AS MELHORES DO CHICO

Não faz muito tempo, amigo Inagaki propôs um top five de músicas do Rei Roberto Carlos. Escolhi com o coração na mão as minhas cinco prediletas.

E hoje, aniversário do Chico Buarque, 66 anos do amor da minha vida toda, eu achei de tentar fazer o mesmo. Só que, como o amor é em dobro, ao invés de cinco, serão dez. Desde ontem ouço e reouço todas as músicas e quanto mais ouço, mais penso que todas são maravilhosas e geniais. Mas segue a minha humilde tentativa de homenagear aquele que, pra mim, é o mais genial compositor popular brasileiro de todos os tempos. Uma lista mutável, intuitiva e absurdamente amorosa. 🙂

1. “EU TE AMO”

Parcerias entre o Chico e o Tom Jobim são assim, românticas, viscerais, de coração na mão e cheias de complexidade melódica. Exemplos como “Anos Dourados“, “Retrato em Branco e Preto” e “Sabiá” estão aí pra provar o que uma parceria entre gênios é capaz de fazer pela história da música de um país.

Mas “Eu te Amo”, pra mim, é a melhor delas. É uma canção maravilhosa, com notas lentas e tristes, que fala da inconformidade da despedida de um casal que, ao que tudo indica, tinha uma relação de entrega total – e dói ouvir. Cantada em dupla com Telma Costa, numa linda completude da voz feminina e masculina, a canção é cheia de metáforas belíssimas que enchem os olhos de água; versos como esses abaixo que derretem o coração de qualquer um. Eu não iria embora se ouvisse na hora do adeus um “Eu te Amo” como esse. Acho que ninguém iria.

“Ah, se ao te conhecer
Dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir?

Se nós nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir…”


2. “TATUAGEM”

“Tatuagem” , originalmente composta para o musical “Calabar” por Chico e Ruy Guerra, é sensual e apaixonada. A melodia sibilante, toda sinuosa, acompanha a voz do Chico em um belo exercício de interpretação ( coisa que, muita gente diz, ele não sabe fazer… tsc ).

Sutil e ao mesmo tempo explícita, “Tatuagem” fala sobre o amor expresso em corpo, usando uma genial metáfora das imagens que são comumente tatuadas na pele, o desejo de todo amor – ficar marcado pra sempre no ser amado, impossível de ser apagado sem cicatrizes profundas. Linda, linda, linda.

“Quero ficar no teu corpo feito tatuagem
Que é pra te dar coragem
Pra seguir viagem
Quando a noite vem
E também pra me perpetuar em tua escrava
Que você pega, esfrega, nega
Mas não lava…”


3. “TEM MAIS SAMBA”

Os quatro primeiros LPs do Chico são maravilhosos, genais do começo ao fim. Mostram definidamente a enorme influência do samba clássico na obra do autor, que o acompanharia até hoje, além de uma capacidade incomum de manejar as palavras sonora e poeticamente nas letras, pra falar sobre qualquer assunto.

Escolhi “Tem mais Samba” por ser curta, profunda e animada ao mesmo tempo, mas poderia ter escolhido as não menos incríveis “Olê, Olá“, “Quem te viu, quem te vê“, “Bom Tempo“, “Ela Desatinou“, “Carolina“, “Januária“, “A Rita“, “Pedro Pedreiro“, “Você não Ouviu“… Enfim. São todas maravilhosas.

“Tem mais samba no encontro que na espera,
Tem mais samba a maldade que a ferida,
Tem mais samba no porto que na vela,
Tem mais samba o perdão que a despedida…”

4. “CHORO BANDIDO”

Parceria erudita, sensível e lírica é a de Edu Lobo com Chico Buarque… Produziram juntos canções memoráveis, como “Valsa Brasileira“, “Beatriz“, “Ciranda da Bailarina” e a minha tão querida “Choro Bandido”.

Melodia fina, ritmo constante e letra que mistura a verdade e a falsidade dos poemas e do amor… Eles têm razão – são bonitas as canções.

“Mesmo que você feche os ouvidos
E as janelas do vestido,
Minha musa, vai cair em tentação
Mesmo porque estou falando grego
Com sua imaginação
Mesmo que você fuja de mim
Por labirintos e alçapões
Saiba que os poetas como os cegos
Podem ver na escuridão
E eis que, menos sábios do que antes
Os seus lábios ofegantes
Hão de se entregar assim:
Me leve até o fim
Me leve até o fim…”

5. “MEU CARO AMIGO”

Chico ficou muito conhecido por sua habilidade em driblar a repressão política dos anos 70 e protestar, com classe e inventividade. Com muita sensibilidade e inteligência, ele compôs canções revolucionárias cheias de mensagens sutis ou protestos declarados, como “A Banda“, “Roda-Viva“, “Cálice“, “Cordão“, “Acorda Amor“, “Fado Tropical“, “Assentamento“, “Apesar de Você“, e “Homenagem ao Malandro“.

“Meu Caro Amigo” é uma canção histórica, muito bem feita, bem humorada, bem construída com instrumentos bem colocados. A letra é uma carta a um amigo exilado, e foi composta com Francis Hime, outro parceiro daqueles. O mais incrível é que, mesmo sendo tão específica, ela continua atual. Eu vivo cantando seus versos quando me sinto reprimida pela vida… “Meu caro amigo” me ajuda a segurar os rojões do cotidiano.

“Muita careta pra engolir a transação
E a gente tá engolindo cada sapo no caminho
E a gente vai se amando que, também, sem um carinho
Ninguém segura esse rojão”

6. “SAMBA E AMOR”

“Samba e Amor”, pra mim, é uma pérola. Uma das canções mais gostosas de ouvir que conheço, que mistura com muito equilíbrio o lirismo da música e do amor. Linda, linda, linda.

Outras canções seriam tão boas declarações de amor  quanto ela, como “Moto-Contínuo“, “Ela é Dançarina“, “Cecília“, “Futuros Amantes“, “Todo o Sentimento“, “João e Maria“. Mas essa, de tão simples, é imbatível. Adoraria fazer samba e amor até mais tarde todos os dias.

“No colo da bem vinda companheira
No corpo do bendito violão

Eu faço samba e amor a noite inteira
Não tenho a quem prestar satisfação”

7. “TERESINHA”

Por que o Chico agrada tanto as mulheres? Oras, como poucos, ele consegue entender as questões que mais as afligem… Consegue ir a fundo na poética feminina e nos leva a intensas lágrimas e sorrisos quando usa o eu-lírico femininno com tanta propriedade. Impressionante. Ouço “Mulheres de Atenas“, “Atrás da Porta“, “Olhos nos Olhos“, “Maninha“, “O Meu Amor“, “Soneto“, “Suburbano Coração“, “Umas e Outras“, e só falto derreter de tanto que me sinto invadida e compreendida por dentro.

“Teresinha” fala muito comigo. Composta para a incrível e toda boa “Ópera do Malandro”, lembra a canção infantil e me lembra a minha própria história da busca pelo parceiro que realmente entenda a mulher que eu sou… A mulher que todas somos. Maravilhosa.

“O terceiro me chegou como quem chega do nada
Ele não me trouxe nada também nada perguntou
Mal sei como ele se chama mas entendo o que ele quer
Se deitou na minha cama e me chama de mulher
Foi chegando sorrateiro e antes que eu dissesse não
Se instalou feito posseiro, dentro do meu coração”


8. “ATÉ PENSEI”

Reflexiva, poética, bonita, triste. Não me conformo que ele tenha composto uma canção como essa, tão madura, com menos de 20 anos. Fala de desejo, fala de dor, fala de luta. Bonita de tão triste.

“Do lado de lá tanta ventura
E eu a esperar pela ternura
Que a enganar nunca me vinha
Eu andava pobre, tão pobre de carinho
Que, de tolo, até pensei que fosses minha…”

9. “FLOR DA IDADE”

Chico é cronista em poesia. “Flor da Idade” traz um truque no refrão ( a cada verso, aumenta um r na palavra principal e causa um efeito lindo na música ). Além de tudo, cita o poema “Quadrilha”, de Drummond. Como várias, ela é extremamente sonora nas palavras cuidadosamente escolhidas.

Colocaria lado a lado com ela outras canções como “Trocando em Miúdos“, “Biscate“, “Vida“, “Bye Bye Brasil“, “Não Sonho Mais“, “Almanaque“, “Feijoada Completa“, “Noite dos Mascarados“, “Amor Barato“, “Pelas Tabelas”, As Vitrines“. Todas contam histórias surpreendentes de pessoas comuns. Como nós.

“Na hora certa, a casa aberta, o pijama aberto, a família
A armadilha
A mesa posta de peixe, deixe um cheirinho da sua filha
Ela vive parada no sucesso do rádio de pilha
Que maravilha
Ai, o primeiro copo, o primeiro corpo, o primeiro amor…”

10. “PASSAREDO”

A marca de um bom poeta é sempre a capacidade que ele tem de descobrir as possibilidades da língua, e colocar as palavras de um jeito surpreendente.

“Passaredo” é um bom exemplo de como uma lista completa com nomes de passarinhos pode virar música. Outros jogos linguísticos e estilísticos, como “Corrente“, “Carioca“, “Construção“, “Deus lhe Pague“, “Paratodos“, “Pivete“, mostram que, além da sensibilidade dos temas, é preciso pensar na complexidade e possibilidade das palavras pra fazer uma obra de arte em forma de música. Fantástico!


Salve o Compositor Popular!

Ajuda do livro de Wagner Homem, “Chico Buarque – Histórias de Canções“.

E você, lembrou de alguma que não está aí? 😉

11 comentários sobre “AS MELHORES DO CHICO

  1. Pingback: Especialmente hoje. «

  2. Muita gente se diz fã do Chico Buarque, grande artista… Mas poucas conhecem e entendem a obra tão a fundo. Pra variar, você arrasou.
    Senti falta de “Meu Guri”… Sei que você gosta dessa.
    Eu gosto de “Tanto Mar”, e “Tanto Amar”.
    Beijo, inteligente e apaixonada menina. 🙂

    Curtir

  3. Ah, o amor da NOSSA vida! Ele é um gênio.

    E que pérola ver ele cantando junto com o Caetano a música que Caetano fez pra ele! ADOREI!

    Achei de verdade que você não seria capaz de escolher. kkkkkkkk Mais uma vez vc provou que estou errada.

    Senti falta aí de “Essa moça tá diferente”, tb gosto de “injuriado”, e de “vai passar”… “Brejo da cruz”, “tanto mar”, “geni”, “à flor da pele”, “a noiva da cidade”, “sob medida”… São mtas, Kari, não dá pra escolher não. E tenho certeza que essa sua listinha, pelo menos metade dela, mudaria se você reescrevesse esse post hoje.

    Bjo, amiga querida!

    Curtir

  4. eu sou o único ser humano que tem como música predileta do Chico Geni e o Zepelim. rs Amo de paixão essa música! rs
    Gosto muito também de Apesar de Você, que retrata um período triste da história do nosso pais e Cálice que para mim é a música mais forte de Chico.
    Ai, acabei de lembrar de Futuros Amantes e deixa eu parar por aqui, rs.
    bjs

    Curtir

  5. Ai, Rosa, e o meu projeto de vida? Bandida, cadê minha estrela guia…
    Ou,
    Quem canta comigo, canta o meu refrão, meu melhor amigo, é meu violão…
    Ou,
    Te perdoo porque choras, quando eu choro de rir… Te perdoo por te trair…
    Ou,
    Já de saída a minha estrada entortou, mas vou até o fim…
    Ou,
    E eu que não creio, peço a Deus por minha gente, é gente humilde, que vontade de chorar…
    Ou,
    Com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto pra você parar em casa…
    Enfim, são muitas, muitas, e muitas. Parabéns por ter conseguido escolher só dez.

    Mas senti falta de você colocar na sua lista uma das músicas que você mais ama… Sentimental. Ela é todinha você.

    Beijo, morena dos olhos dágua… Vem ver que a vida ainda vale o sorriso que eu tenho pra lhe dar. 🙂

    Curtir

  6. Não sei como cheguei ao seu blog… Mas estou fascinada!!

    Seria impossível “resumir” Chico… 10 músicas é uma tarefa dificil!!

    Dueto, A Rita, Joana Francesa…

    Nem quero começar para não ter que parar!!

    Excelente!!

    Um beijo

    Curtir

Deixe um comentário