FINALMENTE, O VERDADEIRO FIM DA ESCOLA DE MADEIRINHA

Há uns meses atrás eu escrevi um texto aqui ( fingindo que não era eu ) contando sobre uma escola de madeirinha onde eu estava trabalhando ( quem quiser ler, é só procurar no arquivo do mês de abril deste ano – “Denúncia” ). Era um pedido de ajuda, uma carta indignada.

Já contei também o que houve desde de que tudo começou – a mobilização das pessoas, os ganhos que tivemos, a perspectiva de mudança e a construção da nossa escola definitiva ( em junho ).

E hoje, quase um ano passado, finalmente venho pra contar que mudamos.

Não vou nem reclamar mais dos danos morais e físicos que passar por essa situação causou a mim, as minhas colegas de trabalho, à comunidade e principalmente às crianças. Nem vou contar também como aconteceu o suspeitíssimo, eleitoreiro e patético dia da mudança.

Só vou dizer duas coisas.

A primeira, que estou orgulhosa de mim mesma, de meus alunos e de todas as outras professoras, mães e crianças envolvidas em tudo isso. Apesar de tudo, não deixamos a peteca cair. Trabalhamos esgotadas, cansadas, doentes e frustradas, mas trabalhamos. E provamos que é possível, mesmo com poucos recursos e na situação mais humilhante do mundo, fazer muito e dar lições de vida, de conhecimento e cidadania. Basta querer.

E a segunda, é que daqui pra frente, os dias ruins serão só lembrança… Vida nova. O velho sábio chinês tinha razão. Não importa quão miseráveis ou quão gloriosos sejam os seus dias; há que se lembrar que nem sempre vai ser assim. E que bom que chegou o tempo da bonança… Merecemos.

Mais uma vez, obrigada pra quem torceu, divulgou, se indignou, agiu e apoiou.

escolavelha.jpg
Crianças na escola velha…

escolablog.jpg
E na escola nova. Note que, seja onde for, sempre estão felizes.

escolablogcorre.jpg
O corredor da escola velha, quente, feio e sombrio…

corredor.jpg
E o corredor da escola nova, iluminado, limpo e cheio de promessas de dias felizes.

13 comentários sobre “FINALMENTE, O VERDADEIRO FIM DA ESCOLA DE MADEIRINHA

  1. Oi Kari!! É muito bom ver essas fotos da nova escola! Acompanhei a ‘Denúncia’ e me sinto aliviada com a nova situação. Desejo tudo de bom a você, às crianças e a todos que se empenharam e tornaram possível essa conquista! Vocês realmente MERECEM!!! Beijocas e abraços,
    Ana Paula =)

    Curtir

  2. Karina, sinto-me gratificado com todas estas mudanças e muito feliz com a certeza que aquelas crianças estão sendo tratadas como relamente merecem. Valeu por tudo que aprendemos. Parabéns, foi um exemplo maravilhoso de consciência e cidadania. Obrigado pela sua visita. Boa semana!

    Curtir

  3. onde houver trabalho feito assim, com vontade de produzir mesmo lutanto contra tantas dificuldades, tem que haver um bom resultado. Torcida sincera pelo sucesso de seu trabalho e pelo progresso dessas crianças de sorte que contam com vocês. Abração, beijo.

    Curtir

  4. Amiga.
    Sei bem o quanto vc ama o que faz e devo confessar que sinto uma pontinha de inveja pelo fato de vc trabalhar com o que ama, acredita, “bota fé”.
    Você merece, as outras professoras, pedagogas e demais profissionais merecem e as crianças também.
    Beijo enorme.
    Cat

    Curtir

  5. Amiga.
    Sei bem o quanto vc ama o que faz e devo confessar que sinto uma pontinha de inveja pelo fato de vc trabalhar com o que ama, acredita, “bota fé”.
    Você merece, as outras professoras, pedagogas e demais profissionais merecem e as crianças também.
    Beijo enorme.
    Cat

    Curtir

  6. karina!!!!!!!!!!!!!

    Que felicidade ver essas fotos… E saber que quando os esforços se unem, as coisas acontecem…
    Gente querendo se aproveitar e tirar vantagem, sempre terá… mas …deixemos isso de lado…
    Parabéns pela denúncia, parabéns pelo empenho, parabéns por ser você: amiga, talentosa, sincera e brilhante!

    Beijos!!!!!!!!!!!

    Curtir

  7. oi Karina

    Que saudade de você!!!!!!
    As fotos são ótimas mas o melhor de tudo foi a união e determinação de vocês para dar às crianças e à comunidade o que vocês realmente mereciam.

    Parabéns!!!!

    Beijos e boa semana

    Curtir

  8. Como quem é vivo sempre aparece, tô aqui de novo. 🙂
    Adorei saber que as coisas melhoraram pra vc, seus alunos queridos, colegas de trabalho, todo mundo. Não conhecia o tal provérbio mas, como de costume, muito pertinente e adequado.
    Fico feliz por vc, minha querida amiga. Muito mesmo. Vc merece. 😉

    Um beijão. :-**********

    Curtir

Deixe um comentário