PORQUE GOSTO DE SER PROFESSORA

Bem, pessoas, é isso aí! A vida segue, aos poucos eu estou colocando ordem no meu barraco e tem muita coisa boa e difícil acontecendo. Ou difícil e boa? Sei lá. O fato é que coisas estão acontecendo, e isso é bom.
Mas não vim aqui pra isso, e sim pra dizer que não vou deixar passar o dia dos professores sem uma das minhas tão queridas listinhas.
Parabéns a todos os professores que passarem por aqui! Nós somos os verdadeiros heróis, podem acreditar.

* Gosto de ser professora porque estou perto da arte, da cultura, da matemática, da ciência, da leitura e de tudo de bom que a humanidade produziu e continua produzindo.

* Gosto de ser professora porque tenho cheirinho de talco de criança, vozinha fina, maria-chiquinha, brinquedos, cores, vestidinho bordado e sorrisinhos sinceros sempre perto de mim.

* Gosto de ser professora porque é bonito e gratificante ver um feijãozinho nascendo ou uma pessoa desabrochando, aprendendo um monte de coisas ao mesmo tempo só porque é bom viver.

* Gosto de ser professora porque o cérebro humano é absurdamente fascinante, e capaz de aprender e trocar milhares de idéias, planos, sonhos e atitudes.

* Gosto de ser professora porque dou muitas risadas com as descobertas e frases engraçadas das crianças.

* Gosto de ser professora porque sempre tem uma florzinha, uma balinha ou uma cartinha de amor esperando por mim – mesmo quando o dia está terrível.

* Gosto de ser professora porque é bom contribuir ativamente pele melhora do meu país da maneira mais profunda e duradoura – o conhecimento.

* Gosto de ser professora porque posso me informar, e consigo me indignar com as políticas públicas de educação exatamente porque as conheço de perto… Bem de perto.

* Gosto de ser professora porque posso passar a tarde em um teatro, em uma biblioteca, em um parque ou em um cinema, e ainda assim considerar isso um trabalho… E não apenas uma diversão.

* Gosto de ser professora porque, quando o salário e o reconhecimento externo não vem, sempre me deparo com um “muito obrigada” de uma família ou de uma criança – e isso muda tudo.

* Gosto de ser professora porque eu gosto de gente. E principalmente porque ser professora me faz gostar de ser gente.

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naquele cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre jamais.”
Rubem Alves

Feliz dia dos professores, coleguinhas e colegões!

22 comentários sobre “PORQUE GOSTO DE SER PROFESSORA

  1. Obaaaaaaaaaaa! :))))))))))) Listinhas!!!!!!!!! :))))))
    Kari está voltando a ser ela mesma, que delícia.
    Feliz dia dos professores pra vc que ama o que faz e faz o que ama… Vc nasceu pra ser professora.
    Um bjo enorme!

    Curtir

  2. Karina!!! Mais uma coisa em comum… Eu não sabia que você é professora. Você sabia que sou professora? Comecei a dar aulas de Inglês em 2000 e gosto principalmente das turmas de crianças. Parabéns para nós!!!! :o)
    Também gosto de ser professora. Tanto que abandonei minha profissão pra ficar na sala de aula. Beijo!!!
    Que o Altíssimo nos abençoe e nos sustente…

    Curtir

  3. muitas vezes penso que devia ter continuado na carreira meteórica (seis meses), que deixei por um emprego mais bem remunerado, porque realmente precisava dele. tenho uma admiração incontida por você, por ser assim – felizes dos seus alunos! beio grande

    Curtir

  4. Amei o seu texto, estou terminando o ensino médio e quero ser professora. Eu sei que não é uma profissão fácil, por isso eu adoro me deparar com um professor que tem tanto amor pela profissão. 😀

    Curtir

  5. Olá!
    Eu também gostava muito ao princípio, mas passados alguns anos enjoei de tal maneira que de pena leve, passei a ter um fardo muito pesado. Senti que a alegria se foi da minha alma apesar de recorrer a Deus tantas vezes para conseguir estabelecer o fio condutor da empatia. E rezei, e chorei e ri também….. Na verdade tenho hoje 58 anos de idade e até aparento 40, mas foi doloroso o meu percurso. Reformei-me em Novembro de 2011 e ainda estou em stress pós-traumático. Tenho ainda pesadelos relacionados com brigas entre alunos, professores, com o sistema ~educacional português em convulsão. Porém fico muito feliz de saber que há pessoas muito felizes no ensino e penso para mim, será que eu estou errada? Não, eu não estou! Pois vejo bem o ar triste das pessoas que se dedicam a esta profissão e no fim são tão mal-tratadas ao ponto de se suicidarem. Eu já estou fora e fui viajar até à Suiça. Lá me informaram que a ambiência provoca graves perturbações psico-somáticas em todos. Daí os professores serem das classes mais bem pagas no país.
    Desculpa o meu desabafo, mas é isto o que sinto ao fim de 40 anos de convulsões…..

    Curtir

  6. Ser professor é ter capacidade de “sair de se para ir ao encontro do outro”..uma linda missão que poucos conseguem entender..merece todo reconhecimento pois sem eles ninguem chega a algum lugar.

    Curtir

  7. Eu até queria dizer isso… mas o que sinto é bem ao contrário… Eu O-D-E-I-O ser professora… e DETESTO o ambiente escolar! Fico feliz em ver que você se realiza com isso!

    Curtir

  8. Olá, tenho 10 anos, arrecém estou na quarta série mas já me imagino professora no futuro. Eu imagino que deve ser muito gratificante explicar, ajudar. E quando ver algum aluno já adulto, tendo uma profissão, sendo bem-educado, eu imagino que os professores pensem orgulhosos: “Eu fiz parte da vida dessa pessoa, e da educação. Eu ajudei um pouquinho no aprendizado dessa pessoa que foi meu(minha) aluno(a)”
    Eu sonho em ver algum aluno me dando uma cartinha, florzinha, aprender algo e crer que eu fiz parte desse aprendizado e me dizer “muito obrigado(a) professora” é muito gratificante, até mesmo pq adoro crianças (por enquanto sou uma) me espelho muito na professora Helena de Carrossel, quero ser igual a ela. Vou encerrando por aqui!

    Curtir

  9. Tenho 10 anos, sonho em ser professora, deve ser muito gratificante receber uma florzinha, cartinha de um aluno, ou ajudar em alguma dúvida e ouvir: “Muito obrigada professora” eu me espelho muito na prof. Helena de Carrossel. Deve ser ótimo ver um adulto que já foi seu aluno com uma ótima educação, um futuro brilhante, deve dar muito orgulho saber que fizemos parte da vida dessas pessoas… Vou ficando por aqui pq arrecem estou na quarta série, falta muito ainda mas quando eu for uma ótima prof. venho aqui contar.

    Curtir

Deixe um comentário