OS 15 PARCEIROS DO AMOR – AMOR E AMIZADE

44b80c1bc24bb4a8a8d9514803fd6649

Queridos noivinhos…

A língua, muitas vezes, é reducionista, e perde alguns sentidos das coisas que queremos representar. E por incrível que pareça, a palavra amor, em si, pode ser meio pobre. Nossos amigos gregos, por exemplo, usavam 4 palavras para falar “amor”. É que o amor não é de um jeito só, é de vários jeitos. Tem amor storge, o amor da família, aquele que sempre esteve ali e sempre estará, que faz parte de nós. Tem o amor eros, aquele que vocês sentem um pelo outro, aquele que mexe com nossos desejos e paixões, e que se manifesta no desejo físico. Tem o amor ágape, o incondicional, o perfeito, o divino, e que por isso mesmo, poucos humanos são capazes de experimentar em sua inteireza. E tem o amor phileo; é aquele da troca, da parceria, da alegria de estar junto… Daquilo que chamamos amizade. Todos esses sentidos foram traduzidos aqui pra nós por amor, mas o amor é assim mesmo… Complexo e cheio de significados ocultos, mas ao mesmo tempo, simples e total. 😊

Colocar a amizade como parceira do amor é clichê, mas é inevitável. Porque é imprescindível que, além do desejo, além do cuidado de família um com o outro, além da doação divina, vocês tenham essa parceria e amizade que vai garantir a alegria no dia a dia de vocês. Falo de afinidades, de como deve ser bom que vocês tenham coisas legais pra fazer juntos. Falo de bater papo, de gostar de conversar. Falo de dar risada à toa, de chorar rios, de dar abraço, toque, de estar ali junto. Falo de confiança, falo de dividir o dia a dia, de guardar segredos juntos. Falo de fazer planos juntos e ter os mesmos objetivos. Isso é tão bonito! É esse lado phileo do amor que é o chão da estrada que vocês vão caminhar juntinhos daqui por diante.

Mas, além da amizade entre vocês, pra um amor dar certo, é preciso outros amigos e amigas por perto. Amigos são a família que a gente escolhe! E são esses amigos e amigas que, muitas vezes, colocarão a força e a leveza que vocês estão precisando para seguir adiante.

Amigos, amigas que são apoio emocional, que passam todas as barras com vocês e com quem vocês podem desabafar, mesmo sem que pareça haver solução.

Amigos, amigas que são nossos braços e pernas, que nos ajudam na prática, que carregam peso, que limpam a casa quando estamos doentes, que botam a mão na massa.

Amigos, amigas que nos conhecem pela vida toda, gente que vocês trouxeram de antes e que vão dividir um com o outro.

Amigos, amigas que vocês conhecerão juntos, amigos do casal, que vão ser mais um elo dessa corrente de afeto que une vocês, e ajudarão vocês a relaxar a construir coisas novas.

Amigos, amigas pra comemorar, pra dar broncas, pra encher a cara, pra passear, pra se refugiar, pra aconselhar, pra ser exemplo, pra emprestar coisas, pra doar tempo, pra comer junto.

Amigos, amigas pra celebrar esse casamento com vocês e abençoar essa trajetória linda. Esses, essas que vão vestir a roupa mais linda, o sapato mais bacana, vão se arrumar só pra participar do momento especial de vocês em grande estilo.

Por mais que seja grande a tentação de encerrar o mundo em vocês dois enquanto estão apaixonados ( e eu desejo que se reapaixonem muitas vezes… )… Que vocês lembrem-se de cercar-se de amigos. São eles que lembrarão a vocês como vocês são lindos juntos quando tudo estiver confuso e triste.

Que o amor de vocês seja completo e cheio de amizade!

Até a próxima.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s