QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?

É verdade, eu já li muito jornal na vida. É verdade também que ultimamente eu tinha enjoado tanto de jornal que o máximo que eu fazia era dar uma olhada nos tablóides. Enjoei de jornal, de portais de notícia na internet, de telenoticiário, de ouvir rádio de manhã. A sensação que eu tenho é que nada disso me interessa, porque nada disso é mesmo uma notícia.

Talvez porque o mundo ande mesmo muito chato. Rapidinho, espertinho, cheio de nove-horas, cheio de pirotecnias… Mas chato, em essência. O ser humano cada vez mais mostra que não consegue ir muito além disso que tá aí, por conta de sua natureza estranhamente malvada e egoísta. Ou então, a chata sou eu. Mas toda vez que parava pra pensar em notícia, eu pensava que, embora os papéis sejam trocados todos os dias, as notícias sempre são as mesmas. Sempre. Acidentes aéreos, politicagem suja, guerras, crises e mais crises, pobreza, destruição do ambiente, coisas bizarras acontecendo, violência, gente famosa se exibindo, nasceu filho de alguém, morreu pai de outro alguém, os mesmos colunistas escrevendo as mesmas coisas com palavras diferentes. E me lembro tanto da canção do Caetano… Mas que diabo, quem lê tanta notícia?

As mudanças são tão sutis como ilusórias… Tão rápidas como efêmeras. Na música, na política, na economia, na arte, no esporte, nos classificados… Faz tempo que não se vê nada de novo. Nada de realmente novo. Falta rir de uma piada que nunca ninguém contou. Falta olhar uma pintura feita com uma cor que nunca ninguém tinha visto antes. Falta ganhar um time que nunca ninguém poderia supor que ganhasse. Falta descobrirem uma coisa que nunca ninguém viu. Falta acharem uma solução que nunca ninguém inventou. Falta alguém dar uma opinião que nunca ninguém ousaria pensar. Falta alguma coisa de efervescência, falta alguma coisa de revolução, falta algo que desconstrua velhos conceitos e coloque outras pedras no lugar pra construir de novo. Falta alguma coisa nesse monte de jornais para que eles deixem de ser reprises de tudo que já foram.

No fim, eu acho mesmo que o mundo todo deve estar como eu – precisando de uma boa notícia. Uma notícia surpreendente, algo diferente, que nunca aconteceu antes, algo que mude os rumos da História. Uma notícia que alguém teria orgulho em escrever. Uma notícia que valesse a pena ser lida. Uma notícia de verdade.

7 comentários sobre “QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?

  1. Eu tava pensando nisso, que agora as músicas novas são as regravadas, os filmes que fazem sucesso são histórias que já conhecemos… O mundo anda mesmo carecendo de criatividade, miga, mas estamos aqui pra mudar isso, né?
    Bjo, te amo de muitão, ó. :)))))

    Curtir

  2. ACHO QUE MUITO DISSO TEM HAVER COM A GLOBALIZAÇÃO… ONDE ESTÁ A CULTURA QUE IDENTIFICA CADA NAÇÃO? A GLOBALIZAÇÃO TEM AI SEUS ASPECTOS POSITIVOS, MAS TA TODO MUNDO CORRENDO CONTRA O TEMPO, TODO MUNDO MUITO OCUPADO EM GANHAR DINHEIRO PARA SOBREVIVER NESTA SELVA DE PEDRAS QUE CADA DIA ESTÁ COM O CUSTO DE VIDA MAIS CARO. TÁ TODO MUNDO CORRENDO PARA ACOMPANHAR O TAL DESENVOLVIMENTO, E NÃO FICAR PRA TRAZ, ULTRAPASSADO. E NOSSOS VALORES? QUANTO VALE? NÃO TEMOS TEMPO PRA CRIAR, PRA ESTUDAR, NÃO TEMOS DINHEIRO PARA VIAJAR, CONHECER NOSSO PAÍS. NÃO TEMOS DIÁLOGO COM NOSSOS VIZINHOS, ESTAMOS SOLITÁRIOS… ESTAMOS CORRENDO PRA ONDE? ONDE QUEREMOS CHEGAR? QUAIS OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES? QUAL É O VERDADEIRO SENTIDO E PRAZER DE TUDO ISSO QUE FAZEMOS? O MUNDO GLOBALIZADO ESTÁ PERDIDO!!!!

    Curtir

  3. Sinto muito forte que vc vai receber uma notícia diferente, incrivelmente boa… E que vai mudar sua vida. Tenho certeza disso.
    Os jornais, a arte, o esporte… Isso tudo precisa mesmo de ousadia e revolução, vc está certíssima.
    Qto ao mundo… Ele é o que sempre foi. Não mudou nadinha. Chato e incrível ao mesmo tempo.
    Mas… Não tem outro jeito, é isso aí.
    Bjo, minha flor, vem pra cá no feriado que eu faço vc dar risada até doer a barriga. :)))))

    Curtir

Deixe um comentário