JURAS DE AMOR

palavras.jpg

“Minha bem-amada
Quero fazer de um juramento uma canção
Eu prometo, por toda a minha vida
Ser somente teu e amar-te como nunca
Ninguém jamais amou, ninguém.”

Um amor não é feito só de sentimentos, e nem só de planos, e nem só de atos heróicos, e nem só de ações. Um amor, quando é bem grande, fica tão grande que precisa se tornar presente, precisa ser expressado e concretizado. Talvez porque todo amor, mesmo novinho, mesmo cheio de esperança de durar, sabe que é frágil e que pode acabar antes mesmo de conseguir renovar-se. E precisa deixar muitos sinais, muitas marcas para ser lembrado. Porque o sonho de todo amor, se não puder ser eterno, é ser assim: inesquecível.

“Assim como o oceano só é belo com luar
Assim como a canção só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem só acontece se chover
Assim como o poeta só é grande se sofrer
Assim como viver sem ter amor não é viver
Não há você sem mim e eu não existo sem você.”

E nada – nem flores, nem laços cor de rosa, nem presentes, nem olhares cúmplices… Nada combina mais com o amor do que palavras. As palavras e o amor foram feitos um para o outro. Quem fala só consegue ser realmente ouvido se falar com amor. E um amor só consegue ser completo se for dito… Em palavras. As palavras são provas concretas e quentes de que há um sentimento. Muita gente diz que palavras de nada valem se forem vazias, e têm razão. Mas na verdade, por mais que esteja cheia de amor, uma pessoa não pode ser compreendida se não demonstrar, se não falar do que sente – abertamente, francamente… Apaixonadamente.

“Eu sem você não tenho porquê
Porque sem você não sei nem chorar
Sou chama sem luz, jardim sem luar
Luar sem amor, amor sem se dar
Eu sem você sou só desamor
Um barco sem mar, um campo sem flor
Tristeza que vai, tristeza que vem…
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém.”

As palavras são volúveis, enganadoras e fáceis. Usadas agilmente, podem iludir tanto uma pessoa ao ponto de fazê-la ver o que não existe. Como um truque de mágica, uma ilusão, uma miragem. As palavras criam imagens e produzem uma fé tão forte que não há como não se deixar levar por elas. Ninguém consegue ficar indiferente a uma declaração de sentimentos, a não ser que as pessoas envolvidas e/ou o relacionamento estejam muito doentes. Palavras podem até mesmo criar sentimentos onde tudo estava seco, ou aniquilar tantos outros que estavam no auge em segundos. Elas podem reverter situações complicadas, e modificar o rumo de uma história… Só por serem ditas.

“Você tem que me fazer um juramento
De só ter um pensamento
Ser só minha até morrer.”

No caso das declarações de amor, a coisa se complica e de torna deliciosa um pouco mais. Porque há quem prefira não dizer palavra alguma sem ter certeza do que sente, porque não pode jurar em falso. E por isso, se cala. Acontece que os sentimentos não podem ser certos. E um amor sem palavras de amor fica murcho… Fica sem cor.

“Porque tu me chegaste
Sem me dizer que vinhas
E tuas mãos foram minhas com calma
Porque foste em minh’alma
Como um amanhecer
Porque foste o que tinha de ser.”

Não existe jura falsa, declaração mal dita, mentira… Se estamos falando de amor. Qualquer escrita ou fala inconseqüente merece perdão se veio de um coração apaixonado. Todas as poesias, todas as frases bonitas, todos os impactos… Tudo é permitido quando se gosta demais de alguém. Quem é econômico com as palavras provavelmente é econômico nos sentimentos. Eu, perdulária convicta, sempre gostei muito de ouvir todas as declarações de amor a que tive direito, e de dizer outras tantas de todas as maneiras que conseguir. Mesmo quando sabia que não eram verdade empírica, as palavras de amor me acalmaram… Me deram confiança… Tocaram meu coração… E me fizeram sentir uma felicidade imensa. E foi isso que ficou dos homens que eu realmente amei… Que me amaram.

“Se você quiser a lua
Eu lhe digo: tome, é sua
Porque eu fiz a lua pra você
Se você quiser a estrela da manhã
Amanhã mesmo
Eu pego e mando pra você
Por você todas as flores
Exibiram novas cores
Tudo pura inveja de você.”

Quando um amor acaba, a dor é grande, mas o tempo se encarrega dela e de todas as lembranças, até que aquela pessoa vire apenas uma imagem distante. O tempo apaga sinais, deixa fotos amareladas, leva embora o gosto do beijo, oferece outros perfumes. O tempo faz a memória esquecer de endereços, de caminhos, de traços do rosto, de jeitos de corpo, até mesmo de fatos. Mas as palavras… Essas ficam. As cartas, os lembretes na capa dos livros, os milhares de “eu te amo” ditos no auge de uma emoção, o cartão que veio com o buquê de flores… Esses não dá pra esquecer.

“Eu não sei tocar, mas se você pedir
Eu toco violino fagote trombone saxofone.
Eu não sei cantar, mas se você pedir
Dou um beijo na lua, bebo mel himeto
Pra cantar melhor.
Se você pedir eu mato o papa, eu tomo cicuta
Eu faço tudo que você quiser.”

Sem palavras, as emoções ficam tímidas e fracas, até que se escondem e minguam, porque ninguém pode adivinhar o que vai na alma de outro alguém. Alguns diriam que momentos sem palavras são mais ricos, mas um coração romântico discordaria veementemente. As palavras potencializam as sensações gostosas. Quem não se sentiu muito mais desejado quando ouviu “eu te quero”… Quem não se sentiu pleno quando ouviu “vou te amar pra sempre”… Quem não se sentiu forte quando ouviu “você é especial”… Quem não se sentiu brilhante quando ouviu “você está linda”… Quem não se sentiu tomado quando ouviu “você é meu”… Quem não se sentiu rendido quando ouviu “eu te amo”, pode discordar.

“Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.
Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.”

Preto no branco, é tudo balela. Sempre é um tempo que ninguém nunca viu pra dizer que existe. Amor é uma coisa que ninguém sabe o que é direito pra dizer que ama. Ninguém é de ninguém. Ninguém ( pelo menos ninguém saudável ) morre por amor. Muitas vezes não somos bonitos, nem maravilhosos, nem especiais – somos apenas pessoas comuns. Mas mesmo assim, é bom ouvir palavras de amor. Elas não garantem que o amor dure pra sempre, e nem que as coisas sejam belas… Mas fazem com que o sentimento se torne maior… E inesquecível.

“E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”

Ai, eu juro que tento controlar esses ímpetos sentimentalóides. Mas essa lua cheia não pede outra coisa a não ser romance. Então… Amém.

Trilha sonora e poética por Vinícius de Moraes

EXPEDIENTE
* Pessoas, prometo que assim que der dou notícias da professora… Ela mesma quer contar a vocês o que aconteceu de uns tempos pra cá, mas anda sem tempo. Ela agradece o interesse e o apoio. 🙂

Anúncios

51 comentários sobre “JURAS DE AMOR

  1. Querida, vc tem razão… Quem não se declara não pode ser ouvido, eu achei esse post tão lindo! Eu poucas vezes disse eu te amo, exatamente pq não tenho coragem, e com isso eu só ganhei a solidão e ver as pessoas irem embora por causa da minha teimosia. Sabe, eu queria ser assim como vc, sensível, meiga, romântica, mas não consigo, miga… Eu admiro tanto esse seu jeito tão sincero, tão realista e sábio, mas tb sonhador…Espero que o cara que vc escolheu já tenha entendido como a mulher que ele tem é especial e saiba te valorizar e dizer pra vc coisas lindas como essas que vc escreveu… Vc merece.

    Me liga, preciso conversar… E morro de saudades da minha miga e das nossas conversas diárias.

    Bjo!

    Curtir

  2. Ka:

    Espero que você se mantenha muito, muito perdulária com as palavras para alimentar e alimentar-se cada vez mais de amor, como sempre, romanticamente.

    Adorei!

    Curtir

  3. Adoro quando você escreve sobre o amor! O texto ficou lindo, lindo, lindo. Perfeito.

    Ah o amor! Eu sou dessas que adoram se declarar ao ser amado!!! E adoro ouvir declarações tb!

    Bjo pra vc, querida!

    Curtir

  4. O romantismo é um dom que cada vez menos gente tem… Você é uma agraciada, e agraciados são os homens que têm a chance de provar desse mel com você. Todo dom traz uma responsabilidade, e você desempenha a sua muito bem.

    Saudades de você!

    O texto ficou realmente lindo.

    Beijo.

    Curtir

  5. Minha linda, quem é que resiste a dizer que te ama com esse jeito todo dengoso e esperto que vc tem, hein? Putz, que texto lindo!

    Vc tem razão, o amor e as palavras nasceram um pro outro, e vc nasceu pra amar e ser amada… Boa sorte nessa busca!

    Bjo…

    Curtir

  6. MARAVILHOSO!!!!

    Oiê… Já estava com saudades de passar por aqui e ler textos novos… E hoje… Que lindo!

    Estou sem palavras pra dizer o quanto teu texto me emocionou…

    Palavras… eu bem sei o PODER que elas têm sobre mim… Parece mágica, não é mesmo? Sou dessas pessoas que precisam ouvir pra acreditar, e que precisam ouvir sempre, sempre, sempre…

    …e também costumo derramar sentimentos sob a forma de palavras…

    Bendita Lua! Aguardo ansiosa o próximo post apaixonado, porque são maravilhosos, igual a você!

    Beijos, amiga querida!

    Curtir

  7. Que coisa linda! Palavras e juras de amor são um alimento para o espírito. Mas, como dizia Quintana ( se não estou enganada), se a gente não for capaz de entender um olhar…não entenderemos as palavras.

    Você entende as duas coisas…

    Beijos querida.

    Curtir

  8. O amor tem sempre que estar poeticamente sentido e explicado para compreender a essência da vida. Muito obrigado pelo seu comentário deixado por lá, Karina – ele faz uma grande diferença para os meus dias. beijo

    Curtir

  9. Ah, menina… essa inspiração apaixonada faz toda a diferença… Entre tantos posts maravinhosos (nunca me esqueço daquele da cozinha), esse vai marcar…

    Beijos enormes!

    PS: Ter vc no meu canto eh sempre uma honra! Obrigada!

    Curtir

  10. Inevitável: “o amor é como a rosa no jardim, a gente cuida, a gente olha, a gente deixa o sol bater… Prá crescer, prá crescer, a rosa do amor têm sempre que crescer, a rosa do amor não vai despetalar, prá quem cuida bem da rosa, prá quem sabe cultivar”. Lindo o texto, a trilha sonora (cantei todas) e o teu preservado sentimento. Ave, Mafalda! Um abraçuu.

    Curtir

  11. Inevitável: “o amor é como a rosa no jardim, a gente cuida, a gente olha, a gente deixa o sol bater… Prá crescer, prá crescer, a rosa do amor têm sempre que crescer, a rosa do amor não vai despetalar, prá quem cuida bem da rosa, prá quem sabe cultivar”. Lindo o texto, a trilha sonora (cantei todas) e o teu preservado sentimento. Ave! Um abraçuu.

    Curtir

  12. Isto tudo me fez lembrar Alai­de Costa e Abel Silva:

    “Soh uma coisa me entristece / O beijo de amor que nao roubei / A jura secreta que nao fiz /

    A briga de amor que nao causei / Nada do que posso me alucina / Tanto quanto o que nao fiz /

    Nada que eu quero me suprime / De que por nao saber Inda nao quis / So uma palavra me devora

    Aquela que meu coracao nao diz / Sol que me cega

    O que me faz infeliz / Eh o brilho do olhar / Que nao sofri.”

    – Jura Secreta

    Curtir

  13. Kari vc deu um show! Amei ver q seu astral melhorou sabia? O amor faz milagres, assim como essa lua maravilhosa ao som de Vinícius… me dá um calorzinho bom no peito…me lembra Djavam dizendo que o amor e a agonia cerraram fogo no espaço. Eu quase posso vê-los parando a guerra, o cio de fato vencendo o cansaço. Estou louca pra saber notícias da Professora, alíais, de professores em geral… beijão!

    Curtir

  14. Adoro quando está romântica assim.

    E lua cheia é tudo de bom mesmo. Bom pra olhar, pra lembrar do amor, ou para namorar com ele sob a sua luz… Lua de namorado, como eu costumo chamar.

    Com o dia dos namorados chegando, ainda lerei seu post algumas vezes pra me inspirar ímpetos sentimentalóides também. Ao menos pra escrever um cartão bonito pro namoradão.

    Beijos.

    obs.: voltei rapidinho, mas continuo atolada. sobre as provas de estatística e fisiologia, sobrevivi. obrigada por aparecer lá no blog e me dar aquela força.

    Curtir

  15. Depois de tanto tempo sem vir aqui encontro esse post tão lindo e apaixonado. Nunca tenha medo de expor um sentimento tão lindo como o amor. Aproveite, ame, curta, goste. Faz bem pra alma e pro coração. Adoro você, Karina. Beijos e saudades.

    Curtir

  16. Ai ai… ai ai…

    Nossa menina, como é bom ler essas belíssimas palavras…

    Sabe, isso é coisa pra gente viajar…

    Kari cada vez que escreve esses textos, você me faz sair desse mundo tão complicado e viajar, viajar, viajar…

    Beijos, menina linda…

    Curtir

  17. Quem inventou o amor? me diga por favor… E aí me responda, por que esse sentimento pode levar você do céu ao inferno? por que você corre tantos riscos? E por que é tão bom se entregar mesmo sabendo que um dia ou a qualquer hora tudo pode acabar! Que se dane teorias, soluções, que explodam!!! Eu quero o amor, rápido, enlouquecedor, simples, bonito, elegante, quente(de preferência pegando fogo) e quero ser feliz com isso, com esse sentimento, com o amor, mesmo que dure um segundo ou uma eternidade.

    Curtir

  18. Vc me conhece, Kari. Sou mais razão do que emoção. São até curiosas nossas conversas pois conseguimos perceber bem os contrates de nossas mentes. E isso é maravilhoso. Entretanto, suas palavras desnudam uma lógica suave dos sentimentos e nos coloca tão perto de um “senso de humanidade” que qualquer dito bom livro de antropologia ou psicologia. Não é a toa que, dentre outra razões, o seu amigo aqui te ama. 😉

    Um beijão pra vc. :-*********

    Curtir

  19. oi gosto do seus textos, inclusive até li um que ajudou na minha monografia. Parabêns mesmo( aliás você, se me permite dizer, é muito bonita gata mesmo.se quiser entrar em contat comigo, estou a disposição.

    Curtir

  20. … … … !! Fiquei anestesiado com esse post. Eu estava navegando na net atrás de declarações de amor e descobri essa página. Era tudo o que eu procurava. Ontem a noite, depois de umas cervejas e de aprontar uma sem querer, eu descobri que estou amando. E o incrível é que só estamos uma semana juntos. Você tem razão quanto à importância das palavras. Quando chegamos no meu ap discutimos e ela disse que nunca mais iria me beijar. Senti uma dor muito forte no peito e imaginando como seria sem os beijos dela. Seria como se desligacem a máquina de oxigênio de mim. Comecei a chorar e ficar desesperado. Então falei algumas coisas que eram verdades e que eu não tinha parado pra refletir. Derrepente eu escuto: “Eu te amo”… “Eu te amo muito”. Chorei ainda mais… não acreditava que alguém pudesse ainda me amar. Me peguei declarando meu amor pra ela, que até então eu desconhecia. Estou quase explodindo de felicidade. Dormimos juntinhos.. nos tornamos um só corpo durante uma noite. Não lembro de ter sonhado… aquilo pra mim já era um sonho… … … …(Adicionei esta página nos meus favoritos.). Um forte abraço pra vc e desculpe o desabafo.

    Curtir

  21. Amei o texto,pena que os homens nao gostem de dizer eu te amo sempre, pena que as mulheres precisem tanto de ouvir essas palavras,gente amor e complicado,tao complicado que eu prefiro nao amar ninguem,prefiro deixar o coracao vazio,sem ninguem dentro dele pq assim nao serei machucada,quando se entrega o coracao se arrisca a sofrer muito,e nao ha dor maior que a de se ouvir “eu nao te amo mais” de quem esteve do teu lado por tanto tempo sem dizer o eu te amo tao esperado, e mais facil dizer eu nao te amo mais? Pq se nao ama mais e pq um dia amou, se um dia amou pq nao o disse?Sabe o que e esperar ouvir eu te amo por tanto tempo e no fim ouvir eu nao te amo mais? Ah nao ninguem sabe so eu.

    Curtir

  22. otimoAmei o texto,pena que os homens nao gostem de dizer eu te amo sempre, pena que as mulheres precisem tanto de ouvir essas palavras,gente amor e complicado,tao complicado que eu prefiro nao amar ninguem,prefiro deixar o coracao vazio,sem ninguem dentro dele pq assim nao serei machucada,quando se entrega o coracao se arrisca a sofrer muito,e nao ha dor maior que a de se ouvir “eu nao te amo mais” de quem esteve do teu lado por tanto tempo sem dizer o eu te amo tao esperado, e mais facil dizer eu nao te amo mais? Pq se nao ama mais e pq um dia amou, se um dia amou pq nao o disse?Sabe o que e esperar ouvir eu te amo por tanto tempo e no fim ouvir eu nao te amo mais? Ah nao ninguem sabe so eu.

    Curtir

  23. Nossa,estou sem ar…
    Agradeço pelas mais belas palavras de amor que já li…
    Eu detico essas dádivas a pessoa que é a razão do meu viver,
    pois vivo hoje e sempre por ti, para ti Angélica
    Rio de janeiro 31/08/06

    Curtir

  24. cara!!! fiquei louca de tanto ler essasd palavras bonitas!!! cara eu asdorei de verdade !!!!!!!!!!!!!!!!,,,, espero q vc continue sempre assim. essa passoa umilde e carinho com op mundo….

    adorei tudo isso bjos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11[]

    ass- valeria

    Curtir

  25. A pouco tempo Eu Perdi uma amiga muito proxima, em um acidente de carro
    axo que quando essas coisas acontecem na vida da gente se passa em nossas mentes que, tudo muda, o sol não é o mesmo, a lua não continua igual.
    Devemos olhar por outro lado e pensar que em cada amanhecer essas pessoas estarão olhando para nos dos topos dos predios
    e a cada anoitecer estarão, espiando a nossa felicidade ao lado das estrelas
    “Dani” Faz tempo que eu quero te mandar um recado
    mais eu nao sei o que escrever
    pra min me sintir melhor sem ter voce por aki,
    Voce foi minha unica parceira quando ficavamos juntos
    os animos se acalmavam e dava pra ouvir seu coração
    bater ele me acalmava e minhas palavras não chegavam a metade do carinho que suas maos me passavão
    vou ser sempre seu Fan e te admirar ”

    vivam a vida com as pessoas que voces tem perto de voces , pois o futuro quem escolhe eh apenas deus,
    Nunca deixe que coisas futeis da vida superem os bons momentos

    eu gosto muito de suas palavras
    eu as lia para minha amiga nos momentos ruins axo q isso
    acalmava a nos dois.

    Curtir

  26. no dia q eu li essas huras de amor tinha tido uma séria discurssão com meu namorado mas depois q li fikei bem mais calma. as palavras se renovam cada dia por isso nos faz sentir tão bem..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s