TODOS DIZEM EU TE AMO

Napoleão e Josefine

Trechos de cartas de amor de homens famosos para suas amadas e amados…

Belíssimas. Todos dizem eu te amo. Uns com mais classe que outros, claro, mas todos dizem. Basta saber ouvir.

“Não acreditarás na saudade que sinto de ti. Só fico livre desse tormento quando estou assoberbado de trabalho no tribunal e nos processos dos amigos. Avalie como é a minha vida quando só encontro repouso no trabalho e conforto na tristeza e na ansiedade…”

Plínio, o Jovem, para a esposa Calpúrnia

 

“Quanto não pode acontecer em um dia! Na noite anterior eu me considerava um homem feliz, a quem nada faltava, com a certeza da sorte. (…) Mas o amor, o todo-poderoso amor, parece ter em um único instante me afastado prodigiosamente de tudo que não seja sua pessoa. No meio da multidão, estou só. E todo o mais tornou-se insignificante.”

William Congreve, para Arabella Hunt

 

“És uma dádiva grande demais para ser conquistada de imediato, portanto, devo ser preparado aos poucos para que esse presente precioso não me deixe louco de alegria.”

Richar Steele, para Mary Scurlock

 

“Querida esposinha, tenho alguns pedidos a fazer. Rogo-te que (1) não fiques triste; (2)cuides da saúde e tenhas cuidado com as brisas da primavera; (3) não saias para caminhar sem companhia – e, de preferência, não saias para caminhar de jeito nenhum; (4) fiques absolutamente segura do meu amor. Até o presente não escrevi nenhuma carta para ti sem ter diante de mim teu amado retrato.”

Mozart, para Constanze

 

“Em meio aos meus deveres, quer eu esteja à frente do exército ou inspecionado os campos, minha amada Josefina domina meu coração, ocupa minha mente, preenche meus pensamentos. Se estou me afastando de ti à velocidade da torrente do Ródano, é somente para poder tornar a ver-te mais cedo. Se me levanto para trabalhar no meio da noite, é porque isso pode acelerar em alguns dias a chegada do meu doce amor.”

Napoleão Bonaparte, para Josefina

 

“Não acreditarás na saudade que sinto de ti. Só fico livre desse tormento quando estou assoberbado de trabalho no tribunal e nos processos dos amigos. Avalie como é a minha vida quando só encontro repouso no trabalho e conforto na tristeza e na ansiedade…”

Plínio, o Jovem, para a esposa Calpúrnia

 

“O amor exige tudo e está certo. Portanto, ele me quer contigo, e te quer comigo. Apenas te esqueces que eu preciso para ti, e para mim – se estivéssemos juntos, sentirias essa dor tão pouco quanto eu deveria senti-la.”
Ludwin van Beethoven, para sua Amada Imortal

 

“Oh! Como teria gostado de passar meio dia ajoelhado a teus pés, com a cabeça sobre teus joelhos, sonhando lindos sonhos, contando-te meus pensamentos com lassitude, com arrebatamento, às vezes sem dizer nada, mas pressionando meus lábios contra teu vestido!”

Honoré de Balzac, para Condessa Ewelina Hanska

 

“Não é ela a única razão do meu viver?  Se ela me demonstrar indiferença, ou mesmo ódio, será meu infortúnio, é tudo. Portanto, que importa, se com isso a felicidade dela não for prejudicada? Sim, se ela não puder me amar, só a mim mesmo caberá a culpa. Meu dever é seguir-lhe de perto os passos, cercar a existência dela com a minha, servir-lhe de barreia contra todos os perigos, oferecer-lhe minha cabeça como apoio, colocar-me incessantemente entre ela e todas as tristezas, sem demandar qualquer prêmio, ou esperar qualquer recompensa. (…) Se cada um dos meus dias for marcado por algum sacrifício em favor dela, no dia da minha morte eu ainda não terei resgatado nem uma fração da dívida infinita da minha existência para com a existência dela.”

Victor Hugo, para Adéle

 

“Perdoa tanto egoísmo – digo-te isso porque penso que irás humanizar-me, e logo irás ensinar-me que existe uma felicidade maior do que construir teorias e acumular fatos no silêncio e na solidão. Minha mui querida Emma, espero de todo coração que nunca te arrependas do grandioso, diria mesmo excelente, ato que realizarás na terça-feira. Minha querida futura esposa… Deus te abençoe.”

Charles Darwin para Emma, sua esposa, três dias antes do casamento.

 

“Cada dia que passamos juntos fortalece minha confiança de que não só nunca mais desejaremos estar separados, como nunca poderemos sequer imaginar a tristeza de não nos termos unido. Hoje és mais cara para mim, minha criança, do que eras no dia do teu aniversário passado, quando eras mais querida que no ano anterior – foste tornando-te, progressivamente, mais querida desde o primeiro aniversário, e não tenho dúvida de que essa preciosa progressão continuará até o fim.”

Mark Twain, para Livy

 

“Em alguns momentos, pensei que seria melhor nos separarmos. Ah! Momentos de fraqueza e loucura! Agora vejo que isso teria mutilado minha vida, arruinado minha arte, destruído os acordes que compõem uma alma perfeita. Mesmo coberto de lama, eu te louvarei; dos abismos mais profundos, eu clamarei por ti. Na minha solidão, tu estarás comigo. Estou decidido a não me revoltar, mas aceitar todos os ultrajes pela devoção ao amor; deixar meu corpo ser desonrado, desde que minha alma possa guardar sempre a tua imagem.”

Oscar Wilde, para Alfred Douglas

 

“Significas tanto para mim, não imaginas quanto. A vida sem ti seria absolutamente vazia. Eu me pergunto como conseguia viver antes. Na verdade, estou cheio de amor, e durante os últimos dois ou três anos esperava despejá-lo sobre alguém, e sempre vivi na esperança de poder fazê-lo… Era o que me sustentava. Agora, tenho alguém a quem posso dedicar e dedico todo o meu amor. Alguém que me faz sorrir e sonhar em meio aos horrores da guerra.”

Tenente John Lindsay, para a noiva – ele morreu na guerra antes de reencontrá-la.

Fonte:

livro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s