OS MOÇOS

Peço licença pra mais um post lambe-lambe… É que tem certas coisas que não devem deixar de ser ditas… E melhor ainda se forem escritas. 🙂

Ter amigos moços foi uma coisa que eu aprendi como é bom muito tarde, infelizmente. Minha vida foi cercada de mulheres por quase todos os lados, e poderia ser assim até hoje. Magistério, Psicologia, trabalhando em escola, envolvida com instituições femininas… Só dá mulher. E por um bom tempo, eu achava que era desafio demais pra minha cabecinha tentar manter a amizade com um moço sem que eu o tivesse desejado sexualmente antes ou depois de uma boa conversa. Aquela briga do Harry e da Sally, que eles mantiveram por anos e anos, eu também tinha comigo mesma: será que homens e mulheres podem ser amigos? Ele achava que não. Ela achava que sim… E eu não sabia o que achar. Até que experienciei. E foi então que eu vi a luz…

Boba que eu era… Muito boba. As mulheres, bem ou mal, se entendem perfeitamente, mesmo sem que nada precise ser dito ( e ainda assim falamos demais ). Mas os amigos homens… Ah, esses são adoráveis, e quando a gente acha um, pode entender as outras pessoas ainda mais profundamente.

Uma vez prometi que falaria sobre eles… E hoje, que tive tantas notícias ótimas dos meus amigos, achei que era a hora.

Então, lá vai a listinha. Hehe.

ALGUNS TIPOS DE AMIGOS HOMENS

* IRMÃOZÃO
Vivido, mais velho, experiente… Ele cuida de você como um irmão cuida de uma irmã. Se preocupa, leva você ao médico numa emergência, indica o mecânico, ensina você a dirigir. Ele dá toques sobre algo que você está fazendo errado, não deixa você dar vexame bebendo demais, escuta suas histórias com atenção, e depois ainda dá o conselho certo. Dá bronca e puxa a orelha quando é necessário. Observa e participa da sua vida, e comemora cada coisa que você faz de legal como se fosse com ele, com o sorriso e o coração aberto. É uma amizade linda e duradoura, que você tem a impressão que sempre existiu e sempre vai existir, como um laço de sangue… Pelas veias da alma. Um queijo holandês e uma garrafa de vinho pro meu amigo irmãozão.

* BACKUP
Esse é aquele que você tem certeza que seria um ótimo homem da sua vida – se ele fosse o homem da sua vida. Vocês se dão bem, conversam, rola um certo climinha sexualmente tenso de vez em quando, mas por alguma razão, vocês nunca se beijaram ou fizeram outras coisas que sugerissem que entre vocês havia mais que uma amizade. Ele é alguém com quem você poderia se dar bem eternamente. Então, vocês combinam – se um dia cansarem de bater cabeça, e ambos estiverem sozinhos… Vão ficar juntos e realizar todos aqueles planos adoráveis de casal e filhinhos que todos nós fazemos. A vida é muito mais tranquila quando se tem um backup afetivo… E só uma amizade muito limpa e forte permite tamanha liberdade de ir e vir em terreno minado com a maior tranquilidade do mundo. Um beijo no cantinho da boca pro meu amigo backup.

* O AMIGO RELÓGIO
Pra todas as horas. Esse é aquele pra quem você conta tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo… E se é assim, é porque ele é confiável, discreto, compreensivo, sincero e tem um carinho imenso por você, quase tão grande quanto o que você tem por ele. Ele pergunta sobre o seu dia, e ouve tudo com atenção, fazendo parte desses pequenos pedacinhos do cotidiano. Talvez ele seja a pessoa com quem você mais converse na vida, mesmo quando você não quer falar com mais ninguém. Uma presença angelical… Como um anjo, ele brilha por perto sem ofuscar, dá segurança. Um ingresso de cinema pro meu amigo relógio, junto com um agradecimento enorme por ele estar sempre “on line” quando eu preciso… E quando eu não preciso também.

* O FALADOR
Esse é ótimo, porque conta pra você tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo… Através dele, você consegue compreender um pouco mais sobre como funciona o cérebro, a alma e o corpo masculinos, e sobre a verdade por trás das cervejas e jogos de futebol. Aos poucos, ele ensina que as diferenças são legais, e só acrescentam. Geralmente é aquele que vai ter uma namorada ciumenta de tempos em tempos, e que naturalmente se afasta… Mas volta. E é como se não tivesse ido… Um sorriso bem largo pro meu amigo falador.

* O FOFO
Com esse, o carinho, em algum momento, se expressou de forma física. Tem colinho, tem carinho no cabelo, tem abraços e beijinhos, tem contato. Quando você está carente, é nele que você pensa. Ele já viu você de pijama, ele já viu você doente, ele já deu dura em namorado sem-vergonha seu. Rola um amor profundo, amor de amigo mesmo. Essencialmente solitário, ele gosta de admirar você, e sempre tem um elogio guardado na manga pra dizer quando você se acha a lata de lixo do mundo. E é por isso que você não imagina sua vida sem essa criatura. Um abraço apertado pros meus amigos fofos.

* IRMÃO DE VERDADE
Eu tenho dois irmãos. Um deles é um irmão. O outro, além de irmão, é meu amigo. E é tão bom quando você pode confiar em alguém que convive tanto com você e te conheçe tão bem… Alguém que você viu nascer, que te ensina tanto e pra quem você pode se desnudar sem se sentir invadida ou julgada. E ainda assim afirmar, com toda certeza, que se você pudesse ter escolhido a sua família… Ele seria o seu irmão novamente mil vezes se precisasse. Um coração cheio de amor pro meu irmão, que além de irmão, é meu amigo.

* O AMIGO COLORIDO
Essa é uma situação delicada. Com esse, já rolou beijo na boca, amasso… Talvez até sexo. E poderia continuar rolando… Só que ele não é seu namorado, e nem pode ser, algo não cola. É amigo mesmo. Não se trata de alguns tipos de homens que se fazem de amigo só pra pegar você numa hora em que você se sente fragilizada, e depois do sexo, jogam a amizade no lixo com grosserias e indiferenças ( não que seja ruim transar por transar – tudo tem sua hora. Mas tem gente que não joga limpo e isso é um horror ). Pois bem, o amigo colorido é um arco-íris num momento de breu. E não há por que se sentir mal com isso… Como eu ouvi uma vez… Beijar um inimigo é que não dá. Hehe. Portanto, um beijo na boca pro amigo que já foi colorido… E hoje é amigo monocromático, mas ainda assim, amigo.

* O PARCEIRO
Essa amizade é uma delícia… Ir ao cinema junto, visitar exposições, conversar horas sobre política e o sexo dos anjos, trocar livros, enviar músicas, trocar muitas idéias, trabalhar junto… O amigo parceiro é aquele da afinidade de idéias. E é tão bom saber que suas opiniões tem colinho neste mundo… Bom demais. Tão bom que quem tem, sabe… E quem não tem, devia ter pra saber. Uma piscadinha cúmplice e charmosa pro meu amigo parceiro.

* O ADORÁVEL SEM-VERGONHA
Se ele pudesse, te agarrava. Aliás, ele te lembra o tempo todo que ele é homem, e você é mulher. E que vocês são amigos só enquanto você quiser, pois caso contrário, ele poderia ser seu objeto sexual tranquilamente. Ainda assim, ele é seu amigo, e respeita você. Deixa você cuidar dele, aceita suas broncas, protege você no estádio de futebol, te leva pra comer pastel na feirinha do Pacaembú, te chama no meio da noite quando tem crise renal… E, mesmo morrendo de dor no banco do carro ao seu lado, não perde a chance de dizer que você tem pernas lindas, hehe. Então… Um sonho erótico pro meu amigo sem-vergonha.

* AMIGOS ITINERANTES
Tem muitos outros. Virtuais, reais, distantes, frios, grosseirões, colegas de profissão, amáveis, educados, ex-namorados, namorados das amigas, parentes, queridos da mamãe, gente que eu conheço pouco e que eu conheço muito, amigos de verdade e de mentira, não importa. Sou feliz por vocês existirem e me darem espaço em suas vidas. Obrigada por tudo, hoje e sempre.

E só pra constar, hoje eu sei quem tinha razão, se era Harry ou Sally. Homens e mulheres não só podem como devem ser amigos. É por essas e outras que a vida vale a pena. 🙂

32 comentários sobre “OS MOÇOS

  1. Eu queria poder saber escrever assim pra te dizer o que vc significa pra mim… E provocar em vc a mesma emoção que eu senti agora. Eu tb não acreditava em mulher nenhuma, até conhecer vc. Obrigado pelas partes que me tocaram… Eu amo vc demais, amor de amigo, antes de qqer outra coisa.

    Bjo, vc é um anjo na minha vida.

    Curtir

  2. Ah, eu tenho amigos homens e são demais!!!

    Uma vez, eu e um desses amigos, tentamos namorar.

    Mas, era tudo estranho…. éramos(e somos) amigos demais; parecia que estávamos cometendo um pecado.

    Fizemos um pacto: passar uma borracha em cima do episódio e nunca mais tocamos no assunto. Somos amigos até hoje.

    :o)

    Beijos

    Curtir

  3. meu melhor amigo na verdade é uma amiga… eh muito bom ter amigas, eh diferente, mas eh bom mesmo assim. acho q com minhas amigas eu sou meio amigo sem vergonha HUAHUA. mas vc eh minha amiga virtual, mas tão querida como se estivesse aqui junto comigo, me explicando como fuciona tudo e todos. pra minha amiga virtual, tudo de bom! hoje e sempre.

    Curtir

  4. Kari, é o seguinte – eu sou sem vergonha e adoraria ser seu objeto sexual, vc acertou na mosca ehehehe. não nego q morro de curiosidade pra saber como seria eu e vc, por isso eu até concordo com o cara do filme, acho difícil amizade de homem e mulher sair ilesa de T, nem q seja de leve.

    mas reconheço o tipo de pessoa que vc é, especial mesmo, e sei que se td mundo falhar, vc não falha. nunca conheci alguém assim como vc, tão boa de coração, tão doce e tão generosa, e digo com o orgulho lá nas alturas q eu sou sim seu amigo, e serei enqto vc me quizer por perto. obrigado por td q vc fez por mim este ano, qdo eu me senti só vc veio e me ajudou, eu não vou esquecer disso. pode contar comigo pra sempre.

    valeu o post… fiquei emocionado. :*********

    ainda tô sem pc, mas vejo que nada mudou… o Fúlvio continua babaca… e eu vou continuar mandando um beijo ardente pra Carlinha. vou tentar voltar aqui mais vezes nessa correria toda.

    Bjo de quem te adora, e está morrendo de saudade de vc.

    Curtir

  5. Meu melhor amigo chamava-se Kiko. Nos conhecemos qdo eu tinha 12 anos. Aos 20 e poucos nos casamos. E tivemos uma filha linda. Depois de 6 anos casados, nos separamos. Dois meses depois, eramos, novamente, os melhores amigos. E assim fomos, até o dia que ele faleceu. Continua e continuará sendo, sempre, meu melhor amigo. Eternamente.

    E ele era um condensado de todos “estes amigos”…

    Bjs

    Curtir

  6. Karina,

    do focando até aqui, um pulo.

    Adorei conhecer sua casa, estarei sempre por aqui, tá?

    Sempre tive amigos homens, porque não tenho irmãos: justamente alguns desses que você homenageou aí. Eles são realmente ótimos.

    Beijo. Dá uma passadinha lá na minha janela.

    Curtir

  7. Sabe… Lendo todos esses tipos de amigo me deu uma certa nostalgia de quando eu podia ter amigos… Agora estou noiva e qualquer contato com alguém do sexo oposto vira briga (mais da minha parte do que da parte dele). Pois é… Toda opção resulta em exclusões…

    Curtir

  8. Adorei o novo visual. E, olha, sempre tive mais amigos homens e sempre gostei de trabalhar com homens. Não sei te dizer um motivo. São tantos! Só sei q comigo aconteceu assim… os homens sempre estavam mais pertos e mais sinceros e amigos. Mas nem por isso deixei de ter uma lista de possiveis namorados. Esses não se encaixam nessa categoria nunca. bjos.

    Curtir

  9. Oi… desculpa por estar tanto tempo sem dar notícias, estou meio enrolado entre a faculdade eo trabalho, mais passei por aqui para dizer que é muito bom ser seu amigo,independente da classificação que vc queira me dar, é bom poder ter uma amiga que ouve e te enche de esperança, vc é a amiga maravilhosa Karina… um beijo e um grande sorriso para minha amiga ESPECIAL!!!!

    Curtir

  10. Lindinha, eu sempre me senti como você relatou no início do texto: achava muito difícil ser amiga de moços. Aí, o tempo passou. E eu fui ficando amiga dos ex (porque não conseguia deletá-los, forever, da minha vida) e de amigos de outras amigas. Acho que a convivência com eles é sempre muito gratificante, quando conseguimos manter aquela distância razoável, é claro… adorei o post. Simpático, aconchegante, doce como sempre. Beijoca e ótima semana para vc.

    Curtir

  11. Menina!!!!! Pense que eu amei esse post! Fantástico!!! Tenho vários, e amo meus amigos homens! Beijos, querida!

    Oiiiii Zé! Beijo ardente é? Adorei! Inda mais agora que eu tô bandonada e de coração partido… rss! Beijo pra vc tb!

    Curtir

  12. Eu tenho muitos amigos homens… trabalho na area da informatica então ja conheci a maioria dos tipos acima de amigos… vc soube explicar tudo que vejo durante o dia…

    Homens assim… com diversos jeitos de expressar a amizade.

    Só teve uma diferença meu amigo irmãozão virou meu namorado…

    Curtir

  13. Bravo. Acabei por encontrar este blog quando estava à procura precisamente do que queria dizer “amigo colorido”, algo que ouvi e não conhecia. As minhas melhores amizades são grandes amigas que ainda conservo. Acho que funciona bem também para os homens terem amigas. São as melhores conversas.

    Curtir

  14. Sim sou Homem sempre tentando entender as mulheres. Ainda assim adorei o texto acho que amizades podem ser tanto homens como mulheres so que ás vezes queremos tar com amigos e outras vezes sair com amigas ou ir beber café ou falar com uma delas, acho que se calhar são estados de espirirto. Quanto a questão inicial é excelente, de facto tambem tenho mais amigas que amigos. No final tambem mando abraço para todos os meu amigos incluindo ex-namoradas e pessoas afim, abraço para ti tambem e parabens pelo texto.

    Curtir

Deixe um comentário