SORRIA QUE SEU RUMO SE ALUMIA

SORRIA QUE SEU RUMO SE ALUMIA

Hoje na igreja fizemos uma reflexão muito importante e elaborada sobre a alegria. De fato, está cada vez mais difícil sorrir. As pessoas andam carrancudas, com medo e cheias de grilos bestas, esqueceram como é que se faz para achar o sorriso perdido dentro da alma. E o que acontece é isso; acaba sendo uma tarefa cada vez mais difíciel encontrar quem saiba contar uma piada com gosto, quem saiba olhar pra um desconhecido na rua e dar um sorriso simpático, quem saiba ver graça nas coisas mais bestas sem se sentir culpado por isso, quem saiba viver sem analisar e pensar tudo ou quem saiba o valor que tem uma boa sessão de gargalhadas entre amigos ou familiares. Uma tristeza isso tudo.

A verdade é que a alegria é leve, descongestiona todos os vazos sanguíneos, diminui as rugas. Não se trata daquela euforia exagerada, e nem daquele riso desesperado, de quem não quer acreditar que a vida pode ser ruim; tão pouco pode ser alegre quem se violenta, quem tem metas muito altas, quem não consegue ver além dos problemas. E, pode até parecer uma dessas besteiras que se vendem em livros de auto-ajuda, mas é verdade verdadeira que 90% das preocupações que temos são absolutamente desnecessárias. Os problemas resolvíveis serão resolvidos com o tempo e a cabeça fresca. E os que não são… Esses já estão resolvidos por si mesmos, nada a fazer.

A alegria é um deleite, aquele prazer tranquilo e constante, que faz você assobiar de manhã a sua música preferida, brincar com a criancinha que acena pra você do carro da frente, fazer careta pro chefe obtuso ou escrever bilherinhos na sala de aula. Assim, pequenos prazeres. Não que as grandes emoções não sejam deliciosas, elas são. Mas nada se compara aos pequenos e presentes prazeres do dia-a-dia.

Isso sem falar no principal: uma pessoa alegre é bonita. Ainda que seja feia, velha, suja ou o que for. Se for alegre, brilha, e brilha muito, tanto que faz você esquecer de qualquer coisa que não seja aquele sorriso.

Voltei pra casa tentando identificar quais são as coisas que drenam a minha alegria diária. O que me tira o bom humor, o que mina a minha espontaneidade, tranquilidade e segurança. Quais são os drenos que fazem a alegria escorrer pelos ralos e sumir para as profundezas de sei lá onde:

* Pessoas mal humoradas, melindrosas, desatenciosas, exigentes e chatos em geral. Aquelas especialistas em fazer você murchar por algo que dizem, que fazem ou até mesmo que desejam em silêncio. Eca.

* Cansaço. Cansaço tira a alegria, deixa a gente derrubada, impede de tentar fazer outras coisas legais.

* Solidão. Ela tira a alegria aos pouquinhos, principalmente se é você quem decide isolar-se dos amigos, dos possíveis amores ( ou dos amores possíveis ), dos colegas e queridos.

* Adversidades. Essas não dá pra prever. Shit happens. E pouco ou nada se pode fazer sobre isso. Há fases ruins, mas há outras melhores. O importante é entender que são fases, e paciência.

* Horários. Ter horários pra tudo é uma coisa, definitivamente, estressante. E se tem uma coisa que tira a alegria, é estresse.

* Falta de dinheiro. Isso, além de tirar a alegria, tira o sono. De muita gente. O meu, é muito difícil. Até porque, pra eu perder o sono, o mundo precisa acabar antes.

* Dormir pouco. Não dá pra ser alegre com olheiras. A não ser que tenha se perdido o sono por um motivo muito, mas muito nobre. Ainda assim, ninguém merece acordar 5h30 da manhã. Isso é uma agressão, me tira a alegria e me tira do sério.

* Não comer doce. Nossa, isso me tira a alegria e a paz no coração. E olha que até pouco tempo atrás eu não tinha essa dependência insana de açúcar.

* Ficar doente. Ninguém pode ficar tranquilo e feliz sentindo dor ou sabendo que está doente. Um nariz entupido, por exemplo, não deixa você respirar direito. E aí, não dá nem pra sorrir.

* Falta de projetos. Sem sonhos, não há motivação. E sem motivação, não tem de onde tirar alegria.

* Simplicidade. Tudo que é complexo demais é difícil. E dificuldade definitivamente não combina com alegria.

* Chaves. Sem ver o Chaves, tenho meia hora a menos de sorrisos garantidos por dia. E o SBT não dá nem sinal de que vai voltar a colaborar comigo. Chuif.

Sendo assim, hora de acordar e mudar. Sim, porque sinto que preciso urgentemente voltar a ser alegre. Mas bem alegre mesmo, como há tempos não acontece. As crises vêm e vão, só que quando vão, levam um pouco da nossa alegria com elas. E se não batalharmos, e muito pra ter essa alegria de volta, vamos ficando cada vez mais tristes. E não pode, não pode não. Felicidade urgente. Pra mim e pra vocês todos.

Anúncios

19 comentários sobre “SORRIA QUE SEU RUMO SE ALUMIA

  1. Oi, amiga…
    Com todo o carinho só estou escrevendo pra desejar que sua alegria interior volte logo! Porque por fora, você transmite muita alegria, sim, além de paz, amor, carinho e serenidade…

    Segue um trecho de uma música do Lulu Santos, não sei se gosta, mas…
    (Tempos modernos)
    Eu vejo a vida melhor no futuro
    eu vejo isso por cima de um muro
    de hipocrisia
    que insiste em nos rodear
    eu vejo a vida mais clara e farta
    repleta de toda satisfação
    que se tem direito
    do firmamento ao chão
    eu quero crer no amor numa boa
    que isso valha pra qualquer pessoa
    que realizar
    a força que tem uma paixão
    eu vejo um novo começo de era
    de gente fina, elegante, sincera
    com habilidade pra dizer mais sim do que não

    Curtir

  2. Engraçado, apesar de eu saber que é verdade, que o ser ocidental/burguês/urbano tem problemas com a alegria, no mundo virtual o que mais leio é perfeição. Todo mundo acha sua opção correta, os moods são sempre altos, histórias de vencedores.

    Curtir

  3. Então tá. É incrível como faz diferença se você se concentra e se lembra que sorrindo é melhor. E aí tudo fica melhor mesmo. É um exercício diário. Me despeço com um sorriso, a Mafalda lendo ali em baixo está muito séria.

    Curtir

  4. Já que a moça ali te dedicou uma canção… Eu dedico outra:

    O teu sorriso é uma canção
    que a tua alma canta,
    embala o menino que mora em mim
    e faz minh?alma se alegrar.

    O teu sorriso é uma criança
    que toca e canta e dança
    e deita e rola e balança
    para minh?alma embalar.

    Na casa do teu sorriso
    a minha paz tem pousada,
    dorme a sono bem solto
    no colo de tua morada,
    sonha um sonho-criança,
    deita, rola e balança
    minh?alma toda encantada.

    :)))))))

    Bom ver tanto cheiro de coisa boa por aqui… Te adoro.

    Bjo… E sorrisos.

    Curtir

  5. Provérbios já diz que “o rosto alegre é bom remédio, mas a tristeza faz secar os ossos”. Sem dúvida a alegria é o melhor remédio que existe! É muito bom ver alguém feliz…
    E por falar nisso, felicidades pra você!
    Smiles
    Ivana

    Curtir

  6. Você, como sempre, dando um show nos seus textos! Acho que eu sou linda… rs… porque eu vivo dando gargalhadas…
    Falando sério, tenho tido vários motivos pra chorar mas aprendi a rir de mim mesma pra tornar os problemas mais leves!
    Beijocas!

    Curtir

  7. Querida, meu xuxu, minha miga linda, meu amor, meu td, minha ídala, QUE PUTA SAUDADE DE VC, K!!!!!!!!!!
    vamos botar o papo em dia breve, eu vou pra sampa e faço questão de batermos horas e horas de papo.

    bjoooooooooooooooo. e vc continua cada vez melhor!!!!!!

    Curtir

  8. Moça…
    Eu só queria ser capaz de fazê-la sorrir quando vc acreditar que o mundo não está lhe dando tantos motivos para isso… Não um sorriso qualquer, mas aquele que vem da alma…
    Afinal de contas, eu já posso sorrir por lembrar que mereço alegrias…
    Beijos,

    Ivan.

    Curtir

  9. Eu sou o riso em pessoa. Até quando estou triste não abro mão de sorrir. Por falar em sorrir, eu sorria até chegar na parte do Chaves… aí eu dei uma gargalhada… Quem diria que você via o Chaves sem querer querendo…
    Beijo grande.

    Curtir

  10. Que post fofo!
    Adorei… alegria agora pra todos nós mesmo…
    Adorei o texto e a lista,tudo muito verdadeiro, muito real… Precisamos de mais alegria mesmo, precisamos de alegria urgentemente!!!!!!
    Be happy my friend!
    Beijocas

    Curtir

  11. Não tenho o melhor dos humores, mas de manhã, costumo estar bem.
    Só que, tem gente que já acorda com o espírito de corpo e logo cedo, já vem com patada. Muitas vezes, isso me deixa muito mal, me estraga o dia.

    Preciso aprender a não me deixar levar pelo mau humor alheio.

    beijins

    Curtir

  12. oiee mafalda
    adorei o seu artigo,ate porque pra min veio mesmo a calhar,porque tou fazendo uma tese sobre o humor na sala de aula, a ideia é que com um simples soriso, o professor pode conquistar a atencao do aluno,
    termino citando o poema do sorriso do qual desconheco o autor

    um sorriso nao custa nada, mas pruduz muito
    enriquece quem o recebe sem empobrecer que o da, ninguem é tao pobre que nao possa da-lo e ninguem é tao rico que nao precise dele.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s