QUEM NÃO DESEJA

Eu, que tantas vezes já escrevi sobre o desejo, achei de reparar em quem não deseja.

Quem não deseja não está procurando nada, não está interessado em nada, não precisa estar perto de ninguém. Olha apenas para a frente, o mínimo necessário para dar alguns passos sem cair, sem pensar em direções, viagens, paisagens, caminhos, pessoas que estão no carro ao lado no trânsito parado. Quem não deseja simplesmente vive seu dia de um lado para outro, evitando ir além dos horizontes mínimos estabelecidos, evitando tomar parte dos acontecimentos.

Quem não deseja até sente fome, mas é capaz de andar corredores inteiros de um supermercado sem encontrar nada que apeteça. Pra matar a sede, água, vinho, refrigerante, ou suco são iguais. Sente sono, mas não pensa nada antes de dormir, nem sonha, nem lembra-se de nada importante ao acordar. Tomar banho, lavar louça, engraxar os sapatos, regar o jardim são apenas coisas para se fazer sem maiores pensamentos ou memórias.

Para quem não deseja, tanto faz vestir branco ou vermelho, tanto faz o listrado ou o estampado, o liso ou o rugoso, tanto faz estar sozinho ou acompanhado, tanto faz aparecer na foto ou não, tanto faz se é de dia ou de noite. Melhor é o morno, o insosso, o médio. Se alguém telefonar, atenda; se algo se quebrar, conserte; se não serve mais, jogue fora; se morreu, enterre; se foi embora, despeça-se. A vida de quem não deseja é resignada e imediata.

Quem não deseja não fica nervoso com o que não dá certo, não tem vontades incompreensíveis, não fala mais alto, não tem repentes, não espera um telefonema especial, não fica indignado com política, não torce por time nenhum. Quem não deseja não fica ansioso com grandes projetos e planos, não fica angustiado com falta de dinheiro, não sente borboletas voando dentro da barriga, não se arrepia com aquela voz, não vê os olhos brilharem por nenhum motivo em especial. Quem não deseja não quer causar polêmica, não quer chamar atenção, não quer nada além do trivial e programado.

Quem não deseja não tem música especial, não tem sabor de sorvete preferido, não vê por que sair em noite de calor, nem lembra que tem estrela e lua no céu. Quem não deseja não se embriaga, não faz oração pra nenhum deus, não se preocupa com o futuro – afinal, o futuro não vai ser muito diferente de hoje. Não chora, mas também não faz questão de sorrir. Não incomoda nem encanta ninguém. Não toma partido, não dá opinião, não defende nem ataca. Quem não deseja só quer passar desapercebido.

A vida sem desejo é medíocre, previsível, indiferente, absolutamente tranquila e insípida. Um arco-íris sem cor, um chiclete mascado, uma rosa sem perfume, um filme sem enredo.

A vida sem desejo é vivida em paz e quietude.

Pena que isso não seja vida.

12 comentários sobre “QUEM NÃO DESEJA

  1. Karina, querida,
    Que bom que você voltou!!! Sinto uma falta danada de seus belos textos… como eles me fazem pensar!
    Obrigada por mais este.
    Que você continue iluminada e desejando, sempre!
    Beijo

    Curtir

  2. Não me dá essa gelada, vai… Responde, pelo menos, meus e-mails.

    Sobre o incrível e belo texto, só tenho a dizer que quem não deseja é calmo e infeliz.

    Não tenha medo. A turma do “tanto faz” nunca vai ser a sua.

    Beijo… Queridíssima AMIGA.

    Curtir

  3. Karina, faz alguns dias que descobri o Mafalda Crescida e me confesso agora totalmente viciado em tudo que você escreveu. Encantado com a sua pessoa, seu estilo, sua inteligência e sensibilidade, com a sua dignidade e a sua história. A sua vida nos últimos 6 anos passou para mim como um filme enquanto lia, apaixonado, cada pedacinho do que você revelou aqui. Fiquei pensando que você deve ser uma pessoa muito, muito especial.
    Gostaria muito de aprofundar esse conhecimento de você…
    Meu email vai aparecer aí pra você.
    Escreve pra mim?
    Beijo do seu mais novo e apaixonado fã.

    Curtir

  4. Kari, que texto… Nossa.
    A pessoa que deseja é contagiante… E tem nela algo que não se apaga nunca. Assim é vc, apaixonante ( pelo jeito, para todos…. ). Já vi a vida te dar muitas porradas, e você nunca deixou de desejar… Assim que deve ser.
    Sei que está achando td meio complicado e estranho, mas digo que, da última vez em que te vi, o brilho nos seus olhos tristes ainda era o mesmo – o brilho de alguém que ainda deseja muito.
    Bjo, te amo de montão…
    E nunca mais ouse nos deixar em crise de abstinência sem textos por aqui. :))))

    Curtir

  5. Passei pra comentar o texto, que tá incrível como sempre, miguxinha.
    Chego aqui e vejo essa fila de homem se declarando, decide logo qual deles você vai namorar que tá dando agonia alheia. KKKKKKK
    Vamos sair no sábado? E sem desculpa dessa vez. Chega de noite do pijama. Tá na hora de você descobrir quanta coisa ainda há pra se desejar na vida. :))))))
    Te ligo. Mas faça o favor de atender o telefone. :PPPPP
    Bjo, te amo, miga!

    Curtir

  6. Miga querida, vim te ver, e concordo com o Ful: você encanta tanto, não há como apagar esse seu desejo que eu admiro. Te amo muito! E vamos nos ver sim!!!!!!!!!!:-)
    Bjão

    Curtir

  7. Karina…

    Estava com saudade… Estive várias vezes por aqui e senti falta de seus escritos, que bom encontrar mais um… E que belo texto, vc me fez ver que sou alguém que deseja, e o bem que o ato desejar nos traz! Desejar nos faz viver uma vida mais plena, mais completa, mais intensa…
    E eu desejo, de todo o coração, que vc fique bem, e que Papai do céu te abençoe…
    Grande abraço

    Curtir

  8. Tao gostoso voltar a te ler….

    As vezes meu problema eh querer demais! Ou talvez nao demais, mas mais!
    Mas nao consigo achar ruim. Como vc, acho que quem nao deseja nada, quem nao anseia nada fica vazio. Sem objetivo, sem rumo.
    Nao age. Nao planeja. Nao busca. Nao vive.

    Ainda bem que nós sentimos! Que desejamos! Que vivemos.
    Continuemos assim!

    Bjo grande! =***
    Saudades…

    Curtir

  9. Viver é ter a intensidade nos sentidos nos desejos!!!É um buscar, um sorrir,um chorar que vale a pena!!!achei o texto ótimo!!!continuarei lendo!!!Indicaçao de uma amiga querida que temos em comum Ana Paula!!!

    Curtir

Deixe um comentário