O PIOR FUNERAL

Quem já enterrou o corpo de alguém querido, sabe como dói. Dói porque a gente pensa em tudo que deixou de fazer, tudo que deixou de dizer, tudo que poderia ter sido e não foi. Dói porque a gente fica pensando naquela saudade antecipada, aquela sensação ruim de perda, aquela idéia insistente de que jamais poderemos retomar aquele contato de novo. É uma dor palpável, quase materializada. É como se o peso da morte viesse pressionar seus pulmões, seu coração. E você, muitas vezes, deseja secretamente morrer também.

Quem já enterrou o corpo de alguém querido, sabe como é estranho. A gente demora a acreditar que é verdade. Por mais que a gente veja, sinta, toque o que morreu, fica uma sensação esquisita de que a pessoa não está realmente morta. Sua idéia de futuro parece desmoronar, como se tudo que você tinha previsto, planejado antes precisasse ser revisto e refeito, com lacunas. É esquisito porque, com a morte de alguém querido, morremos um pouco também, pois constatamos nossa própria mortalidade.

Quem já enterrou alguém querido, sabe como é triste. O preto, o caminhar devagar, o cheiro de flores, o caixão pesado, todo aquele ritual doloroso e necessário. Tudo é pesar, tudo é lágrima, tudo é desgaste. Mas ai de quem se negar a trilhar esse caminho…

A gente precisa enterrar quem morreu para que depois, no dia a dia, quando a falta realmente se tornar perceptível, a gente consiga superar sem morrer junto. A gente precisa usar caixões bem lacrados, covas bem fundas, muita terra e muita lágrima pra fazer essa passagem.

Eu não sei o que acontece com quem morre. Tenho até algumas suposições, mas não sei. Mas sei o que acontece com quem fica. A gente precisa reinventar a vida sem aquela pessoa. E isso é um processo mágico e difícil, mas que todo mundo tem que fazer algumas vezes. Talvez passar pela morte dos outros seja um jeito de aprendermos a passar pela nossa própria morte quando for a nossa hora.

É duro enterrar uma pessoa que morreu. É duro demais. Uma dor que eu não desejo, nem pra mim nem pra ninguém. Mesmo sabendo que é um desejo inútil.

Mas, tão duro quanto ( ou até pior ) enterrar uma pessoa, é enterrar um sonho.

É que o sonho não mora no corpo; não mora na ação; não mora no banal. O sonho mora nas idéias… Mora no coração. E é duro quando um sonho morre. Porque a gente fica sem saber como fazer o funeral. Fica sem saber como enterrar aquilo que nem mesmo chegou a existir.

Tem horas que a gente precisa admitir que um sonho doente precisa morrer. Precisa morrer porque chegou a hora. Precisamos desistir, deixá-lo ir em paz. Precisamos nos vestir de preto e fazer um funeral bem longo e bonito para cada sonho que deixamos pra trás. Não importa se o sonho caiu do alto de um prédio, se ele morreu de câncer, se ele foi atropelado por alguém, se ele morreu por abandono, se morreu de fome, de sede, de frio. Um sonho morto é duro de se olhar. É duro.

É o que acontece com alguém que não pôde trabalhar naquilo que era sua vocação; com alguém que viu seu ideal ser corrompido; com alguém que vendeu sua integridade; com alguém que viu um amor acabar sem entender o porquê; com alguém que cansa de lutar contra a cabeça dura e a intransigência de outros; com alguém que, na velhice, olha para trás e vê que não conseguiu fazer nada de que se orgulhasse, nada que pudesse ficar.

É duro velar um sonho porque não há corpo. É como aquelas pessoas que desaparecem de repente, e a gente fica supondo o que aconteceu, com a impressão de que qualquer hora elas vão voltar. Mas elas não voltam. Pelo menos não do jeito que as vimos antes.

Dói demais enterrar o sonho, o projeto, o ideal, o objetivo. Mas assim como sabemos que é preciso que algumas pessoas morram para que outros bebês fofos e sorridentes nasçam, e que toda vida vale a pena enquanto dura… Sabemos também que quem enterra um sonho, pode voltar a sonhar. E voltará. O tempo vai passar, e os sonhos voltarão. Mais maduros, mais bonitos, mais fortes. Cheirosos, carentes de embalo e cuidado, gostosos e lindos como bebês. Sonhos novinhos e cheios de esperança.

Mas até que eles voltem… Fica o vazio triste. E a necessidade urgente de reinventar a vida.

22 comentários sobre “O PIOR FUNERAL

  1. Eu acho que dependendo do sonho, tem corpo pra enterrar sim – uma aliança, uma carta antiga, um objeto, uma roupa, um caderno….. Enfim, rituais que a gente tem que passar, isso ajuda. MAs vc tem razão, é duro olhar um sonho morto. Vc escreveu lindamente e tristemente sobre a morte e a vida… Como vc mesma diz, td é movimento, e ainda bem que é assim.
    Continue sonhando, querida, não desista… Vc pode td que quizer, só precisa achar o caminho.
    Bjo! Love you.

    Curtir

  2. Pelo que percebi, para falar com tanto sentimento, você está em meio a um funeral. O que faço é oferecer meus pesares, um sorriso, um abraço e um desejo de que você continue sonhando, muito… Porque quem parou de sonhar já morreu.
    Tenho muitas saudades, quando vamos nos encontrar?
    Um beijo.

    Curtir

  3. Amor, será que os sonhos só morrem quando estão doentes? Para mim, talvez alguns deles venham com prazo de validade – e nem por isso são menos importantes ou gostosos de serem sonhados. Talvez, o negócio esteja em acreditarmos que os sonhos acabam, e a vida segue adiante para que outros aconteçam…

    Curtir

  4. Pra variar, você me deixou quase às lágrimas! Tenho muito medo de ter que enterrar meus sonhos, realmente é triste demais!
    mas às vezes “tem que morrer pra germinar/plantar n’algum lugar/ressuscitar no chão…”

    Curtir

  5. Pior que enterrar um sonho é enterrar vários, um a um… E aos poucos ficar com MEDO de sonhar porque muitas vezes os sonhos enterrados nem tiveram tempo de crescer, florescer…

    Ai, ai…

    Curtir

  6. adoro você. de verdade. gostaria muito que você visitasse o site ” a órbita do olhar”. São textos e fotos.assim vc também pode conhecer um pouco de mim.
    Obrigada
    Miryan

    Curtir

  7. Ai, Karina… fiquei com o rosto todo molhado.
    Eu tenho muito medo da morte. De todo tipo de morte. Ela me dá arrepios. A morte de alguém querido, a morte de um amor, a morte de um sonho… É duro sim. Muito.
    Beijo grande pra vc… pessoa mais inspirada do mundo!

    Curtir

  8. Os sonhos vc recria, reinventa, renova, todos os dias brotam novos sonhos, novas perspectivas…mas as pessoas, não existe um jeito de se resgatar, é um sonho mutilado e para sempre, o que acontece é que vc aprende a caminhar mesmo estando mutilado, afinal, o ser humano é feito para recomeçar…

    Curtir

  9. Oi querida!
    Que saudades…
    Nossa, tem tanta coisa acontecendo comigo, que pareço estar numa fase constante de “funerais”.
    O que mais tenho dito nesses últimos tempos, é que a Patricia que existia, não existe mais. E a que ficou, está morrendo aos poucos, dia-a-dia.
    É triste! Tenho saudade daquela Patricia, que amava viver a vida. A Patricia louca, amiga, sonhadora… E, por mais que eu tento resgatar tudo isso… não consigo.
    Bom, parece que você também, não está passando por um dos melhores momentos, não é amiga?
    KARI QUERIDA saiba que sua amizade pra mim, é uma das alegrias que ainda tenho. E, não esqueça de contar comigo. A qualquer hora, em qualquer momento.
    TE AMO DEMAIS!!!

    Curtir

  10. Oi!
    Cheguei no seu blog através de uma grande amiga minha. Lendo seu post, encontrei muitas palavras, muitos pensamentos que me acompanham há 6 meses…enterrei o meu maior saonho, enterrei o grande amor da minha vida, enterrei meu filho, saudável, de apenas 2 anos e 7 meses. Na época estava grávida do meu segundo filho…enfim, o Vinícius se foi e o Gabriel chegou prematuro, 1 mês dpois do enterro do irmão.

    E hoje estou aqui, pela metade, tentando reinventar a minha vida…

    Muito obrigada pelo post tão belo.

    Um forte abraço

    Curtir

  11. Nossa!!!

    Desta vez as lágrimas vieram em peso!!!!!!!!!!!!!!

    Chorei, chorei muito!!! Chorei demais, até solucei…

    mas o melhor de tudo foi o desfecho!

    Amei!!!!

    bjs

    karina F.

    Curtir

  12. Nossa, muito lindo o que vc escreveu, fiquei emocionada…a 1 mes e meio atras um grande amigo um amor da minha vida foi embora, um sonho que eu tinha foi enterrado jjunto com ele…hj estou aqui tentando reiventar outros sonhos uma nova vida, esta sendo muito díficil….pois eu o amava d+… Mais Deus temum propósito para tudo né…
    beijos…
    Fica com Des querida*

    Curtir

  13. nossa muitoo lindo o que vocês escreverram gosteii muitooo…!!!
    é muitooo emocionante viu…!!!
    gosteii demais..!!!
    e lir o que as outras escreveram tambem…!!!
    e a outra que escreveu que ela chorou tantuu que até soluçou…!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    rsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrs

    Curtir

  14. eu adorei o seu texto ajuda muito as pessoa que estão passando por um momento dificil que e a morte de alguem,e com certeza ajuda tbm quem esta com algum problema e que prescisa deixar ele morrer. beijo grande.

    Curtir

  15. Impresssionante…
    Acho que foi Deus que me direcionou a este blog.
    Vc chega a falar por mim… Acabei de perder meu pai, tem 19 dias, tudo o quer vc diz está “fresco” em mim: a dor dilacerante, a sensação de vazio, o sepultamento dos sonhos.
    Continue escrevendo… vc está me ajudando sem mesmo saber!
    Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário