita, você está estressadíssima. Estressada com as rugas e cabelos brancos, com os sonhos que deixou pra trás, com a impiedade do tempo, com as linhas confusas que estão adiante, com o sabor do bolo que vai oferecer aos amigos logo mais, com a roupa que vai vestir, com o medo que reste pouco tempo pra fazer tudo que você acha que ainda tem que fazer na vida. Tá estressada, sim.

Mas, por que isso, mulher? É tão bom fazer aniversário. O seu bolo preferido, um monte de brigadeiros, mimos por todos os lados. Abraços, telefonemas, sorrisos, pensamentos, palavras bonitas nos cartões, na caixa de email, tudo isso com boas intenções ( que as más você aprendeu a desprezar – graças a Deus ). Sempre tem alguém que vem puxar sua orelha muitas vezes, tentar fazer algum tipo de surpresa, ou comentar que você faz aniversário no dia da independência dos E.U.A. ( o que, atualmente, pega mal ). Sempre tem muito beijo, muita gente querida e sumida que reaparece, carinho das pessoas que a amam intensamente. Sua mãe vai lembrar de quando você era pequenininha, e trazer aquelas fotos constrangedoras pra sala pra lhe matar de vergonha. Sua avó vai fazer uma oração por você, assim como seus irmãos e seus tios e sua mãe, pedindo que sua vida continue sendo cuidada por alguma força superior ( porque você sabe, apesar dessa sua fase meio auto-confiante, que sem essa força não dá, não dá porque o páreo é duro – duríssimo, mesmo pra alguém que gosta de guerrear como você ). E vai bater uma saudade gostosa, ou doída, de quem não está mais por perto. Provavelmente, no final do dia, você vai chorar quando deitar a cabeça no travesseiro, sem nem saber por quê. Sempre tem muita coisa boa no seu dia, que é só seu, ainda que muitos milhares de pessoas estejam comemorando seus aniversários hoje. Pra que tanta resistência de constatar que sua vida tem seguido adiante, apesar de tudo e por causa de tudo? Não seja boba, garota. Fazer aniversário é legal. E fica cada vez mais legal.

Pensa aí, com sinceridade, só estamos nós – quanta coisa você já fez, quanto já aconteceu com você nesses 28 anos? Bastante. Não tudo, é claro. Mas não foi pouco, não. Você que, como boa canceriana, é tão apegada ao passado, não precisa nem fechar os olhos pra saber que já viu, ouviu, sentiu e viveu muita coisa – muito boa, muito ruim. Mas viveu. Amou tanto. Correu atrás de tanta coisa, algumas que você alcançou, outras que correram de você. E tudo foi intensamente. E tudo sempre valeu a pena. E com tudo você aprendeu tanto. Você sabe, menina, você sabe.

Eu sei, eu sei… É muito estranha essa sensação do tempo que vai indo. É estranha porque mostra o quanto somos frágeis. E que toda essa vida, tão significativa pra você, um dia acaba. Aos poucos se vai morrendo, se morre todo dia, as pessoas vivem repetindo isso toda hora. E você nem sabe quantas vezes ainda vai poder fazer brigadeiros pra comemorar os seus anos ( mesmo que pudesse, não ia querer saber ). Mas é essa sensação, a de que a vida passa e precisa ser vivida, que a tem feito agarrar-se a sua com todos os dedos, e não deixa você desistir. Você tem, sim, uma tendência a gostar de um tom meio trágico e sofrido pra pintar os seus dias, minha cara. Mas já faz tempo que você gosta de viver ( e hoje não é dia de lembrar dos tempos em que você não gostava ). Então, levante a cabeça e me encare nos olhos. A sua maior conquista é essa – eu, euzinha aqui, essa imagem que você vê no espelho, sou a pessoa mais importante do mundo pra você. Não importa o quanto você precise me maltratar, ou me sufocar, ou me ignorar, ou me deixar arrasada pra continuar seguindo, eu sei que você me ama e tem feito o melhor pra cuidar de mim. E me ama por tudo que eu sou. Esse é o seu maior presente. Eu sou ainda jovem. E estou VIVA. Muito viva. E, só pra você saber – estou só começando.

Como tem acontecido nos últimos anos quando o seu aniversário se aproxima, você viveu dias difíceis, dificílimos nas últimas semanas. Está cansada, meio triste, decepcionada, está querendo sumir. Amanhã você pode lembrar disso tudo de novo, ou pode esquecer, a decisão é sempre sua. Mas hoje, não. Hoje não pode. Hoje você vai descansar e curtir o carinho de quem a ama, vai acreditar nas coisas boas que lhe forem ditas, vai sorrir, cantar, vai respirar esse dia especial e fazer ele limpar seus pulmões. E vai cuidar bem de mim, porque eu mereço.

Todo dia você faz um aniversário, todo dia é uma chance, um presente. Mas hoje, dia 4 de julho, é dia de celebrar o tempo que passou, sim, mas principalmente o tempo que há de vir. Sobre esse, você pode e vai fazer muita coisa ainda. E a primeira a cumprimentá-la por isso vou ser eu. Parabéns!

Quero dedicar-lhe uma canção. Você, que pensa cantando, vai gostar de cantá-la enquanto lê. Depois, vai colocá-la pra tocar, de preferência na velha vitrola ( só pra não perder essa cor saudosista que você tanto ama ), e vai senti-la, sozinha. E então, você vai saber por que a escolhi.

“Todos os dias quando acordo,
Não tenho mais o tempo que passou.
Mas tenho muito tempo:
Temos todo tempo do mundo.

Todos os dias antes de dormir
Lembro, esqueço como foi o dia.
Sempre em frente…
Não temos tempo a perder.

Nosso suor sagrado
É bem mais belo que esse sangue amargo.
E tão sério…
E selvagem.
Selvagem.
Selvagem.

Veja o sol dessa manhã tão cinza:
A tempestade que chega é da cor dos teus olhos
Castanhos.

Então me abraça forte!
Me diz mais uma vez que já estamos
Distantes de tudo…

Temos nosso próprio tempo.
Temos nosso próprio tempo.
Temos nosso próprio tempo.

Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes acesas –
Agora.

O que foi escondido é o que se escondeu,
E o que foi prometido ninguém prometeu,
Nem foi tempo perdido:
Somos tão jovens…
Tão jovens…
Tão jovens. ”

( Renato Russo )

Parabéns. Se tudo o mais lhe faltar, conte comigo. Seja sempre, sempre jovem. E sempre VIVA.

PS´s:.
* Parabéns a todos os que dividem esta data de aniversário tão chique comigo: Fabi, Mônica, Anderson, Mariza, Roberta, Claudionor e Júlia. Tudo gente boa, da melhor qualidade. Parabéns mesmo, de coração. 🙂

23 comentários sobre “O RECADO DA MOÇA DO ESPELHO NO DIA 4 DE JULHO ( OU, UM POST ESQUIZOFRÊNICO )

  1. Não somos amados por sermos bons. Somos bons porque somos amados. Nunca conheci ninguém que me provasse o quanto essa frase é verdadeira qto vc.

    Não tenho nem palavras pra dizer o quanto desejo que vc seja feliz… Sei que será.

    Apenas quero deixar o meu abraço, o meu beijo, o meu carinho nessa data tão especial pra mim, pra todos que te amam e principalmente pra vc.

    Vc tem razão… Vc está VIVA. E toda essa vida dentro de vc contagia. Feliz de quem tem a oportunidade de conviver com vc, e merecer o seu carinho. Sou privilegiado por ter te conhecido! Vc é uma pessoa iluminada. Que bom que entendeu isso.

    Feliz aniversário, Karina querida. Com todo amor desse mundo. Seja feliz hoje e sempre.

    Bjo e abraços intermináveis…

    Ful

    Curtir

  2. Parabéns Mafalda!!!!
    Que texto emocionante, lindo e totalmente verdadeiro: o parabéns mais importante tem que vir da pessoa mais importante nessa nossa vida, que é sempre a gente mesmo…
    E agora aproveite, porque seu inferno astral passou, tudo vai ficar muito melhor…rs…

    Beijocas

    Curtir

  3. Sabe de uma coisa, Karina? Eu me emocionei! Acho que vc adquiriu com o tempo ou eu com o tempo de leitura de seus textos, o dom de me emocionar. Querida, mesmo estando tão distante, queria te dar um abraço bem apertado e carinhoso e te desejar, assim, ó, toda as alegrias do mundo. Acho que vc é uma Mafaldinha crescida muito linda, sempre a pontuar com carinho e ternura a vida, o mundo e os que te cercam.

    Digo: sinto intensa alegria por te saber VIVA, PESSOA e tão GENTE e PRESENTE neste mundo nosso.Ah, não me esquecerei: FELIZ 4 DE JULHO! Beijos e muito carinho. Gratidão por vc existir.

    Mafalda

    Curtir

  4. Karina, eu gostaria de lembrar os versos de uma outra canção do Renato Russo:

    “Vamos vivendo
    E o que disserem
    Os nossos dias serão para sempre”

    Os momentos que você viveu, as pessoas que você conheceu e com quem compartilhou medos, paixões, sorrisos e lágrimas, as auroras que você testemunhou, as saudades, os sonhos, as palavras: todos esses momentos estarão guardados para sempre em algum lugar dentro do seu coração. Por isso, neste dia especial, desejo a você, Karina, que seu coração esteja repleto de momentos especiais. Porque eu sei que você estará guardada no coração de muita gente fina, elegante e sincera. 🙂 Um beijabraço!

    Curtir

  5. meninaaaaaaaaaa, q saco, teu telefone tá impossível hj!!!!!!!!!!!!!!!!

    eu só ia dizer que te amo e q vc é a melhor amiga q eu já tive na vida, eu te amo demais!!!!!!!!!!!

    bjo bjo, ju

    Curtir

  6. Menina, chego com um pouco de atraso, mas ainda tem um pedacinho de bolo para mim? Muto bom ter conhecido você. Parabéns pelo seu aniversário. Era isso que eu iria te dizer sobre uma das utilidades do orkut. Estava lá há dias me avisando dessa data.
    Mas com esse post não é segredo para ninguém. Beijos, minha linda!

    Curtir

  7. Karina, aquele brigadeiro tava uma delícia, com certeza o melhor que já comi, combina com vc, uma das melhores pessoas que já conheci… Vc merece tanto carinho. :))))

    Bjo, te adoro de montão.

    Curtir

  8. Ei, passei aqui só para te dar parabéns! Meio atrasada, mas só cheguei agora. O ano começa agora pra você, nesse dia. Te desejo um novo ciclo cheio de coisas ainda melhores do que todos os outros.
    Feliz Aniversário!
    Um grande beijo.

    Curtir

  9. Miguinha linda, parabéns de novo!
    Foi ótimo a gente ter conseguido te ver, abraçar, sentir todo seu carinho, e claro, desejar felicidade, sempre, porque você merece, e que bom que sabe disso.:-)
    Dorocê, muito, muito.
    Beijos.:-*

    Curtir

  10. Olá Mafalda, primeira vez que venho aqui, cheguei aqui através do blog “Ponto G. Emini”, e justo no seu niver.

    Muitas felicidades para vc nesse dia super especial que na verdade já foi, né?

    Eu amo Renato Russo, mas no meu niver sempre me lembro de 2 versos de uma música que acho que é do Dalto, “A lua e eu”, e di assim: “Quando olho no espelho, estou ficando velho e acabado…”, mas na verdade eu canto a música brincando pq não me sinto nem um pouco velha.

    Beijoss pra vc !!

    Curtir

  11. Oi, Karina!! Estou de volta à querida comunidade blogueira. Antes de mais nada, quero te desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO (com um atraso de dois dias) e dizer que te quero muito bem e que faço votos de que tua vida seja permeada de realizações, saúde e muita paz. Agora, me conta uma coisa… caramba, que história foi aquela que você contou no Ponto Gemini?? Fiquei arrepiado. Também acredito muito nessas coisas e vivi uma situação parecida, onde um primo de um amigo meu contou muito sobre um possível futuro meu… coisas que REALMENTE estão acontecendo hoje em dia!! Um grande beijo, gatinha. Tudibão procê… sempre.

    Curtir

  12. Karina querida,
    Como disse no e-mail, uma das minhas especialidades é dar parabéns em dias trocados, ou antes ou depois…e olha que seu aniversário é no mesmo dia do meu irmão…
    Que posso te desejar??
    Seja sempre esse encanto de criatura!!
    Aceite meus mais sinceros desejos de TUDO DE BOM!!!
    Beijos muitos

    Curtir

  13. Linda! Parabéns! (Assim meio fora de data mas acho q ainda vale…) Desejo a vc felicidade, sucesso e coragem pra lutar! Que vc receba coisas lindas e boas na sua vida, e que as não tão boas sirvam pra vc valorizar ainda mais as primeiras… Que vc esteja cercada de amigos, de bons e ótimos amigos… Enfim… aqui vai um beijo com um monte de sentimentos bons pra vc! Feliz Aniversário, Kari!!

    Curtir

  14. Mafalda querida! Não vou nem começar a te contar. O caso com o Chico foi uma piada que fiz. Ele estava jantando a três metros da gente. Ele não ouviu, é claro, e nem era para ter ouvido. Mas rimos loucamente. Depois eu conto.

    Curtir

  15. Karina,adorei seu blog..vejo que eh mto popular, irei sempre dar uma passadinha por aqui;)
    Gostaria de saber o email do rapaz chamado SINDICO pois tenho interesse de falar com ele sobre esse tal amigo do primo dele.
    Por favor mande resposta,preciso muito.
    Obrigada
    bjus

    Curtir

Deixe um comentário