NOTÍCIAS DO SOFRIMENTO

Sabe, pessoas, não é fácil passar por um grande sofrimento nessa vida. É um trabalho duro e cansativo para chegar à superação. Algumas pessoas ajudam, outras atrapalham. Mas o fato é que o caminho do SEU sofrimento só você pode trilhar. E é uma caminhada solitária. Como é solitária toda a nossa vida, por mais que a gente tente se iludir achando que as pessoas queridas a nossa volta unam a gente a alguém ou alguma coisa. Somos sós. Isso, em si, já é uma coisa muito, muito triste. Se dar conta dela na porrada é mais triste ainda.

Eu tentei fazer minha parte, juro pra vocês que tentei, fiz o meu melhor. Cumpri todos os compromissos, tentei não ficar doente, procurei ajuda dos amigos queridos, recebi todas as visitas e telefonemas, aguentei todos os comentários infelizes calada, procurei entender todas as cobranças com amor, tentei não romper laços, respondi todas as perguntas. Procurei terapia, li livros e textos muito interessantes, conversei com pessoas experientes, tentei me distrair e sair de casa mesmo sem vontade, voltei pro trabalho com garra – mesmo que ele às vezes me esgote completamente, tentei me defender, mudei de assunto, inventei novos projetos, me ocupei, tentei não encher as pessoas com minhas lamentações, conheci gente nova, conversei com Deus, fui à igreja, tentei voltar em lugares especiais pra mim e pra ele, ouvi todas as canções, arrumei os armários, racionalizei, olhei pelo lado positivo, guardei a aliança, revelei as fotos, acordei dias e dias no susto, chorei noites e noites, escrevi um livro inteiro das coisas que senti, segui conselhos, mudei o cabelo, fui viajar, comprei roupas novas, tentei me refazer aos poucos. E com tudo isso, sinto como se tivesse guardado bastante comida e utensílios em uma mala para que, agora, eu possa fazer uma viagem longa para uma ilha deserta. E chegou a hora de partir.

Não vou desistir, nem posso. Os dias vêm e vão, um depois do outro, rapidamente. O futuro me assusta, mas nada posso fazer quanto a ele. E mesmo que eu me negue a seguir, a vida vai seguir comigo, então eu não tenho escolha. E isso também é revoltante e difícil. É revoltante saber que, embora tenham tirado o meu chão, eu tenha que continuar caminhando. Mas de nada adianta minha revolta, o meu choro, a minha fala, o meu sorriso, de nada adianta nada disso.

O fato é que a vida seguiu como antes para todos. Os planos continuam intactos, e todos estão indo com eles, esperançosos e felizes, sem que possam fazer nada por mim. Crianças continuam crescendo, pessoas continuam casando e construindo casas, jovens continuam passando no vestibular e começando no trabalho novo, pessoas estão mudando de cidade e investindo na bolsa, todos estão acompanhados por seus parceiros e parceiras. Não tenho inveja disso, mas o fato é que a minha vida, não. A minha vida mudou profundamente, meus sonhos desmoronaram, os planos foram pelo ralo e eu não sei o que fazer daqui por diante, ainda não entendi o que aconteceu. Por isso, não dá pra pensar que eu vou seguir do mesmo jeito de antes. Não vou. E não importa o que eu faça, ou com quem eu converse, ou o quanto eu lute, só há uma coisa a fazer.

E o que tenho a fazer é esperar. O tempo, agora, vai ter que passar.

A travessia é longa. Mas quero crer que é possível.

Continuem torcendo por mim.

Namastê.

“Quando você foi embora,
Fez-se noite em meu viver.
Forte eu sou, mas não tem jeito:
Hoje eu tenho que chorar.

Minha casa não é minha,
E nem é meu este lugar.
Estou só.
E não resisto,
Muito tenho pra falar.

Solto a voz nas estradas,
Já não quero parar.
Meu caminho é de pedra,
Como posso sonhar?
Sonho feito de brisa,
Vento vem terminar.
Vou fechar o meu pranto,
Vou querer me matar.

Vou seguindo pela vida
Me esquecendo de você
Eu não quero mais a morte,
Tenho muito que viver.
Vou querer amar de novo
E se não der não vou sofrer.
Já não sonho.
Hoje faço com meu braço o meu viver.”

Anúncios

29 comentários sobre “NOTÍCIAS DO SOFRIMENTO

  1. Eu ia fazer um comentário gigante, mas tudo ficou inútil depois que reparei no título do seu texto. Não é “Notícias de Mim”, nem “Notícias da Karina”. É notícias do sofrimento. Esse sofrimento não é você, Karina, e que bom que, ainda que não tenha se dado conta, você sabe disso.
    Nós todos amamos muito você.
    E quando voltar a sua “viagem”, creio que voltará linda, sorrindo, e cheia de sonhos. Porque é isso sim é o que você é.
    Beijo do amigo que te adora.

    Curtir

  2. Karina,

    As vezes a felicidade que tanto aguardamos e queremos faz uma pausa para que sejamos maduros e fortes o suficientes a fim de que possamos recebê-la por completo.

    Mantenha a fé, o amor e a esperança. Um forte abraço nesse momento só teu.

    Curtir

  3. O que eu entendi disso td é – não tô bem mas vou ficar, parem de encher o saco. hehehehe

    Linda, vc é linda, e sempre será, força pra seguir e o resto o tempo faz. O que vc conseguiu fazer até aqui 99% da humanidade não conseguiria fazer, creio que vc não tem noção disso.

    Só vou te aconselhar a não fechar a porta pro amor, às vezes uma gde dor se cura com um gde carinho.

    Obrigado pelo emeio, eu to bem e continuo odiando internet, por isso sumi, mas to bem.

    bjo, te amo.

    Curtir

  4. Há momentos em que palavras são estéreis, e tudo que precisamos é de um longo, demorado e silencioso abraço. Pena que ainda não inventaram uma tecnologia capaz de tornar um abraço virtual capaz de dar esse alento que você merece. Mas saiba que torço muito pelo sua felicidade, Karina. Um beijo!

    Curtir

  5. Karina, não tenho palavras para ajudá-las nesse momento tão difícil, o máximo que me permito é desejar-lhe dias melhores e que seu sofrimento, apesar de deixar uma ferida, seja um sinal de fortalecimento para sua alma, um resguardo para as adversidades que a vida, vira e mexe, nos impõe.

    São os meus sentimentos mais sinceros!

    Grande abraço!

    Curtir

  6. Conversamos tanto já sobre isso… Vc está precisando de menos cobranças e mais colinho, Kari…
    Vc levou tudo isso tão bem que às vezes a gente esquece como foi grave o que aconteceu… E como vc deve ter sofrido. Não só pelo que vcs tinham, mas pelo que iriam ter. Duro mesmo.
    Eu sei que estou longe.
    Mas meu pensamento está aí do seu lado, segurando sua mão.
    Bjo, e se cuide nessa sua viagem para o “interior”.
    Vc é mto amada do meu coração, viu?

    Curtir

  7. Uia, como assim isso aconteceu essa tragédia?

    Estava até sentido saudades dos textos, mas não queria que fosse para ler um texto teu falando sobre dor.

    Espero que você consigua vencer esta situação.

    Fique com Deus, menina Karina.
    Um abraço.

    Curtir

  8. Mas bah, guria.
    Poderia fazer um enorme comentário, mas não!
    Apenas ofereço um colo virtual…
    Se quizer um livro, eu indico, se quizer uma história, eu conto, se quizer um exemplo, eu dou…Qualquer coisa. é só falar…
    Te desejo Bom Tempo!

    Curtir

  9. A coisa mais triste desse mundo é ficar viúva antes de casar. É muito pior que enterrrar marido porque é como vc disse: além da saudade da pessoa, além de todas providências que tem que ser tomadas, além das pessoas enchendo a paciência, além de tudo, tb morre as expectativas, os sonhos, e vc fica pensando porque mereceu isso.
    Eu sei pq já vivi isso.
    E o pior é que ninguém entende.
    Acho que daí vem essa sua incomodação, tão presente no seu texto, essa coisa de me deixem sozinha agora com a minha dor já que ninguém parece ter nada de melhor a dizer que o silêncio.
    Força, vai dar tudo certo. O tempo vai resolver.
    Eu, que sou mto mais fraquinha que vc, consegui. Vc tb consegue.
    Bjo!

    Curtir

  10. Vou dizer uma coisinha que pode parecer fora de hora, mas tenho que dizer: é verdade, os sonhos desmoronaram, mas agora a vida abre um leque de possibilidades pra vc. Antes vc tinha planos, mas agora TUDO pode acontecer, já pensou nisso?
    Pra vc canto aquela música – “se você quizer alguém pra ser só seu, é só não se esquecer, estarei aqui…”.
    Bjo e, como vc mesma diz, força na peruca. E vamos sair um findi pra falar besteiras e deixar vc mais alegrinha…

    Curtir

  11. Moça . olhe para o alto. Deus te cuida, e chega uma hora que desistimos por não termos mais força para sofrer. Pense nos que te ama e que sofre contigo.Da uma chance a Deus e viva.

    Curtir

  12. Realmente este sofrimento e a recuperação é algo seu. E no final de tudo a gente fica mais velho, mais maduro, mais calmo, mais vivido e mais enrrugado. Quem disse que a evolução é fácil? Observe a vida nos detalhes. Vai começar a sorrir pelos mais simples e puros sinais de que a beleza desta mágica existência é aprender a enxergar.

    Curtir

  13. E a gente vai tomando que também sem a cachaça, ninguém segura esse rojão…

    Miga, vamos sair? Chorar juntas as mágoas ajuda, e a gente ainda arruma tempo pra umas risadinhas…

    Bjo, te amo.

    Curtir

  14. Querida Karina, vc tem razão: somos sozinhos em nosso sofrimento e só nós mesmos podemos senti-lo. Quem dera pudéssemos delegar nosso sofrimento…Em contrapardida, também só nós mesmos podemos viver nossas alegrias, sucessos, amores. Espere pela “cura” o tempo que precisar. Mas, por favor, RECUPERE-SE! por vc mesma e por nós, seus leitores amigos, que torcem por vc . que escreve tão lindamente e com tanta sabedoria.
    Um beijinho carinhoso neste coraçãozinho tão especial.
    Muita paz.

    Curtir

  15. Karina, li hoje seu post. Aprendi a gostar de vc pela sua verve. Agora pela sua dor. Força, menina. Isso vai passar… Acredite. è tempo de sofrer. Ninguém pode fazer nada. Você vai sofrer, chorar, maldizer, rezar…. Mas vai passar. E quando passar vc vai ser outra pessoa mais forte e mais vc. Estou torcendo muito…. Espero o dia de ler aqui suas palavras renovadas, e não vai demorar. Um grande abraço.

    Curtir

  16. Olá… Cheguei aqui por acaso efetuando buscas da fábula da Chapeuzinho Amarelo (que procuro por escrito e sem ilustração, desde ontem). Já conhecia e precisava para um trabalho da faculdade… Desculpe o blá, blá, mas para explicar o fato de ter copiado).
    Li o post e apesar de aparecer do nada o que pude entender foi que você sofreu uma perda e está em um momento de isolamento, momento só seu… Força e que você encontre algumas flores pelo caminho e que a volta seja de renascimento…
    Um abraço

    Curtir

  17. O sofrimento faz parte do nosso ciclo aqui na terra, todos nós, independentemente de credo, classe ou raça sofremos. Sofremos por ideais não alcançados, sofremos porque mentimos, sofremos por falta de compreensão, sofremos por desilusão sofremos por amor, sofremos até mesmo por antecipação. Se eu for colocar aqui teremos uma lista de sofrimentos. Mas o que realmente quero dizer é que nossa vida está ligada a ele, e disso não temos como fugir.
    O que podemos fazer para amenizar é como você disse, olhar para o lado positivo, que ás vezes parece não ter nenhum, mas sempre tem, é onde tiramos alguma lição de tudo aquilo que estamos passando, de uma forma ou de outra nos fortalece e nos deixa mais forte para a próxima queda. Sim eu sei, é deprimente imaginar que mal passamos por um sofrimento já vem outro, mas é a vida, estamos sempre nos altos e baixos. Sempre esperando por dias melhores!

    Curtir

  18. Olá Karina!

    Há tempos leio o seu blog e o acho fantástico. Pela simplicidade das palavras carregadas de amor, ternura, verdade, cumplicidade… REALIDADE. E agora com sofrimento, me compadeço contigo, a perda é sempre muito difícil. Não tenho palavras para consolá-la, se bem que gostaria, mas acredito que essa força que todos estão tentando transmitir à você, está na verdade dentro de você. Tenha acerteza que agora você tem um que intercederá sempre por ti, ele é o seu ANJO. Acredite!!!
    Força!!! O amor é maior que tudo isso!!!
    Com carinho…

    Curtir

  19. Karina…
    Só queria que você soubesse que continuo mandando um mar de energia boa pra você…
    E, qualquer coisa que você precisar… é só falar…
    Você tem razão: só o tempo pra ajudar mesmo… Só o tempo!
    E você vai conseguir…
    Beijos nesse seu coração lindo… que agora tá machucado… mas vai cicatrizar… eu sei que vai….

    Curtir

  20. Oi Karina,
    Encontre o seu blog de casualidade procurando desenhos da mafalda. Só quería lhe
    dizer que eu tambem perdi o meu namorado vai fazer dois anos em Maio e queria lhe enviar um abraço desde a Argentina.
    Beijos,
    Clarisa

    Curtir

  21. Moça

    Se de o direitode ficar triste. Hoje eu não tenho sequer este direito , pois tenho uam mãe velha com cancer e irmão fora do Brasil que conram cuidar da mãe. Melhor perder um namorado pela morte . o que por alguem sem caráter. Um dia sua sua dor vai fazer árte do passado. Ela vai para os quartos do fundo. Vai ser só uma cicatriz , mas até lá o unico analgesico que conheço é cantar, e não levar a vida a sério. Viemos a este mundo para ser feliz. E se preciso for a alegria pode ser quimica…. procure um psiquiatra que eole vai de dar um remedio e não precisa ter vergonha de tmar remédio… não se toma remedio par peneumonia…. pq não tomar remedio quando a nossa alma está doendo.

    Curtir

  22. Sabe, linda, já vivi momentos de desespero – e descrença – muito profundos. Já passei noites chorando prantos sem fim – e senti aquelas lágrimas ressecadas no rosto quando acordei. Já me escondi por trás de vida social agitada para não ter que pensar. Já trabalhei tanto que entrei no piloto automático. Já senti, muitas vezes, que não havia lágrimas mais para chorar.

    Tudo a gente faz, para evitar o sofrimento, sem se dar conta de que somente o encarando, temos chances de superá-lo. Fico feliz que vc esteja disposta a fazê-lo, porque sei que, sofrendo tudo, você vai ficar mais próxima de sonhar outros sonhos, e ser feliz de novo. Fico triste de te ver sofrendo, porque, quando a gente gosta de alguém, quer mesmo é proteger, e mandar a dor embora e não permitir que caia uma lágrima sequer.

    Que deus te proteja. Estou torcendo para que você viva e passe por tudo isso do melhor modo possível.

    Beijoca com carinho.

    Curtir

  23. Ei… Conheci su blog através de umas amigas q tb adoram escrever, como nós, aliás. Li seu texto mais recente e resolvi vasculhar mais algumas coisas só pra ver o que achava… eolha, gostei de tudo q li, mas este eu precisava comentar.
    Não vou te dizer que sei o tamanho da sua dor, pois esta só vc pode dizer, mas entendo como é perder quem a gente ama (seja qual for a forma desta perda).
    Sei que tem muitos amigos, mas se quiser conversar com uma estranha, que pode ter algo novo pra dizer q ainda não foi dito, vc saberá como fazê-lo.

    Bjos e continue na luta, ela nunca chega ao fim,pode ter certeza disso.

    Curtir

  24. Gente como você tem uma receita inteiriça pra sacudir a poeira e dar a volta por cima.
    Que pena que minhas ações quando perdi a minha alma gemia, o amor da minha vida, a pessoa que dediquei uma vida.
    Eu não fiz nada que você fez, eu simplesmente chorei e chorei anos e anos. Tive que receber o convite de casamento dele, que não sei se ele ou a noiva colocou debaixo da porta do escritório que eu trabalhava.
    Só hoje depois de muitos anos superei por completo a dor e o abandono.
    Hoje me sinto curada, tenho uma vida que pedi a Deus, com tudo que eu tenho direito e sou muito feliz. Me julgo feliz assim ” Só nunca mais amei outro homem”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s