O FORTE



O forte é aquela pessoa que aguenta tudo, que dá conta de tudo, que faz tudo, que leva tudo numa boa. O forte é o dono do tudo.

O forte está sempre liderando quando as outras pessoas não querem ou não conseguem assumir responsabilidades. O forte sempre está calmo, ponderando as coisas, lembrando de algo sábio para dizer ou para incorporar a sua postura. O forte aconselha aqueles que se desesperam em sofrimento. O forte sabe muitas coisas, porque está sempre estudando e dirigindo um olhar curioso para o mundo. O forte é aquele para quem todos olham como exemplo de maturidade e inteligência quando tudo está um caos, e, assim, se sentem melhores.

O forte sustenta a casa, dá conta do trabalho, cuida dos filhos, pega dez conduções por dia, quase não dorme, não tem tempo de almoçar, e ainda assim, está lá… Forte.

O forte é aquele que apazigua quando todos resolvem discutir e externar seus sentimentos, falando o que bem entendem. O forte separa briga, ouve horas e horas de lamentações, esclarece pensamentos confusos. O forte, normalmente, é experiente e tranquilo. O forte organiza quando todo mundo já desistiu de tentar organizar. Ele faz quando todo mundo diz que já se cansou de fazer. Ele continua tentando quando todo mundo já desistiu de tentar.

O forte é também aquele que aguenta o tranco, que nunca fica doente, que não falta ao trabalho, que cumpre todos os compromissos, que quebra os galhos. O forte é ombro para os amigos, é consolo para os amantes, é o fio que segura o relacionamento quando tudo está ruim e desesperançoso. Ele está sempre pronto, bonito e sorridente. O forte se importa com as pessoas, mesmo com aquelas que não merecem atenção. O forte nunca escorrega, está sempre preocupado em não magoar, em agradar, em ajudar.

O forte suporta. O forte segura a onda. O forte é o pilar, a estrutura. O forte é o apoio. O forte é aquele que inspira e motiva os outros. O forte é mesmo forte.

Deve ser bom ser forte. Dar conta de si mesmo e dos outros. Enxergar além quando todos estão rodando em círculos. Não se deixar abater pelos males que derrubam os outros. Não ter medo quando todos os outros estão paralisados. Ser esperançoso quando todo mundo perdeu a fé. Manter um sorriso tranquilo quando todos estão chorando em desespero. Ser sábio, paciente, vigoroso, corajoso, criativo. É o máximo ser forte.

Infelizmente, o forte se prende em suas próprias correntes de força. É que, sendo forte, ele não pode se sentir frágil. Ele não pode se desesperar, ficar sem idéias, ficar doente, ficar de saco cheio, ficar calado. Ele não pode cair sem derrubar todos que estão a sua volta. Ele não pode se jogar, porque não há ninguém para segurá-lo. Quando ele chora, ninguém quer consolá-lo sem colocar os próprios problemas acima dos dele. Não há colo para o forte. Não há compreensão. Não há refresco. Não há erro. Não há tempo. Para o forte, só sobra ser sempre forte.

Frequentemente, as pessoas não olham para o forte – querem apenas que ele olhe para elas. Ninguém percebe quando ele está abatido, ou triste, ou distante. E quando percebem, cobram dele que volte a ser forte. Afinal, onde iriam se apoiar? A quem deveriam recorrer, senão ao forte? Como iriam se virar sozinhas? Em quem iriam se espelhar?

O forte, no fundo, é um condenado a ser sempre forte. Todos, inclusive ele, esquecem que, antes de ser forte, ele é humano. Frágil, estúpido, falível e imperfeito humano.

É linda e triste a trajetória do forte em um mundo tão fraco… Tão carente de força.

19 comentários sobre “O FORTE

  1. Uau… Me identifiquei pacas com esse texto seu…
    Fortes devem procurar carinho e compreensão com outros fortes… Ou fazer as pessoas em volta mais fortes.
    Bjo, minha linda. Morto de saudade.

    Curtir

  2. Vc realmente toca no fundo da alma qdo escreve. Eu era essa pessoa forte até 20 dias atrás qdo meu noivo terminou comigo… meu mundo desabou e não consigo superar, e todo mundo me cobra para ser forte novamente, dar a volta por cima, só que perid a força e o ânimo…

    Curtir

  3. O forte e o fraco andam de mãos dadas. Sou o suficientemente forte para admitir que sou frágil. E o suficientemente frágil para perceber que devo levantar e tentar ser forte. Ás vezes temos essa imagem de FORTE para com uma pessoa, mas já dizia Millor Fernandes: “Quão maravilhosas são as pessoas que não conhecemos bem.”
    Parabén pelo blog! Beijos, uma semana especial e divertida!

    Curtir

  4. Olá querida!

    Realmente faz bem ler você! =)

    Leio muito, e conheço poucos escritores que prendam tão bem o leitor.
    E menos ainda que consigam transmitir tão claro seus pensamentos.

    Sucesso!

    Curtir

  5. Tudo, tudo, tudo perfeitin… uma luta para conseguir ser forte o suficiente para admitir ser frágil e pra que os outros aceitem os seus momentos de debilidade e estupidez.

    Um beijo e um abraço bem fortes !

    Curtir

  6. Olá!! achei seu blog por acaso e achei bem interessante!
    Você é psicóloga né?
    Eu faço psicologia e pretendo me especializar em arte-terapia também! 🙂

    Abraços!

    Curtir

  7. Adorei o seu texto, venho sendo forte ha muitos anos e sei que isso é duro.
    vou coloca-lo no meu orkut, espero que não tenha problema, caso contrario pode mandar um email proibindo.
    Obrigada!
    Boa semana!

    Curtir

  8. Boa Tarde.
    Todo mundo quer ser forte, não é mesmo?
    Sabe o filme “Coração Valente” com Mel Gibson? Há uma cene, em que o pai (doente com capuz) do amigo dele – coração valente – acaba influenciando o amigo e o amigo acaba ajudando o pai a cabeça do Mel Gibson pro rei… então… hoje eu conversei com meu pai e sempre fui “forte”, até perceber que eu ainda vivo querendo agradá-lo. A mesma cois aacontece comigo. Parece que eu fico materialista, mais ainda… isso me machuca muito… por isso digitei “como ser forte” e acabei lendo o que vc escrveu aqui no seu site. Gostaria de ser consolado. So com o meu pai eu não sou forte o suficiente pra dizer não. Eu não sou materialista, eu não gosto de ferir o sentimento das pessoas, só quero uma vida mais simples…. estou cansado… gostaria muito de ser consolado… com algumas palavras de alguém que se importa verdadeiramente com as pessoas e não é “forte”. Sou um humano… quero apenas ser humano. Desculpe o desabafo…

    de saulo.
    com carinho.

    Curtir

  9. ESTA É A MINHA VIDA, E ESTE TEXTO É BELÍSSIMO!

    “Frequentemente, as pessoas não olham para o forte – querem apenas que ele olhe para elas. Ninguém percebe quando ele está abatido, ou triste, ou distante. E quando percebem, cobram dele que volte a ser forte. Afinal, onde iriam se apoiar? A quem deveriam recorrer, senão ao forte? Como iriam se virar sozinhas? Em quem iriam se espelhar?

    O forte, no fundo, é um condenado a ser sempre forte. Todos, inclusive ele, esquecem que, antes de ser forte, ele é humano. Frágil, estúpido, falível e imperfeito humano”.

    Curtir

  10. Olá, adorei o texto… embora só agora q eu o encontro mas é mesmo muito bom.
    É preciso ser sempre forte e o q posso dizer é q as situaçoes da vida nos torna ainda mais fortes, só é preciso ter calma e força de vontade para vencer todas as adversidades, sem nunca desesperar. Sou muito jovem mas tive de aprender a ser forte, acabamos por ficar com uma personalidade forte tb, o q nem todas as pessoas aceitam.
    Abraço

    Curtir

Deixe um comentário