ORAÇÕES

ORAÇÕES

Tenho estudado e pensado bastante sobre a fé e os seus mistérios ultimamente. E descobri que, todas as vezes que falei com Deus ou alguma espécie de força abstrata na vida, não foi em forma de rezas prontas. Talvez porque nunca fui católica, talvez porque não conheça muitas rezas, elas não façam sentido pra mim. Nada acontece comigo quando repito coisas, mas quando sinto e penso profundamente sobre elas. Sempre que fiz uma prece, preferia falar de mim e do que acontecia comigo como quem fala com um amigo, com um pai, com uma irmã. Pra mim, isso essencialmente é fazer uma oração.

Porém, alguns momentos são confusos e distantes. E não há como verbalizar coisas que estão acontecendo na inteligibilidade dos sentimentos, das sensações, das dores e alegrias. E não há quem não precise de palavras. Nessas horas, é bom ler algumas orações que outras pessoas escreveram, porque nelas fica claro o que estava escuro antes.

Nem toda oração é religiosa, mas sempre traz algo de sagrado. Algumas dizem respeito aos homens, outras são feitas de nós para nós mesmos, outras vêm de inspirações divinas e inexplicáveis. Algumas orações para mim ficaram, por eu ter conhecido em momentos especiais da minha vida em que não conseguia dizer nada com minha própria voz, minhas próprias palavras.

A primeira delas, a oração da Gestalt, conheci quando fazia Psicologia. Perls foi um estudioso da alma humana, tal como Freud, Jung ou Skinner. E desenvolveu uma versão interessante da Psicanálise, que ele chamou de Psicologia da Gestalt, onde a maior intenção é buscar o equilíbrio entre o que vem de dentro e o que se apreende de fora – a homeostase. Ele sintetizou algumas de suas idéias nesta oração, que é mesmo entoada como se fosse um preceito religioso, que, segundo ele, deveria reger essa coisa esquisita que é a relação entre os seres humanos. Exatamente porque o conteúdo da Oração da Gestalt é de suma importância, de fácil compreensão, mas de difícil assimilação… Já a repeti muitas vezes na vida, em silêncio, para aquietar minha mente. Em muitos momentos ela me soou agressiva, mas hoje não consigo imaginar algo mais sereno, tranquilo e verdadeiro.

Oração da Gestalt
Frederick Perls

Eu faço minhas coisas, e você faz as suas.
Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver as minhas.
Você é você, e eu sou eu.
E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo.
Se não, nada se pode fazer.

Por falar em serenidade, a Oração da Serenidade, clássico símbolo de organizações como os Alcoólatras Anônimos e o Al-Anon, é tão doce quanto triste. Nessas palavras, escritas por Reinhold Niebuhr, há muita verdade. Essas quatro coisas – mudança, coragem, serenidade e sabedoria – junto com a saúde, são o que garantem uma vida mais ou menos aceitável. Tenho muito respeito por organizações como o A.A.. E mais respeito ainda pelo que significou pra mim conhecer a Oração da Serenidade.

A Oração da Serenidade
Reinhold Niebuhr:

“Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar…
Coragem para mudar as coisas que eu possa…
E sabedoria para saber a diferença.”

Essa foi a oração que aprendi quando criança. Ela diz tudo. Mas aqui está de um outro jeito… Recontada pelo Rubem Alves.

Pai Nosso
Rubem Alves

Pai… Mãe de olhos mansos.
Sei que estás invisível em todas as coisas.
Que o teu nome me seja doce, a alegria do meu mundo.
Traze-nos as coisas boas em que tens prazer:
o jardim, as fontes, as crianças, o pão e o vinho,
os gestos ternos, as mãos desarmadas, os corpos abraçados…
Sei que desejas dar-me o meu desejo mais fundo, desejo cujo nome esqueci…
Mas tu não esqueces nunca. Realiza, pois, o teu desejo para que eu possa rir.
Que o teu desejo se realize em nosso mundo,
da mesma forma como ele pulsa em ti.
Concede-nos contentamento nas alegrias de hoje,
o pão, a água, o sono…
Que sejamos livres da ansiedade.
Que nossos olhos sejam tão mansos para com os outros
como os teus o são para conosco.
Porque se formos ferozes não poderemos acolher a tua bondade.
E ajuda-nos para que não sejamos enganados pelos desejos maus.
E livra-nos daquele que carrega a morte dentro dos próprios olhos.
Amém.

E quando nenhuma prece, nenhuma oração diz o que eu queria dizer… Descubro que certas coisas não precisam ser ditas. E então, canto…

“Como eu não sei rezar… Só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar…”
( Renato Teixeira )

EXPEDIENTE

* Como sempre acontece quando eu quero que ele funcione bem, meu contador me deixou na mão. Não é toda vez que funciona, deixando de marcar a maior parte das visitas e sumindo de vez em quando da barra aí do lado. Mas vamos deixar rolar, e continua valendo o trato – o visitante 25 000 deixa um comentário e me manda um email… E recebe em casa ou pessoalmente um presente surpresa. 🙂

27 comentários sobre “ORAÇÕES

  1. Orar é realmente algo que me leva até as profundezas mais obscuras e desconhecidas de minha alma. Gosto de fazê-lo ouvindo música, trancada no quarto olhando o sol se pôr. Acho que é o momento do dia onde eu tenho mais clareza de meus sentimentos. Também não gosto de preces prontas, e mal sei o “Pai Nosso” inteiro. Acho que cada um tem coisas diferentes a dizer. Engraçado, só comecei a rezar devido a morete de alguém que eu amava muito, e encontrei ali o alívio que precisava! Muito lindo esse seu texto! Um Beijão!

    Curtir

  2. Oi! Comecei a visitar o blog por acaso um dia desses e já virei frequentadora assídua! =) Gosto mto do q vc escreve! Especialmente agora, que eu tô numa fase meio de “revisando a minha vida” e os textos têm me ajudado um bocado!
    Achei a oração do gestalt muito forte! Gostaria de saber um pouco mais sobre isso. Tem alguma leitura (site ou livro mesmo) q vc recomende?
    Um abraço e parabéns pelo blog! =D
    Thais

    Curtir

  3. Belíssimo, simplesmente belíssimo…Parabéns mais uma vez. Vi seu comentário lá no Diário, agardecendo a citação ao seu blog. O que é bom tem que ser lido. Espero que não tenha ficado chateada pela imagem que tirei daqui. Devia ter falado antes com vc. Desculpe-me.beijos e bom domingo.

    Curtir

  4. AMEI, AMEI, AMEI!
    Karina … Você escreve bem sobre qualquer assunto!
    Quanto ao concurso, será que tem mesmo que ser 25000? Será que não pode ser outro número redondinho, como 24600?
    Beijos!
    Sara

    Curtir

  5. É miga, Deus nos ouve mesmo qdo não há palavra em nossas bocas e gargantas, ele sabe do q precisamos antes q nós mesmos percebamos. Sei lá, seria possível acha que somos fruto do “acaso”? Não consigo me ligar a essa hipótese.
    Beijocas qrida!
    Ah e tomara que eu seja a 25 mil dessa vez, vou buscar os presente aí he he he.
    Beijocas!

    Curtir

  6. Lindo post…
    Gosto de todas essas orações que vc citou, especialmente a da serenidade, que é mesmo muito profunda.
    Acho mto legal vc estar reencontrando esse caminho da espiritualidade, eu sabia que uma hora dessas isso ia acontecer. Escreva mais sobre isso, acho que vai fazer bem pra vc e pra quem tiver o previlégio de ler.
    Bjo, querida, saudades… Espero que vc esteja bem e sorrindo docemente, como sempre faz. 🙂

    Curtir

  7. Olá, Mafalda..Tudo em homeostase?
    Seu post, na verdade, já é uma oração. Talvez não só para Deus, como reflexão, mas para as pessoas que estão buscando-O. Este texto, especialmente, teve um sabor de mel. Bom reler a o Oração da Gestalt.. Sim, o Todo é maior que a soma das partes. Beijo. Beto.
    P.S. Vou orar a Deus, para que Ele continue guiando suas mãos, para que vc escreva, com pitadas dEle, estes textos extraordinários…

    Curtir

  8. Olá querida, tenho andado em falta com Meu Amigo, e comigo mesmo. foi bom parar um pouco para fazer uma leitura dessa, onde as todas as palavras são bem colocadas.
    Te amo amiga!
    Que Deus abençoe hoje e sempre.
    Beijos.

    Curtir

  9. Orar pra mim também é isso, conversar com Deus.Assim nós podemos sentir o que a gente fala realmente, não apenas decoramos palavras e as falamos sem entender.
    Gostei do seu post, apesar de estar orando muito, tô me sentindo abandonada por Deus sabe, mas tudo bem.
    Amei a oração do Gestalt, vou copiar e refletir bastante, pois diz tudo que eu precisava ter sabido há algum tempo atrás….

    Curtir

  10. Orar, rezar, é isso.. conversar. Se eu faço uma reza pronta, penso a respeito, e aí sim as coisas acontecem comigo. Mas estas outras formas de oração tem o mesmo ou ainda mais valor. O importante é o reflexo da mesma, em você e nos que te rodeiam. Sim, porque achar que uma oração é bem-sucedida quando conseguimos para nós o que pedimos, é pensar egoistamente. A oração que traz maior e mais nobre benefício é a que vale. A maioria das orações são egoístas, e se não são atendidas, pode ser que alguma outra, de alguma outra pessoa em algum outro lugar, que seja contrária a sua, esteja sendo atendida. A tristeza de uns é a alegria de outros. Amém.

    Curtir

  11. Acredito que há várias formas de se entrar em contato com a espiritualidade.. E a Arte também deve se prestar a isso.. Música, literatura são modos muito louváveis de se cultivar uma religiosidade própria. =)

    beijo, querida.

    Curtir

  12. Decididamente, em tempos de individualismo e consumismo exacerbado, a palavra de ordem parece mesmo projeção. Temos a insuportável mania de estabelecer um roteiro para as pessoas que encontramos. Mas ninguém é programável. As personagens do mundo real têm vida própria e depois nós sofreremos com esta contestação.

    Curtir

  13. Qual a maior força da oração senão a sinceridade com que ela é orada?… A sinceridade, às vezes, significa admitir que não temos as palavras certas para encontrar nossa paz. Às vezes, significa externarmos o que temos de mais angustiante – é o que nos reconfortará…
    Lindo tudo isso que você escreveu!
    Beijo!

    Curtir

  14. Mafalda crescida, de quem eu não sei o noem,
    Estive aqui semana passada e li esse post, fiquei pensando na oração de Cáritas, que acredito me ajudar muito. Não sei se voce já a conhece, de qualquer modo, quero dividi-la com você. Um beijo,
    Felicia:
    ORAÇÃO DE CÁRITAS

    Deus nosso pai que sois todo poder e bondade; daí a força àqueles que passam pela provação; dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

    Deus, dai ao viajor a Estrela Guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

    Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, a criança o guia, ao órfão o pai.

    Senhor, que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
    Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé.

    Deus:
    Um raio, uma faísca do Vosso amor pode ilumonar toda a Terra;
    deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e
    todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.
    Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, e como um grito de reconhecimento e de amor.

    Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, Oh Bondade, Óh! Beleza, Óh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Misericórdia.

    Deus:
    Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós;
    dai-nos a caridade pura, dai-nos a Fé e a Razão, dai-nos a Simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a vossa imagem.

    PS.: Descobro o nome: Karina, um beijo pra voce.

    Curtir

  15. Eu tb aprecio as orações, mas não as que se faz em caráter religioso, mesmo pq, não sou devoto de nenhuma crença de tal espécie.
    Mas concordo com Pitágoras: “Não sou sábio, mas amigo da sabedoria”.
    Gosto de ler coisas inspiradoras, que nos levem a agir e corrigir nossas imperfeições. 🙂

    Beijão. :-***

    Curtir

  16. Primeiramente tenho de dizer que amo esse nome ”Mafalda”, pq adoro a Mafalda do Quino. Tenho de confessar que achei seu blog ao procurar pessoas que conhecessema lgo do rubem Alves, portanto, nao tive tempo de ler seu blog. Mas vendo que vc conhece o rubem, gostaria de lhe fazer um pedido/convite. Estou tentando melhorar o 22verbete22 do rubem na Wikipedia, porem seria otimo ter mais maos trabalhando ali. O verbete ta feito, mas, sem desmerecer quem o fez, estah pobrinho, nao reflete a grandeza do rubem. Sera que vc poderia dar uma maozinha? Acho que o prjeto da wikipedia e’ genial e o verbete do rubem pode ser uma forma de divulga-lo mais. (Nao que ele precise), mas como admiradora dele ha anos, eu adoraria ver aquele verbete ter auma qualidade digna do escritor.
    Obrigada, desde ja!
    O link eh este:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rubem_Alves

    Curtir

  17. ORAR A DEUS FAZ PARTE DA VIDA, QUEM NÃO ORA, NÃO ENCONTRA FORÇAS PARA SOBREVIVER, E, NÃO SE DIGA QUE HÁ NECESSIDADE DE QUE SEJA NUM TEMPLO, POIS, PARA DEUS NOSSO CORAÇÃO É O MAIOR TEMPLO DO MUNDO!…INFELIZMENTE, A MAIORIA DAS PESSOAS SOMENTE BUSCA O DIVINO NAS HORAS TRISTES E PERDE A FELICIDADE DE UM EXTÂSE ESPIRITUTAL; A FELICIDADE VEM ATRAVÉS DA FÉ, É FÁCIL SER FELIZ, BASTA TER FÉ, FÉ NA VIDA, FÉ QUE TUDO VAI PASSAR, AS PIORES TEMPESTADES SÃO O PRELÚDIO DE DIAS MELHORES, TUDO PASSA, APENAS, NÃO PODE PASSAR A NOSSA FÉ EM DEUS!…EU GOSTO DE ENCONTRAR-ME COM DEUS NAS MATAS, NAS PEDREIRAS, NOS CAMPOS, NO PERFUME DAS FLORES, NA BELEZA DAS ESTRELAS ENFEITANDO UMA NOITE DE LUAR, É TÃO SIMPLES SER FELIZ, MAS, NÓS COMPLICAMOS TUDO PORQUE SEMPRE COLOCAMOS A NOSSA FELICIDADE EM TER AO INVÉS DE SER. ABRAÇOS A TODOS, BEIJOS A TODOS, POIS, PRECISAMOS TODOS NOS REENCONTRARMOS COMO SERES HUMANOS, É SÓ ISSO QUE PRECISAMOS PARA SERMOS FELIZES, NADA MAIS, O RESTO DEUS JÁ NOS DEUS.PAZ E AMOR ESTEJA EM SEUS CORAÇÕES A CADA MINUTO QUE DEUS VOS CONCEDE PARA SERDES MELHORES!

    Curtir

  18. Deixo aqui minha contrubuição em oração de gratidão:

    ”Com sua luz querida
    O sol clareia o dia,
    E o poder do espirito,
    Que brilha em minha alma,
    Dá forças aos meus membros.
    Na luz dosol , oh Deus,
    Venero a força humana,
    Que Tu, bondosamente ,
    Plantaste em minha alma,
    Para que eu possa estar
    Ansioso em trabalahar;
    Para que eu possa ter
    Desejo de aprende.
    De Ti, vêm luz e força .
    Que para Ti refluam
    Amor e gratidão”
    Rudolf Steiner

    abraços Tânia

    Curtir

Deixe um comentário