40 TEMAS PARA OS 40 ANOS – VIDA

“Porque se chamava moço, também se chamava estrada… Viagem de ventania. Nem lembra se olhou pra trás ao primeiro passo, asso, aço, aço, aço, aço…”

GRATIDÃO, Vida, por tudo que me deu e me tirou. Por todo o vento que passou, e foi me trazendo exatamente até aqui. Grata porque és um caminho só de ida, porque se assim não fosse, eu estaria parada em algum ponto da estrada. Grata porque todos os dias o sol se levanta e me diz que tudo passa debaixo dos meus olhos, e posso continuar lá, brilhando, porque não há outra escolha. Grata porque o meu caminho me trouxe até aqui.

 “Porque se chamava homem, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem! Em meio a tantos gases lacrimogêneos, ficam calmos, calmos, calmos…”

PERDÃO, Vida, pelo tempo desperdiçado. Pelas vezes em que quis desistir de ti. Pelos dias que passaram sem reflexão. Pelas oportunidades perdidas. Pelos sonhos que abandonei pelo caminho. Pelas fraquezas, pelas maldades, pelas lágrimas inúteis, pelas teimosias. Perdão pelas vezes em que escolhi a amargura, o desânimo, a tristeza. Perdão por não ter percebido antes que posso flutuar ao invés de fincar pé no chão… Perdão por não ter entendido antes que sou árvore, mas também sou pássaro.

“E basta contar compasso… E basta contar consigo… Que a chama não tem pavio! De tudo se faz canção, e o coração na curva de um rio, rio, rio, rio, rio…”

POR FAVOR, Vida, continua me tomando pela mão e me levando adiante. Me ajuda a ter fé e descansar no Criador. Me ajuda a não me apoiar em ninguém que não seja eu mesma , mas não deixa que eu esconda a minha mão para quem quer que seja que precise da minha companhia. Continua me dando fome, me dando sono, me dando gana, me dando sabedoria. Abre meus olhos e meus ouvidos. Fecha a minha boca. Continue plantando sementes em mim – eu ainda tenho tempo pra esperar o tempo da colheita, eu ainda tenho energia de navegar por esse rio. Na conta dos créditos e débitos, que eu fique sempre equilibrada. Não me deixa ter medo do fim… Sim, Vida… A chama não tem pavio.

“E lá se vai mais um dia…”

Um dia é só mais um dia. Hoje é dia de lembrar que estou viva por alguma razão. É dia de celebrar. É dia de te desejar. Vida… Siga e me leve junto com você, me ajudando a tornar todos os dias cheios de sonho, chama e passos firmes adiante. E lá na frente, que eu possa olhar pra trás e ver de quantos finais e quantos recomeços é feita uma mesma VIDA.

2 comentários sobre “40 TEMAS PARA OS 40 ANOS – VIDA

  1. E nos meus 36, gostaria de voltar no tempo, assim, alguns retornos pelo caminho seriam de muita serventia. Teríamos então a possibilidade de remediar, precaver, ou até de reviver momentos incríveis… Mafalda, momentos incríveis. As vezes, saber que a vida é um “caminho só de ida” , faz-me angústia, solidão, tristeza, eventualmente, tristezas. Entretanto, como você mesma diz, a vida é feita de finais e recomeços… e que os nossos recomeços sejam mais intensos que os finais!
    Lindo o seu texto!

    Curtir

Deixe um comentário